Na passada segunda-feira, tal como anunciado, realizou-se mais uma "jornada" na Freguesia sob o tema "Que Democracia no Desenvolvimento Local?"
Trata-se de um tema muito vasto, mas que acabou por se centrar na "Reforma das Freguesias". É também um tema ainda muito "quente" e, talvez por isso, a casa esteve quase cheia (embora com muita gente de fora), o que demonstra o quanto este tema "mexe" com as pessoas.
Com um painel de ilustres convidados (embora com algumas baixas), o tempo foi pouco para todos poderem expor as suas ideias e muito pouco para que o publico pudesse participar com as suas opiniões e questões ao painel.
Com a moderação do Eng. Celestino de Almeida, Presidente da Assembleia Municipal de Águeda, que tentou colocar alguma "disciplina" para que ninguém se alongasse demasiado, já que, numa noite de segunda-feira, o tempo era ainda mais limitado. Assim, não foi possível tratar de mais temas para alem da Reforma das Freguesias. E é pena que a discussão se tenha limitado a isto. Isto demonstra que é preciso reconsiderar este tipo de iniciativas, colocando temas mais concretos e, provavelmente painéis mais "curtos" de forma a que as pessoas (tanto convidados como publico em geral) não saiam defraudadas por não terem oportunidade de se debruçarem sobre problemas concretos que os preocupam..
Foi no entanto a "jornada" mais proveitosa, até agora realizada, e ficou claro que esta reforma, feita á pressa e contra a vontade das populações, vai continuar a deixar marcas que serão difíceis de sanar num futuro próximo.
Não ficou claro se este processo irá ficar concluído a tempo das eleições autárquicas deste ano, pois entre os presentes ainda há quem defenda que é possível travar o processo, ou impedir a realização das eleições na data prevista (setembro ou outubro).
Ficamos a guardar novos desenvolvimentos!...
Sem comentários:
Enviar um comentário