sábado, 9 de novembro de 2013

De volta à Pateira

Já há bastante tempo em que não escrevo aqui sobre a nossa Pateira. Hoje volto ao tema porque li um artigo sobre a construção de piscinas publicas pelas autarquias, que depois ficam ao abandono por falta de dinheiro para a sua manutenção.
O tema da piscina na Pateira, foi abordado na ultima campanha pelo actual Presidente da Junta, numa sessão a que tive o privilégio de assistir. Nessa sessão, o então candidato, afirmou que era um tema a estudar, mas não estava em condições de prometer nada. Mas falou na possibilidade de construir uma piscina biológica nas imediações do Parque da Pateira de Espinhel, opção que eu também defendo.
Este é um tema que me é muito querido e familiar. Lembro que, há quatro anos, tive a oportunidade de apresentar para a zona, um projecto para um pequeno Parque de Campismo, onde fazia parte também uma piscina. Também por isso, não quero deixar que o tema caia no esquecimento, até porque, na altura, teve uma boa receptividade por parte da Câmara Municipal. Na minha opinião, o Parque de Campismo é uma infraestrutura rentável e que praticamente não tem oferta no nosso concelho. As centenas de pessoas que se deslocam a Pateira, quer em visitas individuais, em família ou em grupos, são potenciais utilizadores desta infraestrutura.
Por isso, aqui deixo uma ideia do projecto, feito na altura por um colaborador meu, que depois de consultar a legislação sobre parques de campismo, que é bastante exigente e apertada, elaborou um projecto, para apresentar a quem de direito, e que continua à disposição para o que for necessário. Seria localizado a norte do actual parque, numa zona abrigada que, segundo os especialistas, será o local mais apropriado.
Este projecto já foi analisado por alguns investidores privados, que tem já experiencia na matéria, e que defendem a construção desta infraestrutura em conjunto com a promoção de uma série de actividades ligadas ao turismo da natureza.
Na esperança de despertar o interesse da autarquia, aqui fica este meu contributo para o efeito.



Sem comentários: