quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Coisas do "arco da velha"
A acta acabou por ser aprovada por todos os elementos da Assembleia, embora sempre com a "ameaça" do presidente da Junta, que chegou mesmo a dizer que "era parte interessada a que tinha não concordava com a aprovação da acta - como se ele tivesse direito a voto ou algum poder para fazer o que quer que fosse em relação a essa matéria.
Do lado bom da Assembleia, destaco a postura da nossa Tesoureiro, que de forma simples e muito frontal, esclareceu as duvidas do membros da Assembleia, ou pelo menos aquelas de que tinha conhecimento. Aqui fica o meu elogio e o desejo de que continue a zelar pela verdade dos factos e pelo bem da nossa Freguesia.
domingo, 26 de dezembro de 2010
Assembleia de Freguesia
Mas a população assim escolheu, e a oposição pode e deve apenas fiscalizar os actos do executivo e contribuir para que a população seja tratada de igual forma e os seus problemas sejam resolvidos de uma forma célere.
O meu sentido de voto vai depender daquilo que o executivo apresentar, mas sinceramente são muito baixas as expectativas sobre o que aí virá.
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Orçamento Municipal 2011
Como de costume o Presidente da Junta de Freguesia de Espinhel, foi fazer o discurso da vitimização e da perseguição, alegando "manobras subterrâneas", para prejudicar a sua gestão e acabou por votar contra o orçamento. Concerteza os outros Presidentes, que tambem viram o numero de obras a diminuir, tambem devem ser vitimas das mesmas "manobras". Será que em Ois da Ribeira, Recardães, Valongo, Trofa, Barrô e outras freguesias, as oposições tambem fazem "manobras" para prejudicar os seus Presidentes de Junta? Só uma mente perversa e doentia, pode imaginar que o executivo Municipal se deixa "corromper" por "manobras de bastidores". Esqueceu-se de dizer quais foram os pedidos que fez ao executivo Municipal e que projectos apresentou para o ano de 2011.
O mais fácil é assobiar para o lado e deitar as culpas para os outros, quando na realidade o que se quer esconder é a falta de ideias e projectos e incompetência na sua execução.
Vamos ver o que tem para dizer no próximo dia 29, na Assembleia de Freguesia. Aí sim, vai ter de explicar o que quer fazer da Freguesia em 2011.
sábado, 18 de dezembro de 2010
Jantar de Natal da Junta de Freguesia
Fica tambem o meu desejo de que esta época sirva tambem de reflexão a todos e haja mais respeito pelas ideias e pela dignidade de todos, mesmo aqueles que não pensam como a maioria.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Festa de Natal da Escola
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Cheias voltam a dividir a Freguesia
Esta estrada é uma ligação muito importante para as populações, pois alem de ligar a Freguesia entre si, faz tambem a ligação á zona industrial, onde trabalha uma grande parte da população.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Os serviços da nossa Junta
Sei que para muita gente isto é natural, e muitas dessas pessoas tambem já beneficiaram deste tipo de serviço, mas trata-se de bens publico, de dinheiros públicos, que estão a ser usados em beneficio próprio. A isto cama-se(mais uma vez): peculato de uso. E isto é crime, punido por lei. mas para isso é necessário denunciar. É preciso perder o medo e dar conhecimento ás entidades competente. Mesmo que isto não dê em nada, é preciso não calar nem consentir. Por termos esta passividade, em relação a tantas coisas na nossa sociedade, é que o país está nesta situação miserável.
Vamos "sair da casca" e acabar com estes "sangue-sugas" que se alimentam do sistema sem qualquer tipo de escrúpulos.
domingo, 28 de novembro de 2010
Propaganda gratuita
Mas o que é ainda mais surpreendente, é o protagonismo que o Jornal Soberania do Povo tem dado a este Presidente. São artigos tirados do contexto, que mais parecem propaganda eleitoral gratuita. São artigos repetidos, em semanas consecutivas sobre o mesmo assunto, com claro intuito de propagandear as poucas obras executadas por esta Junta. Como se isso não basta-se, o ataque ao correspondente do Região de Águeda continua, tentando proibir a publicação dos seus artigos. Como eu não acredito em coincidências, vamos ver o que isto dá, e vamos ver qual será a reacção da população a todo este "circo".
