quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Coisas do "arco da velha"

Ontem realizou-se a 4ª sessão de 2010 da Assembleia de Freguesia de Espinhel. Logo no inicio da sessão, o secretário da Mesa, efectuou a leitura da ultima acta, que de uma forma geral retratava de forma clara o que se passou nessa assembleia. De seguida um elemento da Lista do Progresso, de forma pouco clara e até envergonhada, disse que faltava "qualquer coisa que eu teria dito sobre os jornais ou a cobertura dos jornais...". Enfim, gerou-se ali algum frenesim, sobre o assunto,mas ninguem estava a entender muito bem o que se pretendia atingir. É claro que eu imaginei logo do que é que se tratava, pois o presidente tinha "uma pedra no sapato" e estava a "encomendar um serviço" para ver se a "descalçava". Usei da palavra para denunciar mais esta tentativa de adulterar os factos que se tinham passado para dar cobertura a mais uma mentira do presidente. Em 1º lugar, não foi na ultima assembleia que este assunto dos jornais foi debatido, mas sim na assembleia de Junho, em 2º lugar, o que eu na altura referi (em relação a uma "peça" que tinha saído num jornal local é que o jornal em causa lhe dava demasiado protagonismo, questionando o intuito de tais procedimentos. Mas esta tentativa de adulterar uma acta não pode ficar impune. É um precedente muito grave, e a partir daqui sinto-me no direito que desconfiar de tudo o que se possa passar nesta autarquia. É certo que eu conto com a seriedade do Presidente da Mesa e dos seus secretários, que até ao momento tem mantido uma postura isenta e extremamente correcta comigo e com todos os membros da Assembleia, mas é um precedente muito grave o que ontem se passou.
A acta acabou por ser aprovada por todos os elementos da Assembleia, embora sempre com a "ameaça" do presidente da Junta, que chegou mesmo a dizer que "era parte interessada a que tinha não concordava com a aprovação da acta - como se ele tivesse direito a voto ou algum poder para fazer o que quer que fosse em relação a essa matéria.
Do lado bom da Assembleia, destaco a postura da nossa Tesoureiro, que de forma simples e muito frontal, esclareceu as duvidas do membros da Assembleia, ou pelo menos aquelas de que tinha conhecimento. Aqui fica o meu elogio e o desejo de que continue a zelar pela verdade dos factos e pelo bem da nossa Freguesia.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Assembleia de Freguesia

Na próxima quarta-feira, dia 29, pelas 21h, no Salão da Junta de Freguesia, vai realizar-se a 4ª sessão de 2010 da Assembleia de Freguesia de Espinhel. Iremos discutir a actual situação da autarquia e a Plano de actividades e orçamento para 2011. Como não tive oportunidade de receber a proposta de Plano e orçamento para 2011, embora a lei obrigue o executivo a ouvir a oposição, não sei o que de novo podemos esperar deste executivo. Com as ideias mais que gastas e fechado em si próprio, o presidente lá deve vir com as mesmas "obras" do costume, que já constam dos Planos e orçamentos há mais de uma década. Sei tambem que o Plano e o orçamento nada contam para esta gestão autárquica, pois são apenas uma "obrigação" que tem de cumprir e a partir daí o que conta é a vontade do presidente, que ao seu belo prazer, vai "levando" o seu mandato, com a conivência da maioria que o apoia. Com o voto contra no orçamento Municipal, o presidente "marcou" bem a sua posição politica e agora deverá esperar pelas consequência que daí advém.
Mas a população assim escolheu, e a oposição pode e deve apenas fiscalizar os actos do executivo e contribuir para que a população seja tratada de igual forma e os seus problemas sejam resolvidos de uma forma célere.
O meu sentido de voto vai depender daquilo que o executivo apresentar, mas sinceramente são muito baixas as expectativas sobre o que aí virá.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Orçamento Municipal 2011

Ontem realizou-se a ultima sessão de 2010 da Assembleia Municipal de Águeda. Nesta sessão o ponto principal era a discussão e votação do Plano e orçamento para 2011. Acompanhei no local a totalidade da sessão e constatei que o actual executivo tem uma visão de futuro do Concelho muito bem definida. Com a concentração dos investimentos nos centros escolares, as Freguesias acabaram por ficar com a menor fatia do "bolo". É claro que os Presidentes de Junta, gostariam de ter mais obras nas suas Freguesias e por isso, a maioria deles, deixou bem claro que não estavam contentes com este orçamento.
Como de costume o Presidente da Junta de Freguesia de Espinhel, foi fazer o discurso da vitimização e da perseguição, alegando "manobras subterrâneas", para prejudicar a sua gestão e acabou por votar contra o orçamento. Concerteza os outros Presidentes, que tambem viram o numero de obras a diminuir, tambem devem ser vitimas das mesmas "manobras". Será que em Ois da Ribeira, Recardães, Valongo, Trofa, Barrô e outras freguesias, as oposições tambem fazem "manobras" para prejudicar os seus Presidentes de Junta? Só uma mente perversa e doentia, pode imaginar que o executivo Municipal se deixa "corromper" por "manobras de bastidores". Esqueceu-se de dizer quais foram os pedidos que fez ao executivo Municipal e que projectos apresentou para o ano de 2011.
O mais fácil é assobiar para o lado e deitar as culpas para os outros, quando na realidade o que se quer esconder é a falta de ideias e projectos e incompetência na sua execução.
Vamos ver o que tem para dizer no próximo dia 29, na Assembleia de Freguesia. Aí sim, vai ter de explicar o que quer fazer da Freguesia em 2011.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Jantar de Natal da Junta de Freguesia

A Junta de Freguesia de Espinhel, leva hoje a efeito um jantar de Natal. Supostamente destinado aos colaboradores, executivo e membros da Assembleia de Freguesia, mas tambem alguns "amigos" de conveniência. Á imagem do ano passado, o jantar realiza-se no refeitório da Escola EB1 de Espinhel. Em virtude de compromissos assumidos com a família anteriormente ao convite, que me dirigiu o executivo, não me é possível participar. Mas verdade seja dita (como sempre), a vontade tambem não é nenhuma. Seria para mim um sacrifício partilhar o jantar com um presidente que, durante todo o ano, não fez outra coisa senão tentar denegrir a minha imagem, inventando as historias que já são do conhecimento comum. Nem mesmo o espirito de Natal me faz esquecer tanta maldade vinda da mesma pessoa. No entanto, tenho tambem alguma mágoa, por perder a oportunidade de conviver com os restantes elementos do executivo e principalmente da Assembleia, pelos quais tenho um grande respeito e consideração. São os ossos do ofício, e eu tenho de "roer" os meus.
Fica tambem o meu desejo de que esta época sirva tambem de reflexão a todos e haja mais respeito pelas ideias e pela dignidade de todos, mesmo aqueles que não pensam como a maioria.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Festa de Natal da Escola

Ontem a "comunidade" da Escola EB1 de Espinhel, realizou a sua Festa de Natal. Alunos, professores, funcionários, pais e familiares, juntaram-se no Salão da Junta de Freguesia, para realizarem mais uma Festa de Natal. A noite começou animada, com a apresentação de uma pequena peça de teatro interpretada pelos pais dos alunos. De seguida, os alunos das varias salas, apresentaram os seus "trabalhos" em palco, numa sequência de excelentes interpretações. Seguiu-se o momento alto da noite, com a chegada do Pai Natal. Carregado com as prendas, foi distribuindo as lembranças por todos os alunos da escola. Foi a alegria contagiante, que só as crianças conseguem transmitir. Seguiu-se um farto lanche de confraternização entre todos os participantes, que acabou com a promessa de que para o ano haverá mais.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cheias voltam a dividir a Freguesia

Mais uma vez, temos a Freguesia de Espinhel dividida. As cheias no Rio Águeda, voltaram a cobrir a estrada que liga a norte da Freguesia (Casal de Álvaro, Oronhe e Casainho de Baixo) e o sul (Espinhel, Piedade e Paradela). Depois das ultimas obras, há cerca de dois anos, a estrada ficou um pouco mais alta, mas acabou por se revelar insuficiente, pois basta uma pequena cheia para a estrada ficar submersa. É claro que não se pode subir a estrada de forma a que se crie uma barreira que impeça a água de correr livremente, mas deveria ser estudada a melhor forma de evitar que isto aconteça com tanta frequência.
Esta estrada é uma ligação muito importante para as populações, pois alem de ligar a Freguesia entre si, faz tambem a ligação á zona industrial, onde trabalha uma grande parte da população.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Os serviços da nossa Junta

Numa das ultimas assembleias de freguesia, um dos elementos do PS, questionou o Presidente da Junta, sobre os requisitos que seriam necessários cumprir, para usufruir dos serviços da equipa de trabalho da Junta. Naturalmente que se referia a serviços prestados pela equipa da Junta a algumas pessoas singulares, que usam e abusam dos meios que são de todos nós, para seu proveito, sem que disso haja qualquer beneficio para a comunidade. A este questão pertinente, o Presidente respondeu. a junta presta muitos serviços á população. Eu acrescentaria: a junta presta muitos serviços a alguns amigos em troca de outros favores. Dentro desses vários serviços, que a Junta presta á população, deve estar incluído o transporte e recolha de lenha para a casa do próprio Presidente da Junta, em pleno dia de trabalho(ás 8,30h da manhã), feito por um funcionário da Junta(Fernando Pereira) e no tractor da Junta de Freguesia. Não sei se isto fará parte de algum acordo ou se haverá algum tipo de contrapartida, mas irei questiona-lo na altura certa e no local adequado.
Sei que para muita gente isto é natural, e muitas dessas pessoas tambem já beneficiaram deste tipo de serviço, mas trata-se de bens publico, de dinheiros públicos, que estão a ser usados em beneficio próprio. A isto cama-se(mais uma vez): peculato de uso. E isto é crime, punido por lei. mas para isso é necessário denunciar. É preciso perder o medo e dar conhecimento ás entidades competente. Mesmo que isto não dê em nada, é preciso não calar nem consentir. Por termos esta passividade, em relação a tantas coisas na nossa sociedade, é que o país está nesta situação miserável.
Vamos "sair da casca" e acabar com estes "sangue-sugas" que se alimentam do sistema sem qualquer tipo de escrúpulos.

domingo, 28 de novembro de 2010

Propaganda gratuita

Nos últimos tempos, temos assistido a uma tentativa crescente de tentar confundir a opinião publica e desculpabilizar a ausência de obras na Freguesia. Como de costume, o alvo de todas as criticas são a Câmara Municipal e tambem as "oposições subterrâneas". A culpa não é da incompetência do Presidente da Junta, da ausência de ideias e projectos, nem sequer da conjuntura, mas sim da oposição. E o pior (para a Freguesia) é que ainda há muita gente que acredita nestas invenções de uma mente maliciosa e doentia, que ainda pensa que tudo gira á sua volta.
Mas o que é ainda mais surpreendente, é o protagonismo que o Jornal Soberania do Povo tem dado a este Presidente. São artigos tirados do contexto, que mais parecem propaganda eleitoral gratuita. São artigos repetidos, em semanas consecutivas sobre o mesmo assunto, com claro intuito de propagandear as poucas obras executadas por esta Junta. Como se isso não basta-se, o ataque ao correspondente do Região de Águeda continua, tentando proibir a publicação dos seus artigos. Como eu não acredito em coincidências, vamos ver o que isto dá, e vamos ver qual será a reacção da população a todo este "circo".

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mentiras e vagariçes de um Presidente sem escrúpulos

A mentira continua a proliferar nesta terra fértil. A hipocrisia de quem mente com todos os dentes que tem (e até com os que já não tem) e a ignorância de que houve e tolera, contribuem para que o actual Presidente da Junta continua a fazer o que quer e lhe apetece sem prestar contas a ninguém, e ainda por cima, continue a tentar denegrir a imagem de que se lhe opõe com firmeza e frontalidade.
Desde o inicio desta luta, fui referindo factos concretos de abuso de poder e mesmo de peculato de uso, em relação a bens e serviços que são de todos nós. Denunciei publicamente a carta do anterior tesoureiro que mencionada uma divida do Presidente da Junta para com os cofres da autarquia e que á data ainda não tinha sido reposta. Foi admitido pelo próprio Presidente e pela sua Tesoureira, que realmente existia essa divida, mas que ao que se sabia já teria sido saldada. Ora a isto chama-se peculato de uso. Mas disto ninguém fala. As autoridades judiciais, tardam em dar uma resposta e tomar uma posição e "enquanto o pau vai e vem", folgam as costas.
Como isso não basta-se, e para disfarçar as suas "falcatruas", o Presidente continua a divulgar pequenas e grande mentiras sobre os seus opositores, nomeadamente sobre mim. Inventa histórias sobre a minha vida pessoal e profissional, com o intuito de denegrir a minha imagem perante algumas pessoas mal informadas e menos bem preparadas. Num passado recente, inventou que eu estava separado da minha esposa, agora inventou que eu não podia ter nenhum tipo de bem em meu nome pessoal por causa de dividas antigas. Inventou tambem que eu não tinha qualquer participação na empresa que dirijo, mas que era um mero funcionário, e que andaria a dizer ás pessoas que era empresário quando afinal não passava de um simples empregado. Tudo isto nas minhas costas, sem ter a frontalidade de o fazer pessoalmente, tendo mesmo o descaramento de me cumprimentar em publico depois de andar a fazer todas estas falcatruas. É hora de dizer basta! É hora de acabar com esta fantochada! Se ele fosse um homem a sério, eu sabia bem como confronta-lo e acabar de vez com esta vergonha. Mas infelizmente ele é um desgraçado, que protegido por uma condição de infeliz, não se lhe pode pedir que se defenda. No entanto tambem não se pode permitir que continua nesta senda de mentiras e meias verdades para encobrir as verdadeiras razões da sua condição.
A partir de agora é a doer. Vou até onde for preciso. Vou denunciar todas estas "falcatruas" e mentiras até que um dia alguém se digne olhar para esta triste autarquia e tenha a coragem de demitir quem já há muito tempo devia ter sido demitido.

