quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Assembleia de Freguesia: O que realmente importa

Hoje li (e reli) com atenção o que o João Coelho escreveu para o Jornal Região de Águeda sobre a ultima sessão da Assembleia de Freguesia. Embora reconheça o valor jornalístico da informação ali prestada, parece-me que foi dado demasiado destaque a uma situação que, de tão recorrente, nada acrescenta ao que realmente interessa à Freguesia. 
É certo que a discussão não foi muito produtiva (tal como eu tinha previsto na publicação anterior), pois parece que tudo estava preparado para ser "abreviado" e poucos tinham disposição para intervir.
Acho que o Presidente da Junta também não esteve bem ao entrar no desafio de "medir à fita" o trabalho realizado antes e depois. Para quem está habituado a estas lides, parece-me mau deixar-se "enrolar" neste tipo de quezílias sem nexo. 
Quanto às propostas e à criticas que tive oportunidade de fazer sobre elas, parece-me "curto" fazer uma lista de propostas que, algumas delas, constam nos Planos de Actividades há décadas.
Mas o que realmente importa é o que ficou por dizer. Ficou por dizer o que realmente se pretende de uma União de Freguesias que é a segunda maior do concelho. Qual é a linha de rumo que pretendemos trilhar e "onde é que queremos estar" no final desta legislatura. 
Para isso é necessário traçar um projecto politico. Passar o tempo a queixar-se da falta de apoio da Câmara Municipal e da escassez dos meios, não vai fazer com que esses meios se multipliquem.
Renovo aqui a critica da falta de criatividade. E para que não percebeu o que quero dizer com falta de criatividade, posso começar por dizer que podiam começar por alterar a forma como apresentam a "Plano de Actividades". Elencar, por áreas de actuação, os objectivos que se propõe, explicar como pretendem lá chegar e qual o valor que pretendem alocar a cada objectivo.
Posso ainda voltar a explicar que há oportunidades que se apresentam fora do contexto habitual (financiamento do Estado e da Câmara Municipal).
Deixo aqui um exemplo do que poderá/deverá ser um verdadeiro "Plano de Actividades": https://www.cm-agueda.pt/uploads/document/file/2315/GOP2015_assinado__signed_.pdf

Sem comentários: