sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

22ª Proposta: Livro de "reclamações"

A internet é realmente uma ferramenta fantástica! Há algum tempo que tenho em mente, propor a criação de um livro de registo de "reclamações" dos cidadãos da Freguesia (serão fregueses???).
Hoje decidi procurar na net, e encontrei várias juntas que já adoptaram esta ideia. Uma delas é a Junta de Freguesia de Carnaxide - http://www.jf-carnaxide.pt/component/option,com_facileforms/Itemid,129/
Isto é só um exemplo do que se pode fazer... O site é uma via, mas a ideia é fazer mais que isso. Passa por criar um livro de registo, onde as pessoas possam escrever (ou pedir para alguem escrever, no caso ex. de pessoas idosas), as suas "reclamações". Este livro estaria disponivel ao balcão da Junta de freguesia. No entanto as pessoas poderiam tambem "reclamar" por telefone, e as funcionárias registavam no livro (valetas, passeios, lixo, esgotos, caminhos, aguas pluviais, etc.), os pedidos das pessoas.
Isto é gestão autarquica a serio. Aberta a todos os cidadãos e com verdadeira transparencia. Naturalmente isto requer uma outra postura. Todos ficariam a saber o que se passa com as populações, e isso não deve servir os intentos do nosso PJ. E naturalmente, e mais uma vez, ele vai dizer que...isso não tem interesse nenhum. Eu sei tudo o que se passa na minha Freguesia e não preciso de registos.
Mas de qualquer modo, aqui fica o repto ao nosso executivo (pricipalmente ao secretário e tesoureiro-pessoas mais evoluidas), para que adopte uma medida deste género para bem de toda a Freguesia.

4 comentários:

Anónimo disse...

secretário e tesoureiro mais evoluidos? em comparação a quem? alguém os vê? alguém os conhece? alguém já viu o tem conhecimento que eles tem voto na matéria? são é 2 paus mandados. quero ver é nas próximas eleições com os 3 "amigos" a lutarem pela presidência. zangam-se as comadres sabem-se as verdades

Anónimo disse...

Esta proposta sem dúvida que é positiva, assim o executivo teria a possibilidade de acompanhar de perto, não o progresso que tanto apregoam, mas sim o retrocesso da freguesia em que vivemos. Mas isso, sr. Zé Américo dá trabalho,ou melhor, é um trabalho fácil demais para uma freguesia de vanguarda que só faz trabalhos impossiveis, tão impossiveis que ainda não encontraram a forma, por exemplo, de apagar os desenhos obscenos das placas de informação em Oronhe, resultado de excessos de uma noite de bruxas e outras palavras "enlameadas". Enfim, não há tempo para pequenos trabalhos.

Anónimo disse...

Muito boa esta proposta, sim senhor.Não deve é agradar ao presidente.
Assim toda a gente ficava a saber o que realmente (não) se faz na Freguesia...

Anónimo disse...

É bem verdade essa questão das placas, embora não sei se é a junta que tem a responsabilidade de fazer esse trabalho mas é uma vergonha o que está escrito no quadro de afixação de editais e outros documentos na capela de St André. O placard é da capela ou da junta? E já lá vão pra aí uns 5 meses e nada, deve estar á espera que chova para a chuva ajudar a limpar...simplesmente vergonhoso!