sábado, 30 de outubro de 2010

Dever de cidadania

Na passada quinta feira, realizaram-se eleições para os corpos sociais da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Fermentelos(CRESCER). Como já parece ser habitual, a participação dos pais foi diminuta e não aparecera listas concorrentes á eleição. Durante a reunião, foram muitas as pressões para que a direcção anterior continua-se em funções, principalmente sobre o Presidente, Artur Nolasco. Nessa altura o actual Presidente, sugeriu que eu tomasse o lugar para dar continuidade ao trabalho da Associação. De imediato achei que devia colocar-me ao dispor da Associação, pois é um dever cívico que todos temos para com a sociedade e os nosso filhos, mas não na posição de Presidente. Assim, sugeri que o actual Presidente continua-se no cargo, que eu o acompanharia em qualquer outra posição. E foi assim que conseguimos formar uma direcção com elementos das várias escolas do agrupamento, ficando as Freguesias de Fermentelos, Espinhel e Ois da Ribeira com representação nessa direcção. De fora ficou apenas a Freguesia de Travassô, que não conseguiu ninguém com disponibilidade para integrar a nova direcção. Assim, irei ocupar o lugar de Vice-presidente da direcção, acompanhando os meus colegas de direcção, principalmente o Presidente Artur Nolasco, na resolução dos problemas do Agrupamento e na defesa dos interesses dos nossos alunos, pais, encarregados de educação e do ensino em geral.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Membros da Assembleia visitam a Freguesia

No passado sábado, alguns membros da Assembleia de Freguesia, visitaram os locais mais importantes da Freguesia de Espinhel, na companhia do Presidente da Junta. Esta acção vem na sequência da aprovação de uma proposta do PS, votada e aprovada por unanimidade na ultima sessão da Assembleia de Freguesia. O Presidente da Junta, que na altura da votação da proposta se mostrou indisponível para participar na visita, acabou por aceder ao convite feito pelo presidente da Mesa da Assembleia, acompanhando e participando na visita.
A "surpresa" má, acabou por vir do lado dos elementos da LIFE, que mesmo tendo votado favoravelmente a proposta, acabaram por não comparecer. Provavelmente será uma questão de "estratégia", para se demarcarem dos outros elementos da Assembleia, mas claramente não se saíram bem. Não se consegue perceber afinal porque votaram a favor, e depois acabam por não comparecer sem aviso prévio. Isto deixa implícito que alguém os comanda de fora para dentro, e não serão tão independentes como querem mostrar.
A "surpresa" boa, foi sem duvida a presença do Presidente da Junta, que talvez pressionado pelos elementos da sua LP, "cedeu" e acabou por participar, tendo mesmo sido interessante a discussão de alguns assuntos importantes durante a visita. Pena é que os restantes elemento do executivo não tivessem a mesma postura, pois seria uma excelente oportunidade para eles terem contacto com outra realidade, que não é certamente aquela que, na maior parte dos casos, lhe transmitem.
Para a história, fica uma jornada de trabalho bastante produtiva, que proporcionou a todos os participantes, o contacto com uma realidade que a maioria ainda não tinha conhecimento.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Tentativa de silenciar

Há mais de dez anos que escrevo para um jornal local. Desde a sua fundação fui dando o meu contributo, como correspondente de Espinhel, a esse semanário de forma a levar mais longe as notícias da nossa terra. Já muitas vezes fui interpelado pelo meu trabalho não agradar aos órgãos do poder local. Tudo isto já acontecia muito antes da minha recente aventura na politica. Mas recentemente as coisas vem-se agravando. São cada vez mais frequentes as tentativas de silenciamento do meu trabalho, que tenho tentado fazer com o maior rigor e isenção de sempre. Mas isso pelos vistos não chega. É preciso "proibir-me" de aparecer seja porque razão for. Pelo meu lado, poderão continuar a contar com o trabalho desenvolvido até aqui, no intuito de contribuir para que as noticias da nossa terra cheguem ao maior numero de pessoas possível, assim me continuem a dar essa possibilidade.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Assembleia de Freguesia

Na noite passada decorreu a 3ª Sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Espinhel. Com uma ordem de trabalhos bastante extensa, previa-se que a noite seria longa. E foi o que aconteceu, com a sessão a prolongar-se quase até ás 2h da madrugada. Durante esta "jornada" aconteceram muitas peripécias, das quais se destaca a retirada estratégica do Presidente da Junta, que abandonou a sala quando confrontado com as criticas que surgiam do publico, no periodo depois da ordem do dia. Lamentável é o termo mais brando que eu posso usar para classificar esta atitude. Disse na aluura o Presidente; "não estou aqui para ouvir provocações". Agora perguntamos nós, simples cidadãos e contribuintes; afinal quem nos governa? Mas que comportamento é este? Deixar o secretário do executivo sozinho na mesa e abandonar a sala para não ouvir as criticas vindas do seio do povo? É demasiado grave para se deixar passar em claro.
Tirando este triste episódio, a Assembleia decorreu em ambiente muito saudável e construtivo, tendo, acho que pela 1ª vez, sido obtido consenso sobre vários pontos da ordem de trabalhos. Num desses pontos, foi discutida e aprovada por unanimidade a proposta do PS, para uma visita aos vários lugares da Freguesia de Espinhel, e marcada a data de 23 de Outrubro próximo para essa acção. Neste ponto o Presidente da Assembleia endereçou o convite ao executivo, mas mais uma vez o Presidente da Junta, que acho que fala em nome dos restantes membros, recusou-se a colaborar nesta acção, alegando que "não admitia que marcassem a sua agenda". Mais uma vez, lamentável!
De salientar tambem a excelente apresentação, feita pelo Arq. Manuel Vieira, de um ante-projecto para o Parque da Costa das Pedras em Paradela, que mereceu o elogio de todos os membros da Assembleia.
Feito o balanço, percebe-se que finalmente os elementos da LP, mostram abertura para discutir abertamente alguns assuntos, e não estão amarrados e coniventes com as atitudes prepotentes do "seu" Presidente.

domingo, 26 de setembro de 2010

Assembleia de Freguesia

Na próxima quarta feira, dia 29, vai ter lugar a terceira sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Espinhel. Da ordem de trabalhos constam cinco pontos:
1º Apreciação da informação periódica da actividade da autarquia.
2º Aprovação do regulamento da cooperação entre a autarquia e as instituições associativas da Freguesia de Espinhel.
3º Analise da evolução do projecto do Parque das Pedras em Paradela.
4º Definição e votação da proposta de visita aos lugares da Freguesia (Este ponto foi proposto pelos elementos da lista do PS).
Desta longa lista de assuntos a tratar na ordem do dia, tem especial relevância o 2º ponto, pois espera-se que haja acordo para definição das regras pelas quais se irão reger os apoios que a autarquia irá dar ás várias associações da Freguesia. Os últimos tempos não tem sido de consenso e certamente que este ponto irá gerar discussão, embora na convocatória não esteja previsto a discussão, mas apenas a aprovação. Vamos ver o que nos espera, pois ainda não nos chegou nenhuma informação complementar para podermos analisar a proposta atempadamente. Esperamos que ela chegue a tempo de a analisarmos correctamente, pois se tal não acontecer iremos recusar a participar nesta discussão e votação.
Tambem o 4º ponto vai merecer uma atenção especial, pois esta sugestão já foi feita varias vezes e o executivo tem feito "orelhas moucas", não dando qualquer valor á proposta. Vamos ver como se comportam os elementos da LP, e estaremos atentos ao seu comportamento para ver se se regem pelos interesses da Freguesia ou apenas pelos caprichos do Presidente da Junta.

