O que se sabe é que no passado dia 17, uma parte desta velha árvore partiu e caiu para a estrada. Depois de avaliada a "saúde" do que restava da velha Olaia, os peritos decidiram cortar o que restava desta árvore, já que esta ameaçava cair e poderia colocar em perigo quem por ali circula.
Depois de uma pesquisa rápida, apurei que esta árvore tem um nome latino, Cercis siliquastrum. É da família das Fabáceas - Leguminonas, e tem vários nomes comuns: Olaia, Árvore-de-judas, Árvore-do-amor e Pata-de-vaca.
É uma árvore de folha caduca, de médio porte e a sua copa pode atingir mais de 7 metros de altura.
Como curiosidade, parece que, embora a versão mais conhecida sobre a morte de Judas se refira a uma figueira, uma outra lenda, conta que foi numa Olaia que o apóstolo se enforcou. Ainda segundo a mesma lenda, este acto tornou róseas as suas flores, que inicialmente eram brancas, motivo pelo qual esta árvore é também conhecida como “árvore-de-judas”.
Agora, que perdemos mais um símbolo da nossa terra, era bom que no mesmo local fosse plantada uma nova árvore, da mesma espécie, para que os "vindouros" se recordem da velha Olaia do Adro.
1 comentário:
Que tal limpar o local onde estava a Olá é já agora também limpar a ponte.
Enviar um comentário