quarta-feira, 13 de julho de 2016

Há assuntos "tabu". A agregação é um deles.

Em tempos houve na política vários "tabus" que duraram bastante tempo. Os mais famosos foram talvez o de Cavaco Silva, que deram até origem a um blogue.
Na nossa assembleia de Freguesia parece que tambem há assuntos "tabu". Um deles é o descontentamento ou contentamento da população com a agregação.
Na ultima assembleia, foi "obrigado" a puxar o tema para o debate, pois houve uma intervenção de uma pessoa do publico, que levantou a questão do suposto beneficio da Freguesia de Espinhel em relação a Recardães. 
Já não é a primeira vez que isto acontece. Mas, da parte dos elementos da Assembleia , nem uma palavra. Parece que anda toda a gente com medo de falar deste assunto. Mas nós não fomos eleitos para ter medo das palavras e de manter o assunto "tabu". Devemos falar sobre todos os problemas que afectam a população, independentemente de ferir algumas susceptibilidades.
Acabei por questionar o executivo sobre qual a posição que teria sobre o assunto, pois a ANAFRE anunciou que fez um inquérito aos seus associados sobre os benefícios da ultima reforma administrativa e apenas 30% deles disseram que reconheciam melhorias no funcionamento das novas freguesias.
Mas a resposta foi evasiva. Não consegui perceber se tinham respondido a esse inquérito ou não, nem qual a sua perspectiva.
Naturalmente que não será fácil admitir que esta não foi uma boa decisão e que não se vêm grandes benefícios com esta agregação. o que é certo é que por mais do que uma vez, o executivo queixou-se que o território é muito grande e não conseguem chegar a todo o lado.
Eu até sou capaz de reconhecer algum esforço inicial do executivo para mostrar à população que isto ia melhorar. E, de certa forma, até conseguiram no inicio. Mas, com o passar do tempo, as coisas agravam-se e é notória a dificuldade de chegar a todo o lado. E eu não estou a culpar directamente o executivo por isso. Mas, indirectamente, foram estes elementos e os que os apoiaram a levar-nos por este caminho.
Acredito que este sentimento não seja comum a todos. Há sem duvida alguns lugares da Freguesia de Espinhel, que não devem notar tanto essas dificuldades. Mas há muita gente que se queixa desta situação e não e só na Freguesia de Espinhel, porque são as pessoas de Recardães a queixarem-se disto mesmo.
Daí a necessidade de uma avaliação seria sobre estes resultados.
Sabemos que o Governo nomeou uma comissão para avaliar o resultada desta reforma. Sabemos que antes das próximas eleições autárquicas não haverá alterações ao mapa actual. Mas é preciso estar atento a este movimento e perceber o que é melhor para as populações.  

Sem comentários: