quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O novo Mapa de Freguesias do Concelho de Águeda???

O novo Mapa de Freguesias do Concelho de Águeda parece que já está "esboçado". Segundo o Jornal Soberania do Povo, afinal a proposta já estava feita, apesar de o CDS ter anunciado na Assembleia Municipal que iria debater ontem com o PSD este assunto e ter convidado o PS a juntar-se á discussão.
Não sei se será esta a proposta final a levar hoje á Assembleia Municipal, mas se assim for, quero aqui manifestar o minha frontal oposição a esta proposta no que se refere á Freguesia de Espinhel.
Passo a transcrever:

As extinções

As 11 freguesias (sedes) propostas serão as de Aguada de Cima, Fermentelos, Macinhata e Valongo (continuam autónomas); e as de Águeda (agrega a Borralha), Barrô (Aguada de Baixo), Belazaima (Castanheira e Agadão), Préstimo (Macieira), Recardães (Espinhel), Travassô (Ois da Ribeira) e Trofa (Segadães e Lamas).
Serão extintas, embora não percam a sua identidade, como prevê a lei, as freguesias de Agadão, Aguada de Baixo, Borralha, Castanheira, Espinhel, Lamas, Macieira, Ois da Ribeira e Segadães.

As 11 freguesias

As 11 freguesias do concelho terão o seguinte número de habitantes, tomando em conta os dados dos CENSOS de 2011:

o Águeda: 13.578.
o Recardães: 6.120.
o Valongo: 5.006.
o Trofa: 4.645.
o Aguada Cima: 3.952.
o Barrô: 3.739.
o Macinhata: 3.581.
o Fermentelos: 3.148.
o Travassô: 2.449.
o Belazaima: 1.792.
o Préstimo: 1.031.
Fonte: Jornal Soberania do Povo


Aqui se vê o peso que Espinhel tem no Concelho de Águeda. Como é possível que Espinhel com 2.486 habitantes, seja agregado por Recardães, enquanto que Travassô, com apenas 1.585 habitantes, agregue Óis da Ribeira? Ou ainda, como é que Barrô, com 1.841 habitantes, agrega Aguada de Baixo? Então são os mais pequenos os agregadores enquanto os maiores são agregados?
Hoje vou estar na Assembleia Municipal e embora não tenha direito a intervir (se realmente for esta a proposta apresentada) vou manifestar a minha indignação pelo tratamento descriminatório a que continuamos a ser sujeitos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Então agora o Campos ainda vai continuar a "lamber as botas" ao PSD e á Paulinha???