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Mentiras e vagariçes de um Presidente sem escrúpulos
Desde o inicio desta luta, fui referindo factos concretos de abuso de poder e mesmo de peculato de uso, em relação a bens e serviços que são de todos nós. Denunciei publicamente a carta do anterior tesoureiro que mencionada uma divida do Presidente da Junta para com os cofres da autarquia e que á data ainda não tinha sido reposta. Foi admitido pelo próprio Presidente e pela sua Tesoureira, que realmente existia essa divida, mas que ao que se sabia já teria sido saldada. Ora a isto chama-se peculato de uso. Mas disto ninguém fala. As autoridades judiciais, tardam em dar uma resposta e tomar uma posição e "enquanto o pau vai e vem", folgam as costas.
Como isso não basta-se, e para disfarçar as suas "falcatruas", o Presidente continua a divulgar pequenas e grande mentiras sobre os seus opositores, nomeadamente sobre mim. Inventa histórias sobre a minha vida pessoal e profissional, com o intuito de denegrir a minha imagem perante algumas pessoas mal informadas e menos bem preparadas. Num passado recente, inventou que eu estava separado da minha esposa, agora inventou que eu não podia ter nenhum tipo de bem em meu nome pessoal por causa de dividas antigas. Inventou tambem que eu não tinha qualquer participação na empresa que dirijo, mas que era um mero funcionário, e que andaria a dizer ás pessoas que era empresário quando afinal não passava de um simples empregado. Tudo isto nas minhas costas, sem ter a frontalidade de o fazer pessoalmente, tendo mesmo o descaramento de me cumprimentar em publico depois de andar a fazer todas estas falcatruas. É hora de dizer basta! É hora de acabar com esta fantochada! Se ele fosse um homem a sério, eu sabia bem como confronta-lo e acabar de vez com esta vergonha. Mas infelizmente ele é um desgraçado, que protegido por uma condição de infeliz, não se lhe pode pedir que se defenda. No entanto tambem não se pode permitir que continua nesta senda de mentiras e meias verdades para encobrir as verdadeiras razões da sua condição.
A partir de agora é a doer. Vou até onde for preciso. Vou denunciar todas estas "falcatruas" e mentiras até que um dia alguém se digne olhar para esta triste autarquia e tenha a coragem de demitir quem já há muito tempo devia ter sido demitido.
sábado, 30 de outubro de 2010
Dever de cidadania
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Membros da Assembleia visitam a Freguesia
A "surpresa" má, acabou por vir do lado dos elementos da LIFE, que mesmo tendo votado favoravelmente a proposta, acabaram por não comparecer. Provavelmente será uma questão de "estratégia", para se demarcarem dos outros elementos da Assembleia, mas claramente não se saíram bem. Não se consegue perceber afinal porque votaram a favor, e depois acabam por não comparecer sem aviso prévio. Isto deixa implícito que alguém os comanda de fora para dentro, e não serão tão independentes como querem mostrar.
A "surpresa" boa, foi sem duvida a presença do Presidente da Junta, que talvez pressionado pelos elementos da sua LP, "cedeu" e acabou por participar, tendo mesmo sido interessante a discussão de alguns assuntos importantes durante a visita. Pena é que os restantes elemento do executivo não tivessem a mesma postura, pois seria uma excelente oportunidade para eles terem contacto com outra realidade, que não é certamente aquela que, na maior parte dos casos, lhe transmitem.
Para a história, fica uma jornada de trabalho bastante produtiva, que proporcionou a todos os participantes, o contacto com uma realidade que a maioria ainda não tinha conhecimento.
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Tentativa de silenciar
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Assembleia de Freguesia
Tirando este triste episódio, a Assembleia decorreu em ambiente muito saudável e construtivo, tendo, acho que pela 1ª vez, sido obtido consenso sobre vários pontos da ordem de trabalhos. Num desses pontos, foi discutida e aprovada por unanimidade a proposta do PS, para uma visita aos vários lugares da Freguesia de Espinhel, e marcada a data de 23 de Outrubro próximo para essa acção. Neste ponto o Presidente da Assembleia endereçou o convite ao executivo, mas mais uma vez o Presidente da Junta, que acho que fala em nome dos restantes membros, recusou-se a colaborar nesta acção, alegando que "não admitia que marcassem a sua agenda". Mais uma vez, lamentável!
