quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Questões de periferia

Muitas vezes dou comigo a pensar...e se eu tivesse nascido na cidade. Ou se me tivesse mudado para lá? Como seria a minha vida actualmente? Como seriam vistas as minhas ideias? Que vantagens teria uma vida citadina? O que ganho eu continuando a pertencer à periferia?
Para algumas destas perguntas já encontrei repostas, mas para outras talvez nunca as venha a encontrar.
Houve uma fase da minha vida, em que, por razões profissionais, passei muitos dias e muitas noites em grandes centros urbanos. Muitos quilómetros de estrada e muita experiência adquirida noutras paragens.
Mas eu mantenho um orgulho enorme de não me ter deixado contaminar pelas "facilidades" dos grandes centros. Continuo "agarrado" a esta pacata aldeia, onde vou tentando levar uma vida desafogada e feliz. 
Mas isto tambem tem as suas desvantagens. Os "periféricos" são sempre vistos como acessórios. Não nos levam muito a sério. Não nos querem dar direito sequer a pensarmos em grande. Isso é coisa para os outros, que tem outras "habilitações" e outros meios. 
Mas eu penso. Uma vezes em grande outras nem por isso. Com as minhas limitações, mas penso. E ao pensar incomodo. 
Como já perceberam, não sou de me acomodar e por isso talvez seja incómodo. Mas, há alturas na vida, em que temos de assumir riscos. E incomodar, nos tempos que correm, é um risco.
Mas, depois de quase meio século de vida, já não tenho "pachorra" para certas coisas. Por isso, não se surpreendam se me voltar a faltar a paciência.


Sem comentários: