Nos anos oitenta, final do século XX, a população da Piedade reivindicava com veemência a construção de uma nova escola primária. As autoridades competentes acabaram por aceder a esta reivindicação e o edifício foi construído no Campo de Futebol da Feira. Passada cerca de uma década, a escola acabou por fechar por falta de alunos. Há cerca de dez anos a Câmara Municipal de Águeda, dona do imóvel, cedeu este edifício à Armep - Associação Recreativa, Desportiva e de Melhoramentos da Piedade. Que se saiba, a utilização do edifício é praticamente nula, pois a associação continua com a sede na antiga escola. Assim, numa altura onde os recursos são cada vez mais reduzidos, temos um edifício com uma localização privilegiada que está praticamente abandonado.
Aquilo que quero aqui, mais uma vez, reforçar é a necessidade de aproveitar estes recursos e coloca-los ao serviço da comunidade.
Um dos destinos possíveis para este edifício seria a sua cedência ao Clube de Caça e Pesca do Águeda e Cértima, que está actualmente sediado no edifício da sede da Junta de Freguesia em Espinhel. Este clube está mal instalado, num espaço exíguo, debaixo do palco do salão, partilhado ainda com a Arcel.
É claro que isto só seria possível com o acordo de todas as partes envolvidas. Mas acho que o bom senso imperar e seria possível chegar a bom acordo para todas as partes.
É preciso que alguém tome a iniciativa e que nos deixemos de "olhar apenas para o nosso umbigo" e passemos a ter uma visão mais racional e alargada.
2 comentários:
Boa ideia Sr. José Américo, com membro da Assembleia, pode sempre começar por ai!!
Concordo plenamente. toda a gente sabe que a Escola velha é mais que suficiente para a atividade que a ARMEP faz (bar e torneios de sueca??). Não faz sentido ter-lhe sido cedido mais instalações se não tem nem se perspetiva que as utilizem de forma consolidada. O ideal era encontrar dentro da freguesia ou da ...nova união de freguesias uma associação ou entidade que dinamizasse aquele espaço...
Enviar um comentário