22ª Proposta: Livro de "reclamações"
A internet é realmente uma ferramenta fantástica! Há algum tempo que tenho em mente, propor a criação de um livro de registo de "reclamações" dos cidadãos da Freguesia (serão fregueses???).
Hoje decidi procurar na net, e encontrei várias juntas que já adoptaram esta ideia. Uma delas é a Junta de Freguesia de Carnaxide - http://www.jf-carnaxide.pt/component/option,com_facileforms/Itemid,129/
Isto é só um exemplo do que se pode fazer... O site é uma via, mas a ideia é fazer mais que isso. Passa por criar um livro de registo, onde as pessoas possam escrever (ou pedir para alguem escrever, no caso ex. de pessoas idosas), as suas "reclamações". Este livro estaria disponivel ao balcão da Junta de freguesia. No entanto as pessoas poderiam tambem "reclamar" por telefone, e as funcionárias registavam no livro (valetas, passeios, lixo, esgotos, caminhos, aguas pluviais, etc.), os pedidos das pessoas.
Isto é gestão autarquica a serio. Aberta a todos os cidadãos e com verdadeira transparencia. Naturalmente isto requer uma outra postura. Todos ficariam a saber o que se passa com as populações, e isso não deve servir os intentos do nosso PJ. E naturalmente, e mais uma vez, ele vai dizer que...isso não tem interesse nenhum. Eu sei tudo o que se passa na minha Freguesia e não preciso de registos.
Mas de qualquer modo, aqui fica o repto ao nosso executivo (pricipalmente ao secretário e tesoureiro-pessoas mais evoluidas), para que adopte uma medida deste género para bem de toda a Freguesia.
Hoje decidi procurar na net, e encontrei várias juntas que já adoptaram esta ideia. Uma delas é a Junta de Freguesia de Carnaxide - http://www.jf-carnaxide.pt/component/option,com_facileforms/Itemid,129/
Isto é só um exemplo do que se pode fazer... O site é uma via, mas a ideia é fazer mais que isso. Passa por criar um livro de registo, onde as pessoas possam escrever (ou pedir para alguem escrever, no caso ex. de pessoas idosas), as suas "reclamações". Este livro estaria disponivel ao balcão da Junta de freguesia. No entanto as pessoas poderiam tambem "reclamar" por telefone, e as funcionárias registavam no livro (valetas, passeios, lixo, esgotos, caminhos, aguas pluviais, etc.), os pedidos das pessoas.
Isto é gestão autarquica a serio. Aberta a todos os cidadãos e com verdadeira transparencia. Naturalmente isto requer uma outra postura. Todos ficariam a saber o que se passa com as populações, e isso não deve servir os intentos do nosso PJ. E naturalmente, e mais uma vez, ele vai dizer que...isso não tem interesse nenhum. Eu sei tudo o que se passa na minha Freguesia e não preciso de registos.
Mas de qualquer modo, aqui fica o repto ao nosso executivo (pricipalmente ao secretário e tesoureiro-pessoas mais evoluidas), para que adopte uma medida deste género para bem de toda a Freguesia.
Comentários
Assim toda a gente ficava a saber o que realmente (não) se faz na Freguesia...