Nos últimos tempos, em nome de uma suposta austeridade da qual não temos nenhuma responsabilidade, retiraram-nos o pouco que nos tinha sobrado dos tempos áureos em que foram historicamente importantes.
Segundo alguns historiadores, estas terras terão sido povoadas há mais de 4.000 anos. Há 500 anos foi-nos concedido o Foral (junto com Is da Ribeira e Fermentemos, sendo Óis a sede desse concelho). Mas isso foi há demasiado tempo. Nos tempos modernos fomos perdendo importância. Fomos perdendo influência. Por várias razões, não conseguimos acompanhar a evolução de outras Freguesias vizinhas.
Em 2013 fomos "agregados" por outros maiores, mais influentes e mais persistentes. E demos de barato esse facto. Aprovamos, validamos e alguns até saudaram esse momento "histórico".
Disseram-nos que não íamos perder a identidade, os usos e costumes. Mas isso já nós tínhamos perdido há muito tempo.
A identidade de um povo faz-se, e reforça-se, com momentos de convívio e partilha. Com motivos de orgulho comum a todos, como o território, a história e as tradições. E tudo isso se esvaziou.
Hoje "crava-se mais um prego no nosso caixão". Perdemos a escola primária. Para o próximo ano, os nossos alunos terão de se deslocar para outras paragens para poderem fazer o seu percurso escolar desde o 1º ano.
A escola primária e a catequese, eram as ultimas referencias desta comunidade. Eram pontos de criação da tal identidade que tanto se fala.
Resta a Igreja (para os crentes) para unir o que sobrou desta comunidade. Espero que não venha também, um dia destes, uma qualquer determinação eclesiástica que acabe também com esta referencia.
Sejam felizes.
1 comentário:
Verdade?? Nós pais nao sabemos nada porque ninguem se digna dar uma palavra... sim porque uma palavra bastava: fecha ou nao...
Enviar um comentário