terça-feira, 11 de agosto de 2015

Mais um desafio

Isto de ter a mania de dar opiniões/ideias sobre a melhoria das condições de vida das populações, tem consequências.
Há três anos atrás, deu-me na cabeça ir serra acima para encontrar um "refugio" para fugir à rotina, na altura bastante agitada, do dia a dia. Então fui parar a uma pacata aldeia do Concelho de Arganil, em plena Serra do Açor, chamada Casal Novo.
Uma aldeia fantástica, com casas de xisto "plantadas" à beira do Rio Ceira. Gente simples, acolhedora e ávida de atenção e companhia.
Lá comprei um "palheiro" velho e, com muito custo e ajuda da família, lá fiz uma obras e construí o meu refugio. Uma casinha em xisto, modesta, com uma vista fantástica sobre o rio e uma paz de arrepiar.
Agora chegou mais um desafio. Participar na dinamização da aldeia, através de uma Comissão de Melhoramentos com mais de meio século de existência. As pessoas da aldeia depositam em mim a esperança que muitos perderam noutros tempos. Tempos em que viram os seus filhos fugir para outras paragens à procura de melhores condições de vida.
Hoje a aldeia que virar-se para o turismo. Quer atrair novos habitantes, mesmo que sejam de fim de semana, oferecendo-lhe melhores condições de vida e repouso. Há imensas casas abandonadas e até em ruínas que é preciso não deixar cair completamente. É preciso devolver vida à aldeia e manter as tradições e o património natural e edificado.
Não podia recusar o convite. Não faz parte do meu "adn" dizer que não aos desafios que acho possíveis de alcançar. Por isso lá estarei. Que me desculpe a família, que sabe que vai sofrer com mais este desafio. Mas com uma melhor gestão do tempo e com muita dedicação e trabalho, será possível fazer mais e melhor por aquela gente.
Vamos a isso!

Sem comentários: