Ontem Espinhel comemorou mais um Dia da Freguesia. Logo de manhã a "comitiva", com o tractor Gôcha a timoneiro, iniciou o percurso cicloturistico, que supostamente daria a volta á Freguesia de Espinhel. Partindo do edifício da Junta de Freguesia, deslocamo-nos para o norte do Rio Águeda, com destino ao lugar de Oronhe, seguido do Casainho de Baixo e depois a Casal de Álvaro. Em Casal de Álvaro, quando o Gocha já atravessava a linha para se dirigir a Espinhel, como era costume, eis que surge uma ordem superior: É para ir por Cabanões! O Gôcha lá inverteu a marcha e de rompante lá se dirigiu para Cabanões. Então mas agora Cabanões tambem pertence á Freguesia de Espinhel? Não! Mas pode vir a pertencer...diziam os mais atentos. Pois e Óis da Ribeira? Óis da Ribeira é que é importante! Diziam os do coro. Alguns ficaram-se por ali e os outros lá continuaram á conquista de novos territórios. Nem de propósito, quando a comitiva se aproximava de Óis da Ribeira, aconteceu o percalço do dia. A organização não cruzou os dados com as Freguesias vizinhas e deram de caras com uma prova de BTT. Isto fez estalar o verniz ao presidente da comitiva, que acusou os "intrusos" de não terem as autorizações da "via verde" em dia e por isso não poderem circular naquela hora e naquele local.
Superado este percalço a comitiva lá seguiu pela "nova" Freguesia acima até voltar a entrar no território do progresso. Com a comitiva já desmembrada, pois um percurso destes não é para todos, lá se seguiram os lugares de Piedade e depois Paradela.
De volta a Espinhel, já na parte do descanso, lá se desceu até ao Parque da Pateira, onde já aguardava a comunidade religiosa para a celebração da Eucaristia Dominical.
Com uma mesa abastada, os comensais e as suas visitas, lá se deliciaram com uma ementa preparada especialmente para este dia.
Não faltaram as visitas de circunstância e as animações mais variadas, que contribuíram para a celebração desta Grande Festa que outrora já foi a da Pateira.
4 comentários:
Mais uma organização impecável... Estamos todos de parabéns!
Até os que só dizem mal (não sabem fazer mais nada) também estão de parabéns...
Como diz o povo...Com papas e bolos, se enganam os tolos.
Viva a Freguesia de Espinhel!E arredores...
Enviar um comentário