domingo, 5 de setembro de 2010

"Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo." Eça de Queiróz

Hoje, li uma citação que me fez lembrar o actual momento que atravessamos. Nesse comentário era citada uma frase de Eça de Queiroz, que dizia: "Políticos e fraldas, devem ser trocados de tempos em tempos, pelo mesmo motivo". Feita a pesquisa sobre o contexto, chego é conclusão de que, hoje mais que naquele tempo, é preciso limpar o "lixo", para que ele não contamine a "coisa" boa. Com as novas técnicas de reciclagem será ainda possível aproveitar alguns, mas isso dependerá muito do seu estado de conservação. Isto aplica-se tambem a outros sectores da sociedade, como o desporto, o sindicalismo, a justiça e outras áreas. Como tenho defendido afincadamente é preciso renovar. Trazer gente nova para a liderança. Vejamos o caso da FPF. Há quantos anos andamos a ser liderado pelo mesmo conjunto de indeviduos, que não tratam de outra coisa que não sejam os seus interreses e dos seus. Que se agarram ao cargo com "unhas e dentes, para não perderem os previlégios que alcançaram (alguns sem qualquer mérito próprio).
É preciso um grito de revolta, não diria ao estilo Mocambicano, pois na Europa temos outros meios para mostrar a nossa revolta e o nosso inconformismo para com a actual situação do país. mas que temos de fazer qualquer coisa... aí isso temos!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O que faz falta são PESSOAS

Em tempos, em resposta a uma entrevista para um jornal local, uma colega muito bem preparada e bastante esclarecida nas suas convicções, respondeu á pergunta do jornalista, o que faz falta na Freguesia de Espinhel, com uma resposta á sua altura. Para esta colega, o que faz falta na Freguesia de Espinhel, são PESSOAS. Hoje relembro estas palavras com uma enorme actualidade. Partilho desta convicção em pleno. Não só na Freguesia, como no Concelho, no Pais e no Mundo. O que faz falta á nossa sociedade são PESSOAS. PESSOAS válidas, bem preparadas, fortes nas convicções. PESSOAS que não se deixem influênciar pelas circunstâncias e pelo facilitismo. PESSOAS que se dediquem á causa publica sem pedirem nada em troca. A nossa sociedade está cheia de "casos", em que politicos e dirigentes se envolvem em "negocios" pouco claros para obterem beneficios para si ou para os seus. A sociedade está cheia de "casos" aos quais a justiça não consegue dar um fim convincente. Só com PESSOAS de bem, com mentalidades sãs, conseguiremos mudar de rumo.

sábado, 7 de agosto de 2010

A cadeira do poder

Numa das minhas habituais leituras rápidas pelos jornais, dei há dias com um comentário que me traz de volta á lembrança um tema que me é especialmente caro. Dizia-se no tal artigo, que "está provado que o poder corroi". Que "para se conhecer uma pessoa, é dar-lhe poder e para se conhecer profundamente essa pessoa, é tirar-lho". Isto traz-me de volta a pensamentos anteriores. É preciso estar preparado, eu diria mesmo, muito bem preparado para assumir o poder. Preparado para não alterar pensamentos, posturas e comportamentos. Preparado para cumprir com os objectivos sem se desviar do rumo previamente traçado. É isso que se espera daqueles que escolhemos para dirigir os nossos destinos, quer seja a nível local, nacional ou internacional.

domingo, 1 de agosto de 2010

Não perder o rumo

As férias permitem reflectir mais calmamente sobre a nossa missão e os nossos objectivos. Os tempos são mais calmos e as energias esvaziam-se á espera de um retemperar urgente. Mas o mais importante é não perdermos o rumo. Não esquecermos os nossos objectivos e concentrar as nossas energias naquilo que é essencial. A seguir á "bonança" virá outra "tempestade", e é preciso estarmos preparados para a enfrentarmos com toda a determinação e energia. Eu irei aproveitar para renovar energias e preparar-me para mais uma jornada de luta pelos ideais que sempre defendi.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Verdade como forma de estar na vida

Todos nós temos, durante o percurso de vida, momentos mais ou menos felizes. Momentos e atitudes das quais nos orgulhamos e outras das quais nos arrependemos. Mas o nosso passado será sempre feito e marcado pela nossa conduta e pela nossa forma de estar na vida. Tenho defendido sempre, tanto na vida pessoal, profissional ou vida "publica", que a verdade deve estar sempre ao de cima. Tenho transmitido isso aos meus filhos, aos meus colaboradores e tenho prezado por ter esse conceito como forma de vida. Portanto estou em condições de desafiar quem quer que seja, para debater princípios, ideias e assumi-las de forma pública. Não posso admitir a ninguém, que se esconda por detrás de qualquer forma de anonimato para colocar em causa esta conduta, seja em que parte da minha vida for. Erros, todos corremos o risco cometer, principalmente aqueles que tem coragem de fazer qualquer coisa pela vida. Assumir esses erros e pagar por eles, é uma obrigação de cada um. Eu assumirei sempre a parte que me cabe. Não admitirei é que qualquer "incompetente" ponha em causa o meu bom nome e a minha conduta pessoal ou profissional.
"A mentira tem perna curta" e eu tudo farei para desmascarar aqueles que fazem dela arma de arremesso e até mesmo forma de vida.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dia da Freguesia

No próximo dia 11, a Freguesia de Espinhel vai comemorar o seu grande dia. Na origem desta excelente iniciativa, está a Festa da Pateira, que desde que me lembro, era realizada no segundo domingo de Julho. Com as mudanças nos hábitos das populações, o interesse por esta festa foi-se atenuando, e nos últimos anos da sua realização, eram já muito poucos aqueles que lhe davam o devido valor. Nessa altura a Arcel, que tinha ficado com a responsabilidade da sua organização, decidiu organizar uma festa diferente, que envolve-se as varias associações da freguesia e com elas toda a população. A prova de ciclo-turismo era a principal iniciativa, á qual se seguia o almoço e uma tarde desportiva que proporcionava o convivio entre os participantes. Esta iniciativa foi um enorme exito, tendo de seguida a Junta de Freguesia pegado na ideia (e muito bem) para comemorar nessa data e com o mesmo formato, o dia da Freguesia. Esta é a verdadeira história da origem desta festa.
Esta introdução serve para enquadar o que vem a seguir.
Foi com alguma surpresa e muito desgosto que recebi recentemente a informação que a Arcel não iria participar nas comemorações deste ano, por alegados desentendimentos com a Junta de Freguesia. Esta associação (Arcel) esteve sempre ao lado da Junta nas "milhentas iniciativas" que já foram realizadas na freguesia de Espinhel. A Arcel é das mais prestigiadas associações do concelho de Agueda. O seu trabalho é reconhecido por toda a gente, no concelho, na região, no país e até no estrangeiro. O que de tão grave estará a acontecer para levar a Arcel a tomar uma posição tão drastica?

