Levaram-nos os anéis e agora levam os dedos

Nos últimos tempos, em nome de uma suposta austeridade da qual não temos nenhuma responsabilidade, retiraram-nos o pouco que nos tinha sobrado dos tempos áureos em que foram historicamente importantes.
Segundo alguns historiadores, estas terras terão sido povoadas há mais de 4.000 anos. Há 500 anos foi-nos concedido o Foral (junto com Is da Ribeira e Fermentemos, sendo Óis a sede desse concelho). Mas isso foi há demasiado tempo. Nos tempos modernos fomos perdendo importância. Fomos perdendo influência. Por várias razões, não conseguimos acompanhar a evolução de outras Freguesias vizinhas.
Em 2013 fomos "agregados" por outros maiores, mais influentes e mais persistentes. E demos de barato esse facto. Aprovamos, validamos e alguns até saudaram esse momento "histórico". 
Disseram-nos que não íamos perder a identidade, os usos e costumes. Mas isso já nós tínhamos perdido há muito tempo. 
A identidade de um povo faz-se, e reforça-se, com momentos de convívio e partilha. Com motivos de orgulho comum a todos, como o território, a história e as tradições. E tudo isso se esvaziou.
Hoje "crava-se mais um prego no nosso caixão". Perdemos a escola primária. Para o próximo ano, os nossos alunos terão de se deslocar para outras paragens para poderem fazer o seu percurso escolar desde o 1º ano.
A escola primária e a catequese, eram as ultimas referencias desta comunidade. Eram pontos de criação da tal identidade que tanto se fala.
Resta a Igreja (para os crentes) para unir o que sobrou desta comunidade. Espero que não venha também, um dia destes, uma qualquer determinação eclesiástica que acabe também com esta referencia.
Sejam felizes.


Comentários

Anónimo disse…
Verdade?? Nós pais nao sabemos nada porque ninguem se digna dar uma palavra... sim porque uma palavra bastava: fecha ou nao...

Mensagens populares deste blogue

Atualizações 2025

Espinhel: Obras de Alargamento da Rua Principal retomadas

O "Mamarracho"