Pela primeira vez na história do Município de Águeda, o executivo decidiu avançar com meio milhão de euros para o Orçamento Participativo.
Aprovado o regulamento, foram criadas expectativas de que as freguesias tinham direito a apresentar uma certa quantidade de propostas, variável de acordo com a sua população. Mas o que assistimos nas sessões participativas, foi uma clara "invasão" por pessoas com propostas que nada tinham a ver com as Freguesias em causa. Conclusão: afinal uma freguesia que tinha direito a apresentar cinco propostas, acabou por ver aprovadas apenas duas. As outras eram de âmbito concelhio e não de freguesia. Foram apresentadas em varias sessões diferentes, até serem aprovadas.
Isto devia ter sido acautelado no regulamento e não foi. As propostas apresentadas nas sessões participativas nas freguesias deviam ser exclusivas da freguesia em causa. As propostas de âmbito concelhio deviam ser apresentadas em sessão própria.
Também as questões técnicas não foram esclarecidas convenientemente e o que acontece agora é que a Comissão Técnica tem poderes para rejeitar qualquer proposta que entender.
Prometeram também que os proponentes de propostas aprovadas e "repetidas" seriam chamados para as "fundir" numa só, mas até agora, pelo menos comigo, isso não aconteceu. Talvez a minha proposta (2ª mais votada on-line) não tenha passado na analise técnica.
Ontem deve ter ocorrido a ultima reunião de analise técnica das propostas. Aguardo, com expectativa, as noticias sobre as decisões finais.
Ontem deve ter ocorrido a ultima reunião de analise técnica das propostas. Aguardo, com expectativa, as noticias sobre as decisões finais.
Naturalmente isto é um processo onde todos estão a aprender, mas que, até agora, isto não está a correr bem, isso não está.
Mas vamos acreditar que tudo vai acabar bem.
A ver vamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário