sábado, 1 de outubro de 2011

Verdade e transparência das Assembleias

Acho que a maioria do nosso povo já teve por experiência própria a oportunidade de constatar que o presidente falta á verdade com a maior das facilidades. Na ultima Assembleia do mandato anterior, onde foi chamado de mentiroso pelo seu colega de executivo, e onde foi quase "crucificado" pela generalidade dos membros da Assembleia, teve a "distinta lata" de no final vir para a rua dizer que "lhes tinha dado de alto a baixo". Por isso não será novidade que na actual legislatura continue a mentir sobre o que se passa nas Assembleias e fora delas.
Na Assembleia de Junho passado, propus á Assembleia que as sessões fossem gravadas, e já no ano passado, quando o presidente tentou alterar uma acta, para fazer constar uma mentira que ele tinha inventado sobre mim na redacção de um jornal local, eu tinha sugerido que era melhor gravar as Assembleias, pois até facilitava a vida do secretário da Mesa que tem a função de as redigir. Mas até agora a maioria não aceitou essa proposta. Tambem na ultima Assembleia, tinha a intenção de abordar o assunto das Assembleias serem marcadas preferencialmente para sexta-feira, não só pelo facto de estarmos mais á vontade se elas se prolongarem, pois ao outro dia será sábado, mas tambem pelo facto de tambem permitir que o povo participe nas sessões. O assunto foi colocado pelo Horácio Neves, da Lista Independente, e eu manifestei a minha concordancia com a proposta. mas é claro que isto não deve agradar ao presidente da junta, pois assim um maior numero de pessoas teriam a oportunidade de presenciar a sua postura "miserável" nas Assembleias, quando não responde ás questões que lhe colocam. Assim cairiam por terra muitas das mentiras que depois vem dizer cá para fora, enganando muitos dos seus pobre seguidores.
Para mim as Assembleias são para fazer propostas (e eu tenho feito muitas e algumas seguidas por ele), são para colocar questões e para fiscalizar o funcionamento da autarquia. Mas isso ele não admite. Não faculta os dados que a lei obriga, não responde ás perguntas (mesmo as dos seus colegas) e continua a mentir, mesmo nas Assembleias. Não posso deixar de recordar, que na ultima Assembleia em que participou a ex-tesoureiro (Andreia Pereira) ele mesmo ao colocar uma questão, disse que vinha coloca-la na Assembleia porque o presidente a andava a "enrolar" á muito tempo.
Para mim, que graças a Deus, tive uma boa formação moral, a verdade está acima de tudo. Eu digo aquilo que penso nas Assembleias. Disse na ultima (mais uma vez) que o presidente ~estava a perder qualidades de dia para dia. Que não tinha condições para continuar como presidente da junta. Ele respondeu que eu era provocador, que por isso perdi as eleições e que iria voltar a perde-las. Eu apenas respondi, que ele estava enganado. Eu não tinha perdido nada. Que quem tinha perdido era ele. perdido qualidades, peso politico e força para governar a Freguesia. Embora reconheça que ás vezes haja da minha parte um excesso nos termos utilizados na discussão, é nas Assembleias que eu debato estas questões, no frente a frente com ele. Não venho para a rua dizer mentiras e disparates. Ele foi eleito para governar, eu e os outros elementos, fomos eleitos para fiscalizar.

3 comentários:

"TÁS APANHADO" disse...

olhando para a foto ao lado do seu comentário sobre a ultima assembleia, apetece-me divagar e, dar um nome tipo filme,"O MAU EXEMPLO DE UM EXECUTIVO SEM RUMO"- e legendar os pseudo-pensamentos dos actores, O TESOUREIRO -"deixa-me rir para a foto, pois cá no executivo nem as contas sei, e ainda bem senão deixava de rir..." -O PRESIDENTE - "...não me posso esquecer de falar no carro de mão e nas duas pás..." e o SECRETÁRIO - "deixa-me estar caladinho, também já só faltam 2 anos...", em exibição até 2013! pode ser que o 13 dê sorte...ou não!!!

Anónimo disse...

Será que alguém já se perguntou, porque será que um ser humano se presta a tantas criticas, tantas faltas de respeito.
E quém está com ele, será cego surdo e mudo, ou dá reijo não vêr nem ouvir?

A verdadeira VERDADE VENCERÁ disse...

sr anónimo quem é que critica afinal? hum!, papaias no ar...seja mais claro! ou ficou incomodado com tanta VERDADE, será que é impossivel viver na VERDADE?