De salientar tambem a excelente apresentação, feita pelo Arq. Manuel Vieira, de um ante-projecto para o Parque da Costa das Pedras em Paradela, que mereceu o elogio de todos os membros da Assembleia.
Feito o balanço, percebe-se que finalmente os elementos da LP, mostram abertura para discutir abertamente alguns assuntos, e não estão amarrados e coniventes com as atitudes prepotentes do "seu" Presidente.
domingo, 26 de setembro de 2010
Assembleia de Freguesia
1º Apreciação da informação periódica da actividade da autarquia.
2º Aprovação do regulamento da cooperação entre a autarquia e as instituições associativas da Freguesia de Espinhel.
3º Analise da evolução do projecto do Parque das Pedras em Paradela.
4º Definição e votação da proposta de visita aos lugares da Freguesia (Este ponto foi proposto pelos elementos da lista do PS).
Desta longa lista de assuntos a tratar na ordem do dia, tem especial relevância o 2º ponto, pois espera-se que haja acordo para definição das regras pelas quais se irão reger os apoios que a autarquia irá dar ás várias associações da Freguesia. Os últimos tempos não tem sido de consenso e certamente que este ponto irá gerar discussão, embora na convocatória não esteja previsto a discussão, mas apenas a aprovação. Vamos ver o que nos espera, pois ainda não nos chegou nenhuma informação complementar para podermos analisar a proposta atempadamente. Esperamos que ela chegue a tempo de a analisarmos correctamente, pois se tal não acontecer iremos recusar a participar nesta discussão e votação.
Tambem o 4º ponto vai merecer uma atenção especial, pois esta sugestão já foi feita varias vezes e o executivo tem feito "orelhas moucas", não dando qualquer valor á proposta. Vamos ver como se comportam os elementos da LP, e estaremos atentos ao seu comportamento para ver se se regem pelos interesses da Freguesia ou apenas pelos caprichos do Presidente da Junta.
domingo, 5 de setembro de 2010
"Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo." Eça de Queiróz
É preciso um grito de revolta, não diria ao estilo Mocambicano, pois na Europa temos outros meios para mostrar a nossa revolta e o nosso inconformismo para com a actual situação do país. mas que temos de fazer qualquer coisa... aí isso temos!
terça-feira, 31 de agosto de 2010
O que faz falta são PESSOAS
sábado, 7 de agosto de 2010
A cadeira do poder
domingo, 1 de agosto de 2010
Não perder o rumo
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Verdade como forma de estar na vida
"A mentira tem perna curta" e eu tudo farei para desmascarar aqueles que fazem dela arma de arremesso e até mesmo forma de vida.
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Dia da Freguesia
Esta introdução serve para enquadar o que vem a seguir.
Foi com alguma surpresa e muito desgosto que recebi recentemente a informação que a Arcel não iria participar nas comemorações deste ano, por alegados desentendimentos com a Junta de Freguesia. Esta associação (Arcel) esteve sempre ao lado da Junta nas "milhentas iniciativas" que já foram realizadas na freguesia de Espinhel. A Arcel é das mais prestigiadas associações do concelho de Agueda. O seu trabalho é reconhecido por toda a gente, no concelho, na região, no país e até no estrangeiro. O que de tão grave estará a acontecer para levar a Arcel a tomar uma posição tão drastica?
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Assembleia de Freguesia
Mas vamos ao que interessa.
Nessa documentação, qual a minha surpresa, vem já uma proposta de revisão do orçamento para 2010. Com um orçamento aprovado há menos de dois meses, isto só pode denotar a falta de rigor e preparação com que foi apresentado o primeiro orçamento. Sem cumprir com as normas legais em vigor (que continua a não cumprir) e com erros de palmatória, o dito orçamento foi aprovado de "olhos fechados" pela maioria. Passado pouco mais de um mês, já aparece a primeira revisão, que é claro irá ser aprovada, sem qualquer hesitação, novamente pela maioria.