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Assembleia de Freguesia

Na próxima sexta-feira, realiza-se a segunda sessão ordinária de 2010, da Assembleia de Freguesia de Espinhel. Recebi a convocatória na semana passada e a documentação de suporte no fim de semana. Isto denota algum progresso nos procedimentos habituais, pois normalmente esta documentação era enviada em cima da hora, não dando oportunidade aos membros da Assembleia de a estudarem convenientemente. Grandes progressos! Tenho a esperança que o "novo" Presidente da Assembleia consiga por ordem na casa e obrigue o Presidente da Junta a cumprir com as suas obrigações legais.
Mas vamos ao que interessa.
Nessa documentação, qual a minha surpresa, vem já uma proposta de revisão do orçamento para 2010. Com um orçamento aprovado há menos de dois meses, isto só pode denotar a falta de rigor e preparação com que foi apresentado o primeiro orçamento. Sem cumprir com as normas legais em vigor (que continua a não cumprir) e com erros de palmatória, o dito orçamento foi aprovado de "olhos fechados" pela maioria. Passado pouco mais de um mês, já aparece a primeira revisão, que é claro irá ser aprovada, sem qualquer hesitação, novamente pela maioria.
Mas lá estarei para propor medidas alternativas e denunciar situações menos claras que continuam a existir, esperando ser esclarecido nesta minha função de fiscalização do trabalho do executivo em representação de uma parte significativa do eleitorado.

sábado, 5 de junho de 2010

Politica de favores

Já não é novidade para ninguém, pois continua a fazer-se ás descaradas. A politica do "favorzinho" continua a proliferar nesta terra de brandos costumes. A situação já tem sido denunciada varias vezes e em varias circunstancias, mas "os cães ladram e a caravana continua". A equipa de obra com o seu potente "GOUCHA", vai fazendo vários "fretes" a alguns necessitados. Já na ultima Assembleia de Freguesia um dos membros colocou a questão ao executivo, perguntando "quais eram os critérios para usufruir de serviço"? Em resposta politicamente inconsequente, o Presidente da Junta respondeu:"a Junta de Freguesia presta muitos serviços á população". Só que estes serviços (e alguns materiais), não são para todos. É necessário cumprir alguns requisitos para fazer parte dos contemplados. É importante denunciar estes factos, mesmo que isso traga algum "amargo de boca" para alguns.

sábado, 1 de maio de 2010

Assembleia de Freguesia-Parte II

Já está! Ontem lá foi de vez. Depois de muito "esforço", foi possível acabar por votar o relatório com a prestação das contas de 2009 e o orçamento e plano de actividades para 2010. Depois de um largo debate, que mostrou mais uma vez, a impreparação do executivo e dos membros da Lista do Progresso para ocuparem os seu cargos. Com um relatório cheio de erros e imprecisões, com uma falta de transparencia como há muito não se assistia, com um orçamento e plano de actividades muito pouco ambicioso e que para alem disso não cumpre os requisitos legais, a maioria aprova tudo o que apareça desde que venha do executivo ou de alguém da Lista do Progresso. Tudo o que for proposto pela oposição, independentemente do conteúdo ou objectivo é liminarmente rejeitado.
No ultimo ponto da ordem de trabalhos, acabamos por assistir a mais um "golpe de teatro" da parte do executivo. Neste ponto pretendia-se apreciar a recusa do executivo em prestar informação escrita a um membro da Assembleia. Neste ponto eis que sai uma resposta surpreendente: Não respondemos porque achamos que quem pede a informação tem que dizer porque razão é que a está a pedir. Com uma ajuda jurídico-administrativa de vanguarda, que custa 125€/mês á autarquia, a Tesoureiro diz que o novo "consultor" os informou que tinha de ser assim. Falta saber se esse consultor é que irá responder perante as entidades fiscalizadoras quando elas entrarem pela autarquia dentro.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Assembleia de Freguesia

A Assembleia de Freguesia reuniu ontem para a 1ª sessão ordinária de 2010. Com uma ordem de trabalhos demasiado extensa, cedo se percebeu que não havia condições para debater todos os pontos da ordem do dia. Logo no inicio tive a oportunidade de referir isso e propor á Assembleia que esta sessão fosse dividida em duas partes, uma a realizar durante a noite de ontem e outra na noite de amanhã. Mas de imediato os elementos da Lista do Progresso apressaram-se a votar contra, com a honrosa excepção do Presidente da Mesa, que optou pela abstenção.
E, ponto a ponto lá fomos debatendo os assuntos, até que um dos membros da Assembleia manifestou a intenção de abandonar a sessão á meia noite e meia, se até lá não se decidisse sobre o prolongamento da sessão para outro dia. Aí o Presidente da Mesa propôs um intervalo de 5 minutos, provavelmente para conferenciar com os seus colegas, e após a reabertura, acabou por propor aquilo que anteriormente tinham chumbado- a continuação da sessão para amanhã (sexta-feira), ás 21h no mesmo local.
É mais um episódio, no mínimo interessante, que prova a falta de preparação que estas pessoas tem para ocupar os cargos para onde foram eleitos.
Amanhã lá estarei, para discutir e votar os 4 pontos que ainda ficaram por tratar após a noite de ontem, sempre no intuito de contribuir para a legalidade das soluções e na defesa de todos os cidadãos da nossa Freguesia.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Casaínho é campeão

Está terminada mais uma edição do Torneio dos Quarentões da Freguesia de Espinhel. A equipa do Casaínho de Baixo acaba de ganhar, pela 1ª vez, este torneio após uma esgrimida vitória sobre o Casal de Álvaro. O encontro decorreu de forma equilibrada, embora a equipa de Casal de Álvaro se tenha mostrado mais nervosa que o habitual (recorde-se que já tinha vencido a 1º partida entre os dois por um expressivo 5-1). No final do tempo regulamentar a partida encontrava-se a 2 golos, partindo assim para a marcação de pontapés da marca de grande penalidade. Aqui, e mais uma vez, a equipa do Casaínho esteve mais serena e acabou por ganhar por 6-4. O troféu de disciplina foi entregue á equipa de Casal de Álvaro, pois foi a mais pontuada na 1ª fase do torneio, que era aquela que contava para atribuição do troféu.
O pior do torneio estava reservado para o que pretendia ser um almoço-convívio. Atempadamente já se sabia que não havia condições para que o almoço se realiza-se no parque da Pateira, e mesmo assim não foi possível encontrar uma solução para reunir toda a gente no mesmo local. Lembro que no ano passado já aconteceu a mesma coisa e nessa altura foi montada uma tenda no exterior as instalações da Junta de Freguesia e juntamente com o salão, foi possível realizar um verdadeiro convívio entre todos os participantes. Este ano, talvez por não ser ano de eleições, não houve condições para repetir a solução. Assim cada um foi para o seu lado, e a meio da tarde, e alguns a muito custo, lá apareceram no salão da Junta para receber os troféus. Talvez daqui a três anos, já existam novamente condições para alugar outra tenda, e assim o evento passará a realizar-se convenientemente de quatro em quatro anos, tal como o campeonato do mundo de futebol.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Final dos Quarentões 2010

O Torneio de Quarentões da Freguesia de Espinhel está a chegar ao fim. No próximo domingo realiza-se a ultima jornada e o almoço-convívio no Parque da Pateira. Sem grandes surpresas a final será disputada entre as duas melhores equipas do torneio-Casal de Álvaro e Casaínho de Baixo ás 10,30h da manhã. Estas equipas já se defrontaram na primeira fase do torneio, tendo o Casal de Álvaro levado vantagem sobre o Casaínho por um contundente 5-1. Para o apuramento do 3º e 4º lugares, ás 9h, jogam o Paradela e o Oronhe.
Foi um torneio bem disputado, com um formato diferente, em que a organização deve tirar as devidas conclusões e decidir se deve enveredar por este modelo nos anos seguintes.
A partir das 13h no Parque da Pateira de Espinhel, terá inicio o almoço-convívio, durante o qual serão entregues os prémios ás equipas participantes. Espero que o tempo ajude e que o momento seja aproveitado para promover o convívio e a interligação entre todos os lugares da Freguesia de Espinhel.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Polo Educativo "Pateira Nascente"

