segunda-feira, 26 de março de 2012

Quarentões

O Torneio dos Quarentões da Freguesia de Espinhel, continua a animar as gentes da Freguesia. As equipas de Oronhe e Casal de Álvaro lideram o torneio só com vitórias. Este fim de semana decorreu a penúltima jornada e os resultados foram os seguintes:
Casal de Álvaro 3 - Piedade 0 (falta de comparência)
Paradela 0 - Oronhe 3
Casainho de Baixo 0 - Espinhel 2
Para o próximo fim de semana, realiza-se a ultima jornada com o jogo "grande"(Oronhe vs Casal de Álvaro) que determinará o vendedor desta edição do torneio.
Os jogos são os seguintes:
Sábado - 16h - Oronhe vs Casal de Álvaro
Domingo - 9h - Paradela vs Espinhel
Domingo - 10,30h - Piedade vs Casainho de Baixo
No próximo domingo, ás 13h, realiza-se o almoço/convívio, no Parque da Pateira (se o S.Pedro ajudar com bom tempo).

quinta-feira, 22 de março de 2012

Limpar Portugal 2012

No próximo sábado, vai realizar-se mais uma edição do evento Limpar Portugal. Em Espinhel e em Paradela, vários grupos de voluntários vão juntar-se, para limpar a nossa floresta e as nossas ruas.
Numa acção concertada entre a associação Arco Íris, o Sport Clube de Paradela, os pais e alunos das escolas e a Junta de Freguesia, irão limpar algumas das zonas mais sujas da freguesia.
Em Espinhel a concentração é na Junta de Freguesia e em Paradela é no campo Carlos Baptista, ambos ás 9h da manhã.
A Câmara Municipal fornece o equipamento de recolha e protecção individual e a Junta de Freguesia encarrega-se da recolha e transporte do "material" recolhido.
Espera-se que a adesão ainda aumente até á hora marcada, mas já estão inscritos mais de uma centena de voluntários nas duas localidades.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Torneio dos Quarentões

O Torneio dos Quarentões da Freguesia de Espinhel corre já a bom ritmo. As equipas de Oronhe e Casal de Álvaro lideram, prevendo-se uma recta final muito disputada.
Este fim de semana os resultados foram os seguintes:
Casainho de Baixo 0 - Paradela 1
Casal de Álvaro 3 - Espinhel 0
Oronhe 15 - Piedade 3
No próximo fim de semana os jogos são os seguintes:
Sábado: 16h - Casál de Álvaro vs Piedade
Domingo: 9h - Paradela vs Oronhe e 10h - Casainho de Baixo vs Espinhel

quinta-feira, 15 de março de 2012

30ª Proposta: Criação de "massa critica"

Hoje chega ao final a prometida lista de 30 propostas em 30 dias. Não foram 30 dias consecutivos, mas foram aqui deixadas 30 propostas, que podem e devem ser postas em prática (muitas delas com poucos recursos) muito rapidamente.
Para finalizar, deixo aqui uma proposta e um desafio, a todos os que se interessam pelo bem da nossa Freguesia:
Consiste na criação de um grupo de pessoas, com consciência critica, para debater e traçar um "plano de desenvolvimento" para a Freguesia nos próximos anos. Pessoas com ou sem "perfil" politico. Pessoas sem outros interesses, que não sejam o de desenvolver a Freguesia. Pessoas de todos os lugares da Freguesia e de várias idades de forma a criar representatividade mais alargada.
Este grupo reuniria trimestralmente (é apenas uma ideia) e poderia começar por debater a posição a ser adoptada na próxima Reforma Administrativa (lembro que até Julho terá de sair uma proposta para entregar na Assembleia da Republica).
Não estou de forma nenhuma a qurer substituir nenhum orgão autárquico. O que proponho é que haja um espaço onde as pessoas possam dar a sua opinião, sem depender de um "seguidismo" politico que "atrofia" muitos daqueles que querem falar mas não podem.
Na Freguesia há pessoas muito válidas, com muito boas ideias (melhores que as minhas concerteza), e essas pessoas fazem falta á nossa sociedade.
A Freguesia precisa de "gente"! Gente que pense e veja para alem do seu "umbigo"!

quarta-feira, 14 de março de 2012

29ª Proposta: As valetas em Oronhe

Na altura das obras da Ponte do IC2, que atravessou o lugar de Oronhe, as estradas foram "fustigadas" com um transito anormal. No final das obras, foram feitas algumas reparações nas estradas e tambem nas valetas. Em consequência da construção da Ponte e da nova estrada, a quantidade de águas pluviais que atravessam o lugar, aumentou de forma "colossal". Naturalmente que nem as valetas, nem os aquedutos, estavam preparados para este volume de água.
Na rua de Stº André, foram feitas uma "espécie" de valetas, que representam perigo para os condutores e muito mais ainda para os peões. Sem qualquer tipo de passeio, as valetas confundem-se com a estrada e os aquedutos para as entradas das casas ou propriedades, aparecem completamente desproporcionados e desprotegidos.
A proposta de hoje, consiste, mais uma vez, na construção de passeios normalizados, que podem ser feitos pelos propreitários (apoiados pela autarquia) e pela execução de uma conduta com as dimensões adquadas para a condução das águas sem risco para os cidadãos.

terça-feira, 13 de março de 2012

28ª Proposta: Abrigo longe da paragem do autocarro

Há alguns anos, a Junta de Freguesia colocou abrigos nas diveras paragens de autocarro em toda a Freguesia. Foi um excelente trabalho que muito beneficiou os utilizadores deste serviço. Hoje venho alertar aqui para o facto de a paragem do autocarro no Largo de S. Frutuoso, ter sido deslocada para o Largo da Igreja em Espinhel. Neste momento os alunos que aguardam pelo autocarro que os leva até á Escola de Fermentelos, não tem qualquer abrigo no local. O abrigo que está no Largo de S. Frutuoso, praticamente não tem qualquer utilidade.
Das duas uma... ou se muda o local de paragem do autocarro, ou se muda o abrigo!

quinta-feira, 8 de março de 2012

As "baias" na Rua da Igreja

Tenho acompanhado com atenção as obras de alargamento da Rua da Igreja em Espinhel. É uma obra á qual dei todo o meu apoio desde o inicio. Estive no local com o Presidente da Câmara e dei a minha opinião sobre a forma como estavam a correr as obras, quando tentaram lá colocar uns tubos. Finalmente parece que se aproximam do fim. Mas a minha perplexidade, vai para o facto de, há cerca de 3 semanas, ter sido colocada brita no pavimento e umas "baias" metálicas de protecção na zona alargada.
Depois do alargamento, o transito circulava nos 2 sentidos, sem problemas, embora por cima da terra batida, mas agora mal passa um carro de cada vez. Qual foi a pressa de colocar a brita e consequentemente as ditas "baias" de protecção? Então isto não deveria acontecer apenas nas vésperas da colocação do alcatrão? Não me digam que foi para o terreno abater...com a chuva!
Mais uma vez, fica demonstrado que planeamento e organização, não são com esta Junta de Freguesia....

terça-feira, 6 de março de 2012

27ª Proposta: O Salão da Junta de Freguesia

O edifício da Junta de Freguesia tem graves carências de espaço e de conforto. O edifício é usado pela propria Junta, pela Arcel e pelo Clube de Caçadores. Quanto á junta, parece ser quem tem melhores condições de trabalho (e mal era se assim não fosse), mas quer a Arcel, quer o Clube de Caçadores, sofrem de grandes dificuldades.
Mas hoje vou concentrar-me nas actividades da Arcel. Esta associação é sem duvida quem mais dinamiza esta terra e este edifício. Tem um Grupo de Teatro, que aqui faz os seus ensaios e as suas actuações. tem um Grupo Coral, que de igual modo, aqui produz todo a sua enorme actividade e com um numero muito elevado de intervenientes. tem tambem uma escola de musica, onde dezenas de alunos aprendem esta nobre arte com vários instrumento. Tem ainda e mais recentemente uma orquestra, que começa a dar os primeiros passos, mas já com trabalho "publicado".
O que hoje aqui venho propor é que, em conjunto com a Arcel, se melhorem as condições do Salão com a execução de uma "laje intermédia" e a construção de um piso na parte superior, para salas de ensaio e arrumações.
Não sabemos o que nos reserva o futuro deste edifício, pois haverá mexidas importantes no curto prazo, mas mesmo assim é importante criarmos condições para que aqui se possa continuar a "fabricar" cultura com melhores condições daquelas que temos tido.

segunda-feira, 5 de março de 2012

26ª Proposta: Carrinha transporte de passageiros

A proposta de hoje vem recuperar uma ideia antiga de a Junta de Freguesia ter uma carrinha para transporte de passageiros de uso público. Num passado recente a Câmara Municipal, incentivou as Juntas de Freguesia a participar no transporte de alunos para as escolas, dando-lhe a possibilidade de lhe oferecer uma carrinha. As Juntas asseguravm o transporte dos alunos do 1º Ciclo nas freguesias e davam tambem apoio á população, principalmente os idosos, para deslocações ao médico e outros serviços sociais. Não sei porque é que em Espinhel não se aproveitou essa oportunidade, mas penso que ainda poderá ir a tempo.
A proposta de hoje, visa a aquisição de uma carrinha de 9 lugares (com apoio da CMA) e a criação de um plano de transporte, com respectivo regulamento, para apoio aos alunos do 1º ciclo, ás associações e á população carenciada.

sábado, 3 de março de 2012

Eleições na Arcel

Hoje a Arcel vai a votos. Como já é hábito neste últimos anos, a continuidade está assegurada pelos actuais dirigentes. Já lá vai o tempo, em que era preciso andar de porta em porta, a convidar as pessoas para integrarem a Direcção, principalmente para a "encabeçar". A Partir de 2002, a associação ganhou uma nova dinâmica, com a criação do Grupo Coral Jovem.  Com isso a integração de uma nova equipa, mais jovem, com outras ideias e outra dinâmica. Luis Soares irá encabeçar a nova lista, com algumas pessoas novas, mas com a continuidade da linha dos ultimos anos.
Quer concordemos com a linha seguida, ou não, temos de dar mérito a quem continua a dar o seu melhor á frente da nossa Associação.

sexta-feira, 2 de março de 2012

25ª Proposta: O Parque da Costa das Pedras em Paradela

A proposta de hoje, vai ao encontro de uma ambição antiga das gentes de Paradela: o Parque da Costa das Pedras. A obra faz parte dos programas eleitorais há mais de duas dezenas de anos, e até já tem projecto. Mas como o dinheiro não abunda e o terreno lá continua abandonado. Pois hoje venho aqui propor o seguinte:
1º Plantação de árvores, já com algum porte, para sombreamento na zona da capelinha, de forma a criar uma zona de sombra.
2º Arranjo dessa zona e colocação de mesas e bancos em madeira, de forma a proporcionar que no local se possam realizar alguns convívios ou simplesmente "saborear" uma boa merenda apreciando a bela paisagem vista do local.
3º Quanto ao resto do terreno, o mais urgente é que se mantenha limpo, e que se impeça que seja despejado ali o lixo, como tem acontecido até agora.
Mais uma vez é importante envolver a população nesta obra, pois assim poderíamos realizar os trabalhos com um custo extremamente baixo.

quinta-feira, 1 de março de 2012

24ª Proposta. O dia da Freguesia ou a "Jornada da Freguesia"...

Hoje, que me acho mais inspirado, vou arriscar mais uma proposta. Trata-se de alterar o programa das comemorações do Dia da Freguesia de Espinhel. Este ano, poderá ser o ultimo em que a Freguesia de Espinhel, tá como está, comemora o seu dia. Tambem por esta razão, mas não só, arrisco-me a propor uma alteração significativa no programa.
Assim, o programa não se cingiria a apenas um dia, mas sim a um fim-de-semana completo. Poderia começar na sexta-feira á noite com uma sessão de apresentação e um debate de um tema actual. No sábado, poderia continuar com uma actividade ao ar livre, que poderia ser o Percurso Pedestre da Pateira ao Águeda, durante o dia e á noite um espectáculo cultural. No domingo de manhã, seria a tradicional volta Ciclo-turística pela freguesia, e acabaria com um almoço/convívio no Parque da Pateira.
Fica aqui mais esta proposta, pois uma Freguesia de "vanguarda" deve estar em constante actualização e movimento.

Torneio dos Quarentões

A freguesia de Espinhel é única em muitas coisas... O Torneio dos Quarentões é uma delas!
Este ano participam as equipas de Espinhel, Piedade, Paradela, Casal de Álvaro, Oronhe e Casainho de Baixo.
O arranque está marcado para o próximo sabado, dia 3, ás 16h, com o encontro entre as equipas de Espinhel e Piedade. No domingo, ás 9h, defrontam-se o Casainho de Baixo e Oronhe e ás 10h o jogo é entre Paradela e Casal de Álvaro.
É uma iniciativa muito importante para a Freguesia de Espinhel, assim os participantes saibam aproveitar para cumprir com os objectivos que levaram á criação deste torneio.

23ª Proposta: Arranjo de caminhos rurais

Após alguns dia mais "atribulados", volto á escrita com mais uma proposta.
Na década de 80, os recursos da Juntas de Freguesias eram muito reduzidos. Nessa altura a Junta "recrutava" os utilizadores dos caminhos rurais para participarem no seu arranjo. Lembro-me bem de ir ao sábado,. e até ao domingo de manhã, com a enxada ás costas, ajudar a arranjar os caminhos do campo, onde os meus pais tinham as terras. Com a melhoria do meios á disposição, essa "tradição" acabou por se perder. Mas é interessante, que já há varias Juntas a voltarem a utilizar esse método para fazer face ás necessidades actuais.
A proposta de hoje vai no sentido de se fazer um levantamento dos caminhos em pior estado, e "recrutar" os utentes desses caminhos para participarem no seu arranjo. A Junta fornecia os materiais, e as máquinas, e os "utentes" contribuíam com a mão-de-obra. Quem tiver tractor agrícola, poderá tambem ajudar no transporte do material e quem tiver outras alfaias (roçadoras, moto-serras, etc.), poderá tambem disponibilizá-las.
Não podemos estar sempre á espera que o "estado" (neste caso a Junta) resolva tudo, pois os tempos que se avizinham não vão ser fáceis para ninguem.Esta proposta não é nova e tem tudo para funcionar. Basta haver disponibilidade e um ambiente saudável entre a população e a Junta, que é coisa que não tem acontecido até agora.