Mas lá estarei para propor medidas alternativas e denunciar situações menos claras que continuam a existir, esperando ser esclarecido nesta minha função de fiscalização do trabalho do executivo em representação de uma parte significativa do eleitorado.
sábado, 5 de junho de 2010
Politica de favores
sábado, 1 de maio de 2010
Assembleia de Freguesia-Parte II
No ultimo ponto da ordem de trabalhos, acabamos por assistir a mais um "golpe de teatro" da parte do executivo. Neste ponto pretendia-se apreciar a recusa do executivo em prestar informação escrita a um membro da Assembleia. Neste ponto eis que sai uma resposta surpreendente: Não respondemos porque achamos que quem pede a informação tem que dizer porque razão é que a está a pedir. Com uma ajuda jurídico-administrativa de vanguarda, que custa 125€/mês á autarquia, a Tesoureiro diz que o novo "consultor" os informou que tinha de ser assim. Falta saber se esse consultor é que irá responder perante as entidades fiscalizadoras quando elas entrarem pela autarquia dentro.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Assembleia de Freguesia
E, ponto a ponto lá fomos debatendo os assuntos, até que um dos membros da Assembleia manifestou a intenção de abandonar a sessão á meia noite e meia, se até lá não se decidisse sobre o prolongamento da sessão para outro dia. Aí o Presidente da Mesa propôs um intervalo de 5 minutos, provavelmente para conferenciar com os seus colegas, e após a reabertura, acabou por propor aquilo que anteriormente tinham chumbado- a continuação da sessão para amanhã (sexta-feira), ás 21h no mesmo local.
É mais um episódio, no mínimo interessante, que prova a falta de preparação que estas pessoas tem para ocupar os cargos para onde foram eleitos.
Amanhã lá estarei, para discutir e votar os 4 pontos que ainda ficaram por tratar após a noite de ontem, sempre no intuito de contribuir para a legalidade das soluções e na defesa de todos os cidadãos da nossa Freguesia.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Casaínho é campeão
O pior do torneio estava reservado para o que pretendia ser um almoço-convívio. Atempadamente já se sabia que não havia condições para que o almoço se realiza-se no parque da Pateira, e mesmo assim não foi possível encontrar uma solução para reunir toda a gente no mesmo local. Lembro que no ano passado já aconteceu a mesma coisa e nessa altura foi montada uma tenda no exterior as instalações da Junta de Freguesia e juntamente com o salão, foi possível realizar um verdadeiro convívio entre todos os participantes. Este ano, talvez por não ser ano de eleições, não houve condições para repetir a solução. Assim cada um foi para o seu lado, e a meio da tarde, e alguns a muito custo, lá apareceram no salão da Junta para receber os troféus. Talvez daqui a três anos, já existam novamente condições para alugar outra tenda, e assim o evento passará a realizar-se convenientemente de quatro em quatro anos, tal como o campeonato do mundo de futebol.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Final dos Quarentões 2010
Foi um torneio bem disputado, com um formato diferente, em que a organização deve tirar as devidas conclusões e decidir se deve enveredar por este modelo nos anos seguintes.
A partir das 13h no Parque da Pateira de Espinhel, terá inicio o almoço-convívio, durante o qual serão entregues os prémios ás equipas participantes. Espero que o tempo ajude e que o momento seja aproveitado para promover o convívio e a interligação entre todos os lugares da Freguesia de Espinhel.
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Polo Educativo "Pateira Nascente"
sexta-feira, 26 de março de 2010
Limpar, limpar, limpar....
Mas o maior lixo, com o qual tropeçamos todos os dias, esse ficou por limpar. O lixo que nos entra pela casa dentro, trazido pelos meios de comunicação, que nos molda os sentidos de acordo com os interesses de alguns. O lixo que usa a politica e o poder para se servir e não para servir os outros. Desse lixo só nos conseguiremos livrar se tivermos uma forte consciência cívica, um enorme respeito pela ética, pela verdade e pela liberdade.
quarta-feira, 17 de março de 2010
"Limpar Espinhel"
Em Espinhel ainda não se conhecem movimentos para aderir ao projecto, nem da parte da Junta de Freguesia nem das associações. Esperamos que até sábado apareça alguma iniciativa para dar oportunidade aqueles que quiserem aderir a este evento o fazerem de uma forma ordenada.
