segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Junta reduz horário de funcionamento Posto de Espinhel

Na ultima campanha autárquica foi assumido por todas as candidaturas, nomeadamente pelos vencedores das eleições, que as freguesias não iriam perder a sua identidade nem os serviços que tinham até aí. Aliás, a grande bandeira da "agregação" era de que todos ficaríamos a ganhar, pois teríamos possibilidade de obter outros meios que sozinhos não conseguiríamos.
Se numa fase inicial se reconhece um esforço de "conquista" da popularidade e simpatia das populações da Freguesia de Espinhel, através de uma série de trabalhos e "operações de charme", o que é certo é que lentamente sentimos o esvaziamento desse ímpeto inicial.
Na ultima sessão ordinária da Assembleia, um dos elementos elencou uma série de problemas que, segundo ele (e eu concordo), fazem com que a população se sinta defraudada. Ora, esta critica, vinda de uma elemento que faz parte do grupo do poder, é tudo menos menos suspeita. 
Numa primeira fase, alteraram o horário de funcionamento, abrindo e fechando meia hora mais cedo. Depois retiraram uma funcionária do Posto de Atendimento de Espinhel, deslocando-a para Recardães. Agora acabam de reduzir o período de funcionamento em mais meia hora. Ora, este horário parece-me claramente desadequado para as necessidades das populações. Fechar os serviços às 18h, quando algumas pessoas ainda não saíram do trabalho, parece-me uma decisão precipitada e desadequada.
Não sei o que se preparam para fazer a seguir, mas isto vai ter de ser esclarecido em breve. Eu nunca aceitarei calado, perder o pouco que ainda nos restou depois desta aventura que foi (para mim) esta agregação. 
É certo que foi este o destino que o povo escolheu, dirão alguns, e agora há que "aguentar". Mas nunca lhe foi dito que iriam perder aquilo que tinham no passado, muito pelo contrario.
Acredito que haja algumas excepções na freguesia de Espinhel. Acredito que, como no passado, há lugares com mais privilégios que outros, mas de uma forma geral, ainda estão por provar as vantagens de sermos a segunda maior freguesia do Concelho.
A ver vamos!

2 comentários:

Unknown disse...

concordo plenamente.....

Rosa Sousa disse...

José Américo tal como falamos ontem não há uma redução de horário de trabalho há sim e como escreveu uma redução no horário de funcionamento ou seja no horário de atendimento ao público. O horário é exectamente o mesmo quer para o Posto de Espinhel como para o Posto de Recardães. A meia hora que fazemos "à porta fechada" é para que possamos organizar melhor o trabalho, de salientar que devemos ser das poucas juntas de freguesia que estamos a trabalhar no programa SAMA da Câmara Municipal de Águeda, programa esse que é bastante complexo. Mas ainda voltando ao horário também devemos ser das únicas Juntas de Freguesia que temos um horário tão alargado. Este horário que estamos a praticar desde 19/10/2015 resulta de um pedido das funcionárias do Posto de Recardães e Espinhel, nem sequer foi uma imposição do executivo. Este pedido prende-se com o facto de termos filhos pequenos que temos de os ir levar e buscar à creche. Até à data não notamos qualquer transtorno na vida das pessoas que habitualmente usam os nossos serviços mas também sempre mostramos flexibilidade para os poder servir da melhor forma possível.O José Américo sabe que sou leitora do seu blog, sabe o que escreve mas não concordo de todo com esta publicação. Rosa Sousa