Em meados de 2007, escrevi sobre a nova proposta da Carta Educativa do Concelho de Águeda. Nessa altura a Câmara Municipal de Águeda, acabava de admitir uma reformulação da primeira versão com a criação do Pólo Educativo Pateira Nascente. Nessa altura apelei á união de esforços, para podermos encontrar uma solução que fosse de encontro ás aspirações das três freguesias envolvidas (Espinhel, Óis da Ribeira e Travassô). Passados quase três anos, nada se sabe sobre a evolução destas negociações. Aquilo que se sabe, é que na apresentação do programa “Águeda 2010-2014”, na Assembleia Municipal, nada foi referido em relação a esta obra. Espero que nem tudo esteja perdido. Espero que todos as forças sejam concentradas na resolução desta questão e que de uma vez por todas se deixe de lado o espírito do “orgulhosamente sós” e se dê lugar á negociação e á procura de soluções para um problema da maior importância para o nosso futuro. O Presidente da Câmara Municipal de Águeda, deixou transparecer na última Assembleia Municipal, em relação ao Pólo Educativo Pateira Nascente, que esta é a situação que se reveste de maior dificuldade. Referiu ainda que “agradeço sugestões para resolver essa situação”. Não se percebe o que faltará para reunir os intervenientes “á volta da mesa” e discutir as soluções possíveis. O que se sabe é que se nada for feito, provavelmente, vamos perder mais um grande investimento para a Freguesia de Espinhel.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Limpar, limpar, limpar....

No passado sábado, um pouco por todo o país, foram muitos os que desafiaram a chuva e se aventuraram por esse país fora a limpar o lixo que outros deixaram para trás. Foi uma excelente iniciativa cívica e com uma enorme componente pedagógica, que certamente, a seu tempo, dará frutos. Na nossa terra, segundo o Presidente da Junta, não há problemas de lixo significativos e provavelmente por isso, não foi necessario organizar nenhuma actividade para esse dia, ficando limitada a um pequeno grupo de acesso restrito.
Mas o maior lixo, com o qual tropeçamos todos os dias, esse ficou por limpar. O lixo que nos entra pela casa dentro, trazido pelos meios de comunicação, que nos molda os sentidos de acordo com os interesses de alguns. O lixo que usa a politica e o poder para se servir e não para servir os outros. Desse lixo só nos conseguiremos livrar se tivermos uma forte consciência cívica, um enorme respeito pela ética, pela verdade e pela liberdade.

quarta-feira, 17 de março de 2010

"Limpar Espinhel"

No próximo sábado, dia 20, vai decorrer por todo o país a iniciativa "Limpar Portugal". Em Águeda, a Câmara Municipal decidiu abraçar este projecto e está a coordenar todo o processo, envolvendo tambem as Juntas de Freguesia e associações locais. Esta é uma iniciativa da sociedade civil e conta com o alto patrocinio da Presidência da Republica. Esta é uma oportunidade para a população contribuir para a limpeza e protecção do meio ambiente e tambem de sensibilização para a necessidade de promover o desenvolvimento sustentado da sociedade.
Em Espinhel ainda não se conhecem movimentos para aderir ao projecto, nem da parte da Junta de Freguesia nem das associações. Esperamos que até sábado apareça alguma iniciativa para dar oportunidade aqueles que quiserem aderir a este evento o fazerem de uma forma ordenada.

sábado, 13 de março de 2010

Verticalidade e honestidade é o que faz falta

Que os políticos tem fama de mentirosos, já toda a gente sabe. Que é preciso trazer pessoas verdadeiras, sérias e integras para a politica, já todos estamos fartos de ouvir. Mas aquilo a que assistimos é exactamente o oposto daquilo que todos proclamamos. Os impostores tem uma ascensão rápida e impetuosa na politica. Chegam ao poder através de todos os meios que conseguem "enjandrar". E quando lá chegam tentam fazer tudo o que podem para lá se conseguirem manter. Para tentar contrariar tudo isso, "inventaram" uma limitação de mandatos para titulares de cargos políticos. Mas enquanto uns se dedicam a fazer as leis, já outros "enjandram" mil e uma maneiras de as contornar. Aquilo que estamos a assistir é uma verdadeira perpetuação no poder de figuras que não sabem fazer outra coisa na vida se não usar os cargos políticos para garantir alguma visibilidade e algum proveito próprio. E quando já não conseguirem aguentar-se de pé, lá virão os seu assessores para ocupar o lugar deixado vago.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Quantentões 2010

No passado domingo realizou-se a segunda jornada do Torneio dos Quarentões da Freguesia de Espinhel. No primeiro encontro do dia a equipa de Espinhel não conseguiu apresentar a equipa completa, jogando apenas com seis elementos frente ao Casal de Álvaro. Com o decorrer do jogo a equipa não aguentou a superioridade do adversário e não conseguiu acabar o jogo, ficando reduzida a quatro jogadores no decorrer da segunda parte. Assim o jogo terminou por insuficiência de jogadores da equipa de Espinhel, ficando o resultado num expressivo 12/0. É de lamentar a falta de interesse dos quarentões de Espinhel por este torneio, pondo assim em risco a realização normal do torneio. A organização bem tem tentado reunir elementos suficientes para dignificar a representação no torneio, mas por uma ou outra razão as pessoas estão a afastar-se deste evento.

No segundo jogo a equipa do Casaínho de Baixo levou de vencida o Paradela por um escasso 2/1, perfilando-se como uma séria candidata ao titulo.

No próximo domingo os jogos serão os seguintes: Ás 9h - Oronhe / Casál de Álvaro e ás 10,30h – Espinhel / Paradela.

terça-feira, 2 de março de 2010

Nova toponímia

Como não há nada para fazer e a Freguesia vai de vento em popa, lá se passa o tempo a "plantar" umas placas com o nome das ruas e vielas cá do "burgo". O "bom gosto" continua a imperar nesta Freguesia de "vanguarda" e as placas tem um design moderno e arrojado, fazendo inveja a qualquer obra de arte. Para completar o "modernismo" são escolhidos os locais mais visíveis e adequados, para que o carteiro e os fieis visitantes não se percam nesta nossa "Capital do Burgo". É assim mesmo! Temos de transmitir um sinal de modernidade! Já lá vai o tempo da "pá e do carro de mão". Agora é que é! Três e quatro em cima de um moderno tractor, prontos para colocar mais uma placa de betão armado. E agora digam lá que isto não e progresso!

TOPONÍMIA: Do grego, topos (lugar) e onyma (nome), é o estudo linguístico dos nomes dos lugares e localidades.
In Infopedia

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Quarentões já neste domingo

Este domingo começa mais uma edição do Torneio do quarentões da Freguesia de Espinhel. Esta é já a 20ª edição e trata-se de um exemplo único em toda a região, que pretende unir em volta do Campo de Futebol, um grupo de atletas com mais de quarenta anos. Há vinte anos atrás um grupo de "carolas" lembrou-se de avançar com esta iniciativa, com vista a unir a Freguesia de Espinhel, promovendo o convívio entre os diversos lugares. O vencedor era o que menos interessava, embora ninguem gostasse de perder, mesmo sendo a "feijões". Agora tudo é diferente! Alteram-se os regulamentos todos os anos, inventam-se novos métodos de organização, mas o mais importante, que era a participação de todos os lugares da Freguesia fica por resolver. Eu pessoalmente continuo sem perceber a razão de manter esta "birra", mas eles lá devem ter alguma. Vamos lá ver como é que isto se comporta e o mais importante é que a iniciativa continue a proporcionar bons momentos de convívio entre todos os participantes e que ganhem os melhores.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

No carnaval é que era!

