quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Espinhel e o Livro Verde da Reforma da Administração Local.

Na passada semana o Primeiro Ministro apresentou o Livro Verde da Reforma da Administração Local. Neste livro, constam as principais linhas de orientação que vão levar á extinção, por fusão, de muitas Freguesias (estima-se cerca de 1.500)até ao final de 2012. Importa agora promover um amplo debate entre todos os interessados, sem bairrismos excessivos e com uma boa relação entre a "razão e o coração". Já tive oportunidade de introduzir este tema na Assembleia de Freguesia, mas acho que a maioria dos membros e o próprio executivo, ainda não valorizaram a grande transformação a nível local a que esta reforma nos vai obrigar.
Dizem as linhas gerais, que as Freguesias urbanas na sede dos Municípios, deverão ter no mínimo 15.000 habitantes. Ora aqui começa a verdadeira transformação. Águeda tem cerca de 11.500 habitantes. Assim será necessário agrupar pelo menos mais uma das Freguesias limítrofes. Aqui podem desenhar-se vários cenários, mas importa salientar que , por exemplo, não basta agrupar a Borralha (que é a Freguesia mais jovem do Concelho e já pertenceu á Freguesia de Águeda), pois esta Freguesia tem apenas cerca de 2.300 habitantes, o que não chega para atingir os 15.000. Assim ficam ainda várias outras hipoteses, nomeadamente Recardães ou Espinhel.
Para Espinhel, surgem várias hipoteses, tendo em conta que as linhas orientadoras apontam para que as Freguesias que se situam a menos de 10km da sede do Concelho, tenham um minimo de 5.000 habitantes. Assim a hipotese que se apresenta com mais lógica, seria a fusão com Óis da Ribeira e Travassô. Mas mesmo com estas 3 freguesias não se consegue perfazer os 5.000 habitantes (Espinhel 2.800, Óis da Ribeira 750, Travassô 1.750 aprox.). Assim seria necessário juntar mais uma freguesia. No entanto tambem se pode colocar o cenário da fusão de Espinhel com Recardães ou juntando a esta solução a freguesia de Óis da Ribeira.
São muitos os cenários que se podem colocar, mas o que importa é debater esta questão e ouvir as populações e os seus representantes. Não vale a pena "assobiar para o lado" a e achar que isto não tem importância nem urgência em ser discutido, porque 2012 é já "amanhã" e a decisão tem de ser tomada até ao final do próximo ano.
Haja bom senso!

6 comentários:

Anónimo disse...

Está mais que visto que este blog parou. Visitas? obviamente terá algumas dos sempre curiosos mas sempre escondidos na sua carapaça. De resto, tantas teorias, tantos números, tantas explicações mas trabalho? mãos à obra? ações? ainda queria o senhor José Américo ganhar as eleições. Obra, obra era afirmar publicamente se fosse presidente da junta o que já teria feito até agora. obra, obra seria fazer uma real oposição e dar a cara para que as pessoas o ficassem a conhecer. Mas não, pelos vistos o que importa é chover no molhado no blogue e nas assembleias de freguesia. quer que lhe diga uma coisa para rir: demita-se!

Independentemente disse...

Realmente esta freguesia está cheia de gente burra. gente que tem umas palas nos olhos que não as deixa ver a realidade. mas a freguesia é o espelho do país que temos. isaltinos, jardins, felgueiras, valentins e campos. tudo uma cambada. mas os eternos seguidores lá continuam com as palas nos olhos.

Gôcha disse...

O campos agora anda a mandar papaias com a carapaça de ANÓNIMO e não tem coragem para pôr lá o nome? Não sabe dizer pão e o que é que ele quer?

Morangal disse...

eu respondo-te gôcha é...areia, agora ele só quer é areia, que rico negócio ele arranjou, para atirar areia aos olhos dos espinhelenses. Sabes que tu gôcha e eu morangal levamos pouca areia nas nossas costas... ohhh não! queres ver que vamos ser substituídos por um grande camião...

Anónimo disse...

Não me digam que vai ressuscitar o Valentão??

Anónimo disse...

sr. presidente, este blog não é o site da junta, esse sim parou no espaço e no tempo. Você com o paleio de junta de vanguarda é que nos faz rir ihihi..Tenha vergonha senhor e, em vez de tentar virar o o bico ao prego aliciando a opinião pública com as suas mentiras e intrigas (próprio de um politiqueiro sempre em campanha) devia era comentar o assunto proposto, sobre este por exemplo que tem a dizer? deixe-me adivinhar .." sobre esse assunto não tenho comentários.." não gaste mais o meu dinheiro, demita-se.