sexta-feira, 29 de julho de 2011

Orgulho em ser de Espinhel

Nos últimos tempos o tema da redução do numero de Freguesias tem sido um tema bastante "quente". É com admiração que vejo o presidente da Junta a ser tão frontalmente a favor dessa redução. Sem questionar o critério que vai ser adoptado, veio já por varias vezes, dizer que é A FAVOR. Mas a favor de quê? A favor da "junção" com as Freguesias de Frementelos, Oís da Ribeira e Travassô? A favor da "junção" com Ois da Ribeira e Travassô? Ou a favor da "junção" apenas com Ois da Ribeira?
A Avaliar pelas opiniões que tenho lido nos jornais e em diversos blogs ligados á freguesia vizinha, não me parece que haja grande disponibilidade para se "juntarem" a Espinhel.
O presidente da nossa Junta diz que a nossa Freguesia não está em causa. Não sei em que se baseia para fazer esta afirmação, mas a fazer fé noutras ocasiões, deve estar a fazer fé no seu ateísmo (pois como o próprio diz: graças a Deus é ateu).
O que importa aqui questionar, é que razões temos nós para atrair outras Freguesias para se "juntarem" a nós? Que argumentos temos para "garantir" que a "débil" união da nossa Freguesia não estará em risco?
Eu tenho orgulho em ser da Freguesia de Espinhel! Mesmo com todos os atropelos que nos tem causado, eu continuo a acreditar que, se nos unirmos, teremos a força necessária para ser uma grande freguesia. E quero tambem que os meus filhos continuem a sentir este orgulho. Não quero que sintam vergonha de dizer que são de Espinhel.
Nalguns comentários que vou analisando nas rede sociais, há pessoas que tem vergonha de dizer que são da Freguesia de Espinhel. E isso entristece-me muito!
A população parece adormecida. parece estar acomodada, quando á sua volta se estão a passar grandes transformações que podem vir a alterar toda a sua forma de vida e dos seus filhos. É preciso despertar" Pedir explicações! Nós sabemos, por exemplos recentes, que não podemos deixar o nosso futuro apenas na mão de que nos governa. Não faltam exemplos de má governação e de displicência na defesa do interesse das nossas populações.
Vamos estar atentos! Está em causa o nosso futuro!

3 comentários:

Anónimo disse...

Vamos lutar, fazer algo para quê?
Se a pessoa que nos representa, é o faz-me rir da Freguesia.
Se falar-mos de Espinhel em algum local, o que recebemos é um riso de gozo.

Anónimo disse...

Temos é que vêr se alguma Freguesia vizinha, nos quer, pois com falta de tudo que temos, duvido que alguém nos aceite!!!!

Anónimo disse...

Ribeirenses uma vez ribeirenses para sempre. se o presidente não partilha da mesma opinião temos de arranjar quem o faça. REFERENDO LOCAL É URGENTE.