segunda-feira, 2 de maio de 2011

Maior, Melhor Espinhel (Artigo da JS publicado na sua página em 2009)

Maior, Melhor Espinhel
A Juventude Socialista deslocou-se à freguesia de Espinhel no passado sábado, dia 24 de Janeiro de 2009, no âmbito da iniciativa “Maior proximidade, melhores soluções”, de forma a estar cada vez mais próxima dos jovens e dos seus problemas, ambições e ideias.
Numa reunião com o Presidente da Junta de Freguesia de Espinhel, Manuel Campos, foi possível discutir a situação da freguesia em relação a diversas temáticas consonantes directa ou indirectamente com a juventude. Por conseguinte, a Juventude Socialista de Águeda obteve uma tónica geral acerca do trabalho desenvolvido em Espinhel por parte da Junta de Freguesia. Numa JF cujo actual executivo provém de um movimento de carácter cívico com diversas tendências políticas, Manuel Campos afirma que à data da sua chegada a freguesia estava parada no tempo.
Foram referidas, na reunião, diversas intervenções por parte do actual executivo, de que são exemplo os metros de valetas já postos em prática, a requalificação do largo da igreja, a dinamização do edifício da JF e respectivo atendimento aos cidadãos, bem como a aquisição de utensílios e máquinas para trabalhar por toda a freguesia. A JS tomou conhecimento da existência de uma Brigada de Obras, como é apelidada pelo executivo, constituída actualmente por sete pessoas e que coloca em marcha uma série de intervenções preconizadas pela JF. Manuel Campos defende que a freguesia de Espinhel sempre gerou mais receitas ao erário público do que recebeu em investimentos, e evidencia que há alguns anos (dá o exemplo de 1999) «a Câmara não previu um cêntimo de investimentos para Espinhel!». Com isto, mais uma prova é dada ao que a JS já afirmou em anteriores comunicados: o comportamento tendencioso de algumas Câmaras anteriores a 2005.
Uma das temáticas centrais foi a lagoa da Pateira. O Presidente da JF Espinhel mostra-se satisfeito com rumo dado a esta lagoa por parte do executivo de Gil Nadais, e considera que é de extrema importância que os seus projectos se concretizem; mostrou-se contente com a quase inexistência de jacintos na lagoa. Todavia, Manuel Campos lança algumas críticas ao Presidente da JF Fermentelos, Amílcar Dias (eleito pelo PSD), pelo facto de este não ter apoiado a intervenção na Pateira com a máquina para limpeza de jacintos, ao mesmo tempo que sempre tentou que Fermentelos se apoderasse da Pateira e das suas margens. É referido que no passado a cartografia existente mostrava, de forma estranha, que Espinhel não tinha margem nesta lagoa, e que a margem de Espinhel pertencia toda a Fermentelos – afirma que foi uma feliz ideia por parte da Câmara PS promover um encontro para resolver os limites administrativos entre Espinhel, Óis da Ribeira e Fermentelos, já que a freguesia está a perder dinheiro pelo facto de possuir menos área geográfica do que aquela que efectivamente tem. Além deste estranho caso de limites, é ainda referido outra estranha situação relativa ao número de eleitores de Espinhel, cujo número não representava a verdadeira realidade aquando da chegada do actual Presidente à JF, o que limitava a freguesia ao nível da transferência de verbas por parte da Câmara – o recenseamento foi uma das suas lutas logo que chegou, para combater esta virtualidade. A JS apenas questiona: de que período de tempo provém toda esta situação passada com áreas geográficas e eleitores, tão importantes para definir receitas e para colocar em marcha estratagemas no mínimo obscuros por parte de alguns?



«Ao lado de Gil Nadais, Castro Azevedo é um aprendiz dos fracos!»

Ao lado de Gil Nadais, Castro Azevedo é um aprendiz dos fracos, foi esta a afirmação proferida por Manuel Campos em tom comparativo entre o antigo e o actual Presidente de Câmara, mostrando que Gil Nadais se assume com um melhor perfil para Presidente da Câmara Municipal de Águeda. De facto, esta constatação proferida por um Presidente de JF eleito por lista independente vem constatar as diferenças que a JS verifica entre anteriores mandatos PSD e a actual Câmara PS.
Por último, ao nível associativo, a freguesia de Espinhel possui diversas colectividades, que enriquecem o espírito de participação e a aproximação da juventude ao seu meio envolvente: a participação associativa é também um grande instrumento de desenvolvimento comunitário que deve ser fomentada. A JS tomou conhecimento da riqueza do passado de Espinhel, e foi dado a provar aos jovens socialistas espumante rotulado com a figura do Eng.º Tavares da Silva, nascido nesta freguesia e pioneiro do espumante natural em Portugal. A JS retira desta reunião importantes informações para a iniciativa/ projecto “Maior proximidade, melhores soluções” e verifica um relevante trabalho desenvolvido nesta freguesia, pelo que está inteiramente disponível na promoção de uma “melhor Espinhel”.

Sem comentários: