terça-feira, 24 de abril de 2012

Assembleia de Freguesia: 1ª Sessão de 2012

Na próxima quinta-feira, realiza-se a 1ª Sessão de 2012 da Assembleia de Freguesia de Espinhel. Depois de uma prometida Assembleia Extaordinária para Fevereiro, temos agora, e mais uma vez, uma ordem de trabalhos muito extensa, talvez para provocar mais algumas desistências e assim evitar alguns dissabores para o executivo e a sua lista.
Para alem de longa, a lista de assuntos contem um ponto que custa a perceber qual é o seu objectivo. Trata-se do ultimo ponto: Direito de oposição.
Assim descrito, não acredito que alguem consiga perceber o que se pretende com este ponto. Mas após uma tentativa de esclarecimento deste assunto (porque eu faço o trabalho de cada), acabo de receber mais alguma informação, que ajuda a perceber o que quer o presidente dizer com: Direito de oposição.
Em 1º lugar acho lamentável que seja o presidente da junta a fazer a ordem de trabalhos das Assembleias. O presidente da junta, deve apenas sugerir os pontos que quer ver discutidos na Assembleia. Depois deve informar e esclarecer o Presidente da Mesa, do conteúdo desses pontos e só depois é que o Presidente da Mesa deve elaborar a ordem de trabalhos.
Em 2º lugar, a lei que rege o direito de oposição existe desde 1998, e não consta que até aqui tenha havido qualquer respeito pelo estatuto de Direito de oposição. A prova disso são as constantes recusas de facultar documentos aos membros da Assembleia durante os vários mandatos. Por isso a minha indignação e surpresa (ou nem por isso) em ver um reatório, assinado por 3 pessoas, com um conjunto de mentiras que envergonham a actividade autárquica.
Mas como já estamos habituados, o presidente da junta, para além de presidente, é secretário, tesoureiro e, se o deixarem, Presidente da Mesa da Assembleia.
E assim tudo vai bem no reino dos progressistas, que com a sua maioria esmagadora, continuam a controlar tudo e quase todos, sem prestarem contas a ninguem.
Apareçam na Assembleia na próxima quinta-feira ás 21h, no Salão da Junta, e constatem o que se passa com a "governação" da nossa Freguesia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este edital nao me parece gual aos que estão afixados.

Estarei enganado?