quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Uma "desonestidade" politica

Na campanha eleitoral que terminou, tivemos alguns episódios em que devemos reflectir e a que eu me atrevo a chamar de "desonestidade" politica.
Em 1º lugar, a campanha feita pelo Presidente da Junta de Espinhel, com dinheiros públicos, nas Jornadas Autárquicas, que incluíram a celebre importação de material ortopédico e em que a autarquia gastou mais de 10.000€. Essa campanha acabou por se voltar contra ele próprio, pois o eleitorado não viu com bons olhos este comportamento.
Em 2º lugar, a campanha feita pela coligação, que usou a figura de uma pessoa como se fosse candidato à UFRE, o que afinal não era verdade. Com esta associação "abusiva" é possível que o eleitorado tenha visto essa pessoa como um candidato dessa coligação associado à União das Freguesias. Mas a verdade é que era apenas o nº 12 da lista à Assembleia Municipal.
É claro que se trata de uma pessoa com muito valor (se assim não fosse não a tinham "usado"). É vista na Freguesia de Espinhel como uma pessoa de trabalho e de princípios. É uma pessoa que estaria bem em qualquer equipa. É uma pessoa que eu estimo muito... mas, que me desculpem todos aqueles que estiveram neste processo, isto foi uma desonestidade politica.
Não quero com isto desculpar nada nem ninguém. Tivemos uma derrota politica e eu uma derrota pessoal. Quero apenas dizer que estaremos atentos e iremos "cobrar" todas as expectativas criadas, incluindo a participação dessa pessoa.

7 comentários:

Ricardo disse...

Foi uma derrota para vocês e uma vitória para o povo!
O João sempre foi aquilo para que se candidatou e para o que tinha tempo. Como estávamos todos juntos (o nosso lema, como bem se recorda), lutámos todos por uma causa comum, o bem das freguesias de Espinhel e Recardães.
Ele sabe muito bem de que lado se pôs! Ele é inteligente, bem como a maioria das pessoas, pois votaram em nós!

João Coelho disse...

Boa tarde Zé.
Respeito a opinião que colocaste no teu blog acerca daquilo que foi a minha intervenção nas eleições autárquicas, embora não concorde com a mesma. Como sabes, tenho um grande apreço e admiração pelo trabalho que tens desenvolvido em prol da freguesia de Espinhel, nomeadamente a forma veemente como interviste no último mandato da Assembleia de Freguesia de Espinhel. Representaste, a meu ver, juntamente com outras pessoas que contigo partilharam as cadeiras daquele órgão autárquico, a voz de descontentamento do povo perante a forma como estavam a ser conduzidos os destinos da autarquia, e que agora se manifestou na hora de votar, dando um cartão bem vermelho ao executivo ainda em funções. Por este motivo, se me permites não discutirei este assunto, no bom sentido claro está, neste local. Sei que teremos oportunidade de conversar acerca deste assunto e certamente esclarecer alguns aspectos que possam ser menos entendíveis. No final disto tudo, o mais importante é que a nova União de Freguesias saia a ganhar, como acho que saiu, aspecto para o qual agora, arrumadas que estão as eleições, ambos iremos evidentemente colaborar.

Anónimo disse...

Desonestidade vi quando foram para Casal de Alvaro sabendo que nesse dia o PSD ia lá andar , falta de ética vi quando nos fomos para Oronhe\Casainho Baixo depois de falarmos com alguns membros da tua lista inclusive com a tua pessoa , e passado 2h já lá andavam inclusive a mandarem-nos despachar . Felizmente o povo teve consciência e votou na minha opinião na lista certa , é bom ver que as duas listas derrotadas tinham cabeças de lista da Freguesia de Espinhel e nem lá conseguiram ganhar .

Anónimo disse...

Deixa lá Jõao...isso é só dor de cotobelo

Romano disse...

Desonesto é o anónimo anterior mentir deliberadamente. A verdade é que a comitiva do PS tinha um mapa onde estavam marcadas as visitas aos lugares com mais de uma semana de antecedência. Ninguem sabia que naquele dia o PSD/CDS iam para Casal de Álvaro. Mesmo assim o que foi combinado depois foi que o PSD/CDS iam para Oronhe e não foram. Foram começar no Casainho e quando nós fizemos Casal de Álvaro, fomos começar no Raso de oronhe para não nos cruzarmos. Mas afinal ainda andavam a meio de Oronhe quando nós acabamos por vos encontrar. mas disso não veio nenhum mal ao mundo, pois se bem se lembra até tiraram fotos em conjunto.
Afinal quem é que é desonesto?

Anónimo disse...

Oh romano falas sem conhecimento de causa . Mentir deliberadamente em que ?? Vai mas é falar com o pessoal da tua lista antes de vires para aqui fazeres acusações .

Marco Pinto disse...

É por estas "mesquinhices" e "guerras partidárias" que a freguesia de Espinhel nunca cresceu como os lugares que a ela pertencem mereciam. Espero apenas que com a agregação fiquem todos a ganhar... Que se unam todos para serem uma freguesia forte.