sábado, 13 de março de 2010
Verticalidade e honestidade é o que faz falta
quarta-feira, 10 de março de 2010
Quantentões 2010
No passado domingo realizou-se a segunda jornada do Torneio dos Quarentões da Freguesia de Espinhel. No primeiro encontro do dia a equipa de Espinhel não conseguiu apresentar a equipa completa, jogando apenas com seis elementos frente ao Casal de Álvaro. Com o decorrer do jogo a equipa não aguentou a superioridade do adversário e não conseguiu acabar o jogo, ficando reduzida a quatro jogadores no decorrer da segunda parte. Assim o jogo terminou por insuficiência de jogadores da equipa de Espinhel, ficando o resultado num expressivo 12/0. É de lamentar a falta de interesse dos quarentões de Espinhel por este torneio, pondo assim em risco a realização normal do torneio. A organização bem tem tentado reunir elementos suficientes para dignificar a representação no torneio, mas por uma ou outra razão as pessoas estão a afastar-se deste evento.
No segundo jogo a equipa do Casaínho de Baixo levou de vencida o Paradela por um escasso 2/1, perfilando-se como uma séria candidata ao titulo.
No próximo domingo os jogos serão os seguintes: Ás 9h - Oronhe / Casál de Álvaro e ás 10,30h – Espinhel / Paradela.
terça-feira, 2 de março de 2010
Nova toponímia
TOPONÍMIA: Do grego, topos (lugar) e onyma (nome), é o estudo linguístico dos nomes dos lugares e localidades.
In Infopedia
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Quarentões já neste domingo
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
No carnaval é que era!
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Quarentões já "mexem"
O que importa é que a tradição continue de pé. E não faltem os "couratos" e o vinho branco (ou tinto) na altura própria.
sábado, 6 de fevereiro de 2010
Apelos á paz
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Arcel tem nova direcção
domingo, 24 de janeiro de 2010
Dia de aniversário
sábado, 23 de janeiro de 2010
ARCEL vai a votos
Mentira como arma de defesa pessoal
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
"Opinião" oculta
Se estiver disponivel para ser esclarecido terei todo o gosto em partilhar consigo realidade dos factos e mais alguns que não devem ainda ser do seu conhecimento. Claro que para isso, terá de assumir claramente a autoria do artigo e não sei se isso o deixará em posição pouco confortável.
Ficarei á espera.
domingo, 17 de janeiro de 2010
Mesa da Assembleia finalmente destituida
No meio de toda esta trapalhada, Claudio Monteiro foi eleito Presidente da nova Mesa, sendo João Carlos Oliveira o primeiro secretário e Angelo Reis o segundo. Segundo o novo Presidente, não havia nada a opor ao trabalho do anterior Presidente da Mesa, denotando que não estaria de acordo com esta destituição.
Espero que o novo Presidente da Mesa esteja á altura dos acontecimentos, pois as irregularidades não ficam por aquí e é necessário muita paciência para "aturar" este Presidente da Junta.
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Ambiente ao rubro
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Nova Assembleia extraordinária
Vamos ver o que o futuro nos reserva e cá estaremos, de cabeça erguida, na defesa intransigente do interesses da nossa terra.
domingo, 3 de janeiro de 2010
Politica com honestidade
Vamos continuar a denunciar este tipo de actuação e tudo faremos para mudar o rumo dos acontecimentos na nossa terra. Temos a consciencia que a democracia é o sistema mais perfeito, até se encontar outro melhor. Mas a democracia tem destas coisas. Tem gente que se aproveita da falta de informação de uma grande parte do povo e se alimenta do voto facil, ou mesmo da abstenção que ainda é a forma de protesto encontrada por uma grande parte do nosso povo.
Nos próximos dias haverá novidades, pois esta gente precisa de criar factos novos para se alimentar. Mas naturalmente estaremos á altura dos acontecimentos e denunciaremos publicamente este tipo de actuação na altura certa. E será certamente mais uma humilhação pública, pois esta gente não merece mais do que isso.