segunda-feira, 2 de setembro de 2013

As pessoas e baixa politica local

A politica local traz-nos coisas muito boas e coisa muitos más. Dentro das coisas boas, realço as amizades. Conhecemos pessoas integras, cujo único interesse é participar na vida publica sem pedir nada em troca. Pessoas com um passado que fala por si. Pessoas que, ao aceitarem participar nestas coisas, sujeitam-se a serem mal tratadas, apenas por escolherem estar de um lado ou de outro. 
Também pessoas mais jovens, de uma outra geração, que se não fosse pela politica, talvez nunca tivesse oportunidade de conviver com elas. Jovens com excelente formação, técnica e moral. Jovens que abdicam de momentos da sua vida privada para discutir e partilhar coisas da vida publica.
Mas há também o outro lado.  O lado das pessoas interesseiras, mal formadas e vingativas. Pessoas que para se manterem no poder ou para atingi-lo, não se inibem de inventar mentiras e entrar no campo pessoal para atingir as pessoas que ousaram pensar de forma diferente. Na parte que me toca, já tenho a experiência de quatro anos a levar com tudo o que há de pior. Mas custa-me a ver outras pessoas, que depois de uma vida a lutar por causas em que acreditam, e que nunca prejudicaram ninguém, serem ofendidas na praça pública, apenas porque decidiram candidatar-se por um outro partido politico.
A baixa politica é assim mesmo. É feita por pessoas de baixo carácter, ou sem carácter nenhum, e não olha a meios para atingir os seus fins. Em vez de expor ideias, espalha boatos. Entra pela casa das pessoas com falsas promessas, espalhando medos e fantasmas e denegrindo a imagem dos adversários.
A disputa politica deve fazer-se às claras. Faz-se nos locais próprios e frente a frente com os seus intervenientes. Se achamos que temos algo a denunciar, fazemo-lo publicamente e sem mentiras. Demonstrando os factos que nos levam a ter uma determinada  opinião. Essa é a verdadeira politica, feita de diferenças de opinião e de método de acção.
É na defesa dessa forma de estar na politica que muitas pessoas, que nunca estiveram nestas lides, aceitam apresentar-se ao eleitorado. Não vamos nivelar tudo por baixo e dizer " são todos iguais", porque há uns "mais iguais que outros".

2 comentários:

Indignado disse...

Não sei qual é a admiração, pois é exatamente o mais do mesmo dos anos anteriores.

Já agora gostava de saber se alguém sabe onde é a sede de campanha da lista do progresso?

Pelo o que consegui apurar´, são as instalações da Junta, que pertence a todos, é uma total falta de respeito e vergonha na cara!

Vale tudo, mas nem todos andam assim tão distraídos, e o pecados velhos não se esquecem de um dia para o outro!!

Anónimo disse...

Para manter as regalias que se habituaram a ter, faz-se o que for preciso. ( nem que seja só para continuar a ter lenha entregue em casa, arranjada durante o horário normal de trabalho) tempo que dava para fazer os trabalhos que compete a uma junta de freguesia!!!