Este ano o Carnaval estava a passar-me despercebido. Parece que é fora de tempo! Não sei se será do frio ou dos últimos acontecimentos, mas parece que o Carnaval já era. É a sensação de ter tido um Carnaval antecipado e agora não há nada para fazer. Então fui de férias! Mas agora que estão a acabar........ Mas o que vale é que a seguir vem a quaresma que é tempo de preparação, de meditação e tambem de sacrificio, pois vem aí o milagre da "ressurreição". Aproveitem, pois o Carnaval já era"

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Quarentões já "mexem"

Já passou mais um ano e os quarentões da Freguesia de Espinhel voltam a "mexer". Parece que já se realizaram algumas reuniões e as novidades estão para aparecer. Parece que há mexidas de fundo no "programa", mas desde que sejam para melhorar não há nada a opor. As noticias ainda carecem de confirmação oficial, mas parece que vai haver uma "pool" final entre os melhores e assim pretende-se aumentar a "competitividade" do torneio. Não sei se isto será o mais importante, mas vamos dar o beneficio da duvida e logo se verá. Tambem ao nível do troféu da disciplina, parece haver novidades e haverá delegados das varias equipas a acompanhar os jogos. Parece que isto se está a tornar muito "profissional", mas mais uma vez, vamos ver para crer.
O que importa é que a tradição continue de pé. E não faltem os "couratos" e o vinho branco (ou tinto) na altura própria.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Apelos á paz

Os apelos á paz parecem estar na moda. São os estadistas, os economistas, os desportistas e até os sindicalistas. A unanimidade parece afectar muita desta gente. Será algum novo tipo de virus? Será que é desta que temos uma pandemia a sério? Temos de estar preparados para o que poderá vir aí. Eu já estou a tomar as minhas precauções. Tento não frequentar locais com muita gente. Tento não me misturar com elementos de risco elevado. E estou mesmo a pensar usar máscara quanto tiver de conviver com certo tipo de gente. Não sei ao certo o que estará na origem de todo este movimento, mas já diz o velho ditado,"depois da tempestade vem a bonança" (ou será o Bonanza). Logo se verá! E o que quer que seja que esteja para vir, vai exigir de todos muita preparação. Vamos trabalhar para isso!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Arcel tem nova direcção

Já lá vão quase 22 anos e a Arcel continua bem viva. Ao contrario do que alguns vaticinaram, a Arcel continua de boa saúde e recomenda-se. A transição de foi perfeitamente pacifica, continuando o Prof. Luís Soares á frente da direcção. Com uma equipa renovada e com a força que a juventude preconiza, enfrentam mais um ano de trabalho, dedicado á cultura e ao desenvolvimento da nossa terra. Para todos estas pessoas que decidem abraçar este projecto, os meus sinceros parabéns e votos de muito sucesso na actividade que se avizinha.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Dia de aniversário

Pois é! Já cá canta mais um. E não é mais um qualquer. É um daqueles bem preenchidos, cheio de peripécias e momentos invulgares. Mas é assim! A vida é composta de vivências. E as minhas não serão caladas, como as do "Manuel do Carvalhal". As minhas vivências são bem disputadas e divulgadas bem alto. Desde o "remoto" ano de 1966 que se desenvolreram qualidades e defeitos que me tornaram naquilo que sou hoje. Obrigado a todos os que contribuiram para aqui chegar, principalmente á familia, que é a base do modelo de sociedade que defendo para os meus filhos. É nela que "bebemos" os ensinamentos que nos tornam boas ou más pessoas. É nela que continuarei a apostar, e ajudar a criar condições para que no futuro se criem mentes ainda mais esclarecidas e bem formadas que a minha.

sábado, 23 de janeiro de 2010

ARCEL vai a votos

A ARCEL, Associação Recreativa e Cultural de Espinhel, vai a votos no próximo dia 29. Esta Associação, que cumpre este ano 22 anos de actividade, continua em franca actividade artística e cultural. Longe vai o tempo em que chegada esta altura, era uma "dor de cabeça" para encontrar uma direcção capaz de dirigir os seus destinos. Penso que essa fase terá sido ultrapassada com sucesso e a criação das novas secções, terão dado um contributo importante para essa estabilidade. O próximo passo poderá passar pela profissionalização de algumas áreas, para permitir uma sustentabilidade da própria Associação. Veremos quais os projectos e as soluções apresentadas na próxima Assembleia-geral pelos seus dirigentes e lá estaremos para apoiar o desenvolvimento sustentado deste projecto tão importante para a Freguesia de Espinhel.

Mentira como arma de defesa pessoal

Que o Presidente da Junta é um "mentiroso compulsivo", já todos sabíamos, pois o seu antigo colega de executivo assim o catalogou em plena Assembleia de Freguesia. Mas a sua capacidade de "inventar" noticias e novidades sobre tudo e todos é realmente alucinante. Tudo serve para tentar denegrir a imagem de quem lhe aparece pela frente. Fez isso no passado com as mais diversas pessoas com quem se cruzou na politica. Mas isto nada acrescenta ao caus instalado, apenas pretende esconder a verdadeira fonte dos problemas. Quem tem de responder pelas trapalhadas e pelas irregularidades cometidas sucessivamente na autarquia e ele, e os que o apoiam ou apoiaram. Ao contrario do que ele possa querer transmitir, é isso que está em causa. E perante a lei e a justiça é isso que tem de ser esclarecido, para que possamos "virar a pagina" deste triste capitulo.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

"Opinião" oculta

Como já era de esperar, a "coisa" não ia ficar assim. E é sem surpresa que aparece hoje no Jornal Soberania do Povo, um artigo de "opinião" que deixa mais duvidas que esclarecimentos. Em primeiro lugar, o seu autor esconde-se por trás de uma "sigla" para não assumir aquilo que quer transmitir ou que lhe pediram para transcrever. Em segundo lugar, não parece tão esclarecido quanto pensa que está, pois transmite muitas imprecisões e algumas inverdades. Mas como já tinha dito anteriormente, vai haver sempre quem tenha uma "verdade" diferente daquela a que assistimos.
Se estiver disponivel para ser esclarecido terei todo o gosto em partilhar consigo realidade dos factos e mais alguns que não devem ainda ser do seu conhecimento. Claro que para isso, terá de assumir claramente a autoria do artigo e não sei se isso o deixará em posição pouco confortável.
Ficarei á espera.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Mesa da Assembleia finalmente destituida

