Ontem comemoramos mais um Dia da Freguesia de Espinhel.
Convém aqui relembrar que este dia (que é o segundo domingo do mês de Julho) era o dia da Festa da Pateira. Dia de baile e merendas nos matos e no pousio.
Convém ainda lembrar que foi a Arcel a responsável pela primeira iniciativa de juntar as associações da Freguesia numa prova de cicloturismo e um almoço/convívio exactamente neste dia.
Depois disso, a Junta de Freguesia decidiu marcar para este dia a comemoração do Dia da Freguesia e muito bem. A iniciativa começou a ganhar adeptos e hoje é um dos dias mais importantes no ano para toda esta gente, trazendo á pateira mais de pessoas em convívio. Esta iniciativa, da Junta de Freguesia, só tem este êxito pela dedicação e espírito de entre-ajuda das associações da Freguesia.
Este ano, como aqui já referi, o presidente da Junta decidiu alterar algumas regras na organização, forçando as associações a aceitar aquilo que ele sozinho já tinha decidido. Na reunião preparatória para o evento, foram muitas as vozes que se levantaram, para alertar para as dificuldades que poderiam surgir na distribuição da comida, já que o tipo de ementa escolhida pelo presidente não dava garantias de uma rápida resposta a todos os participantes. Mas, como sempre, o presidente não acolheu as sugestões e duvidas de ninguém e seguiu com a sua proposta. O que é certo é que quem alertou para o que podia acontecer estava coberto de razão e ontem houve um coro de protestos, pois a carne não conseguia chegar a toda a gente a tempo e horas e houve mesmo pessoas a levantarem-se e indo para casa comer.
Era evitado "manchar" este dia por uma birra que não fazia nenhum sentido. O que está a funcionar bem deve ser continuado. Pode ser melhorado e certo, mas há riscos que não vale a pena correr. E como dizia um elemento de uma associação: "agora quem os tem de aturar somos nós que os convidamos para vir aqui".
De resto correu tudo bem, o convívio foi salutar, a Banda Alvarense premiou-nos com um mini-concerto muito agradável, assim como a Orquestra de Bandolins de Esmoriz, que com enorme esforço, tentaram fazer-se ouvir, sem condições acústicas para um concerto com aquela qualidade.
Embora o presidente da Junta tente enganar as pessoas, dando a entender que se ele deixar de ser presidente o dia da Freguesia acaba, a comemoração deste dia será para manter por muitos e longos anos, assim a população o deseje.
2 comentários:
Basta deixa-lo fazer como ele quer e o resultado é o que se viu!!
SIMPLESMENTE UMA VERGONHA ( PARECE QUE AS PESSOAS ESTAVAM AMENDIGAR UMA MIGALHA )
Falta de respeito pelas pessoas, que o EXECUTIVO CONVIDOU!!
Eu não volto mais enquanto esta gente organizar estes convívios!!
Andaram as pessoas das associações de porta em porta para agora terem de ouvir as reclamações todas. É uma vergonha para a freguesia ter um presidente assim. Eu tenho vergonha de pertencer a uma freguesia que elege um presidente destes.
Enviar um comentário