No próximo domingo, dia 10 de Julho, vai comemorar-se o Dia da Freguesia de Espinhel. Iniciando com uma prova de Cicloturismo, seguida de uma Missa Campal no Parque da Pateira, o dia será preenchido com um almoço e várias actividades durante a tarde.
Este dia(segundo domingo de Julho), que antigamente foi o dia da Festa da Pateira, passou a ser assinalado como Dia da Freguesia, após em 2000 a Arcel ter realizado pela 1ª vez uma prova de cicloturismo com todos os lugares da Freguesia (através das suas associações) e um almoço partilhado, para alem de varias outras actividades. Foi a partir desta realização que a Junta de Freguesia "pegou" na ideia e resolveu aproveitar a data para esta comemoração. É pena que agora a Arcel esteja de "costas voltadas" com a Junta e acabe por não participar neste evento.
Mas agora, que nos aproximamos da data, é altura de analisar a forma como este dia tem sido aproveitado pelas as "várias juntas" para fazer campanha e "reclamar" mas alguns apoios e consequentes votos. Em 1º lugar, a forma como a "distribuição" da carne é feita, obrigando a que as pessoas fiquem separadas por lugares, sem que se faça a verdadeira partilha e convívio entre os vários lugares da Freguesia. Essa "distribuição" dá muitas vezes azo a muitos exageros e alguns menos escrupulosos (que acho que só aparecem nestes alturas para comerem á borla), encham "a pança" e os "alforges" e no resto do ano estão-se marimbando para os problemas da Freguesia. Mas é dia de festa, há camisolas e carne á borla e os problemas ficam para depois ( e para os outros resolverem). É o populismo no seu melhor!
É altura para repensar a forma como se realiza este evento. Será que é preciso a Junta dar camisolas e carne á borla, para reunir as pessoas em convívio? Não seria uma boa altura(de crise) para sensibilizar as pessoas que deveriam levar um almoço próprio para ali partilharem, sem se escolherem locais marcados e separados para os vários lugares da Freguesia?
3 comentários:
Será que é a Festa da Freguesia, ou a festa do Presidente!!!!
Parece que tudo em que o Presidente toca, acaba por provocar desavenças.
Já há a Festa do Pau. Este vai começar a ser o Dia dos "Tesos". Tenho a certeza que mesmo que não se leve talher, acompanhamento ou copo não se sai sem comer. Eu vou divulgar aos sem-abrigo
Enviar um comentário