Finalmente os "progressistas" conseguiram os seus intentos. Derrubaram a Mesa da Assembleia de Freguesia e elegeram uma nova mesa. Mas antes disso tiverem ainda a ousadia de reprovar uma proposta do PS para uma sindicancia ás contas da Autarquia, pois o seu lider continua a recusar-se a colaborar com a assembleia denotando que algo vai mal no"reino". Pelo caminho continuam a denotar uma enorme falta de preparação para representar a população que os elegeu. É lamentável que após todas as tentativas goradas, ainda não tenham aprendido as regras básicas do funcionamento de uma Assembleia. Em primeiro lugar, o Presidente da Junta, tambem queria se presidente da Assembleia, mesmo que temporariamente. Mas isto não admira, pois quem é presidente, secretário o tesoureiro ao mesmo tempo, só lhe faltava mesmo ser presidente da Assembleia de Freguesia. Após este episódio ridículo, vem a falta de apresentação formal de uma proposta para a constituição de uma nova Mesa. Quando chegou a hora da eleição, a Mesa só recebeu uma proposta do Partido Socialista, e foi necessário fazer um intervalo para que o Presidente da Junta fosse á pressa fazer um boletim de voto com as duas listas, A e B. Mas a proposta continuou sem aparecer e foi necessário alertar para esta falta e o erro na impressão dos boletins, pois o PS tinha apresentado uma lista em primeiro lugar, pedindo que assim fosse denominada de lista A e o boletim trazia os nomes da Lista do Progresso como sendo da Lista A. Depois de alertado o Presidente da Mesa, sobre este facto, o mesmo concordou que havia um erro e mandou alterar o boletim. Mas a proposta com a Lista B nunca chegou a aparecer. Assim e como eram já episódios ridículos a mais, lá se fez a eleição, que supostamente deveria ser por voto secreto, mas de secreto nada teve. Foi necessário que os vários elementos da Lista do Progresso e até mesmo o Presidente da Junta, intervirem para combinar onde é que se deveria colocar a "cruzinha", não fosse algum elemento menos esclarecido enganar-se no quadrado. Enfim! É mau demais para uma só dia. Vamos continuar a ser governados por elementos com uma falta de preparação e uma ignorância que preocupa quem gostaria de ver a nossa Freguesia nas páginas dos jornais, por outras e boas razões. Mas infelizmente é o que temos e provavelmente tambem o que merecemos. As pessoas presentes, e foram muitas, mesmo de fora da nossa Freguesia, ficaram a perceber um pouco daquilo que é o dia-a-dia da nossa "governação", e concerteza irão levar a outros a informação correcta, pois os intervenientes concerteza que amanhã irão divulgar uma versão completamente diferente dos acontecimentos.
No meio de toda esta trapalhada, Claudio Monteiro foi eleito Presidente da nova Mesa, sendo João Carlos Oliveira o primeiro secretário e Angelo Reis o segundo. Segundo o novo Presidente, não havia nada a opor ao trabalho do anterior Presidente da Mesa, denotando que não estaria de acordo com esta destituição.
Espero que o novo Presidente da Mesa esteja á altura dos acontecimentos, pois as irregularidades não ficam por aquí e é necessário muita paciência para "aturar" este Presidente da Junta.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ambiente ao rubro

Com a aproximação da data da próxima Assembleia Extraordinária, os nervos de alguma pessoas estão a ficar ao rubro. São vários os contactos com as estruturas locais e varias as conversas com os "conselheiros" do costume. Mas não há nada a temer! A lei é para cumprir e a democracia é para respeitar. E isto serve para todos, oposição e poder executivo. Mas nem tudo será previsível e algumas pessoas terão surpresas de ultima hora, que concerteza irão colocar alguns em posição muito desconfortável. Mas, "quem semeia ventos colhe tempestades". O Presidente da Junta parece querer "medir forças", mas não sabe bem quem será o seu "adversário". Provavelmente o seu maior adversário será a lei, pois não me parece que se tenha dado muito bem com ela durante os últimos anos. Lá estaremos para ver e denunciar as irregularidades, se elas existirem.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Nova Assembleia extraordinária

Como já era esperado, já chegou mais um requerimento para a convocação de mais uma Assembleia extraordinária. Naturalmente que, em conformidade com a lei, ela será convocada para os próximos dias. Claro que o intuito deste requerimento é, mais uma vez, a destituição da Mesa da Assembleia e a eleição de uma nova, que permita á maioria governar sem prestar contas á população. Isto continua a ser o trilho seguido por este presidente e seus pares, numa autêntica "caça ás bruxas", tentando tirar do caminho aqueles que apenas querem cumprir e fazer cumprir as leis e a ética politica. Mas estaremos concerteza á altura dos acontecimentos e cumpriremos todos os procedimentos legais, seja no lugar actual ou em qualquer outro. Estamos neste lugar porque fomos eleitos por esta Assembleia. Temos colaborado em tudo o que nos tem solicitado. Foi-me pedido a convocação de uma Assembleia extraordinária, com urgência, para a substituição do tesoureiro e imediatamente foi convocada, para que o executivo pudesse movimentar as contas bancárias e assim prosseguir com as suas funções em pleno. Na 4ª Assembleia ordinária de 2009, foi-me sugerido o dia 29 de Dezembro, porque dava jeito ao Presidente da Junta e de imediato foi aceite esse pedido. Quando fui abordado pelo Presidente da Junta sobre este assunto (da destituição), a minha resposta foi de imediato " quando quiseres!" Com este conjunto de factos, verídicos e incontestáveis, ninguem percebe o porquê desta atitude. Mas há razões que a razão desconhece!
Vamos ver o que o futuro nos reserva e cá estaremos, de cabeça erguida, na defesa intransigente do interesses da nossa terra.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Politica com honestidade

Chegamos a 2010! Para este ano de grandes desafios, vemos toda a gente a defender que se devem unir esforços para o desenvolvimento do país, para combate é crise e ao desemprego. O próprio Presidente da Republica, na sua mensagem de ano novo, sugere um pacto de regime para combate a todos estes flagelos que se abatem sobre a nossa sociedade. Mas no nosso pequeno "burgo", existe um pequeno grupo, que por ter sido eleito democraticamente, está a fazer uma autentica "caça ás bruxas", tentando tirar do caminho todos quantos poderão ter ideias diferentes das suas, se é que esta gente tem algumas ideias. Na Assembleia de Freguesia não se cansam de fazer trapalhadas, em vez de direccionar as suas forças para o desenvolvimento da nossa terra. No dia-a-dia discriminam as pessoas, na resolução dos problemas, consoante o sentido do voto que tiveram nas ultimas eleições. Cabe-me defende-los a todos. Os que votaram em nós e todos os outros que não o fizeram pelas mais diversas razões. Cabe-me tambem dizer a todos, que na Venezuela tambem se ganham eleições com maiorias esmagadoras, que em Angola o partido do poder tambem ganha eleições com 80% dos votos e o povo está na miséria. O povo é esquecido em detrimento de uma minoria que continua a ter todos os privilégios. Não é isso que queremos para nós. Não é este tipo de regime "Estalinista", que se alimenta de conflitos e falsos problemas, esquecendo que foi eleito para tratar dos problemas do povo, que nós queremos para a nossa terra.
Vamos continuar a denunciar este tipo de actuação e tudo faremos para mudar o rumo dos acontecimentos na nossa terra. Temos a consciencia que a democracia é o sistema mais perfeito, até se encontar outro melhor. Mas a democracia tem destas coisas. Tem gente que se aproveita da falta de informação de uma grande parte do povo e se alimenta do voto facil, ou mesmo da abstenção que ainda é a forma de protesto encontrada por uma grande parte do nosso povo.
Nos próximos dias haverá novidades, pois esta gente precisa de criar factos novos para se alimentar. Mas naturalmente estaremos á altura dos acontecimentos e denunciaremos publicamente este tipo de actuação na altura certa. E será certamente mais uma humilhação pública, pois esta gente não merece mais do que isso.