domingo, 13 de agosto de 2017

Da politica à analise politica

Agora que pedi a "pré-reforma", ganhei um novo estatuto. O estatuto de analista politico. Não sei se terei perfil e conhecimento para tal, mas vou tentar.
Com a divulgação das listas concorrentes à Assembleia de Freguesia de Recardães e Espinhel, fico com a sensação de algo vai mal por estes lados.
O CDS não conseguiu (ou não quis) sequer encontrar uma solução para apresentar candidatura na segunda maior União de Freguesias do Concelho.
A CDU parece não ter sequer pessoas na UFRE para apresentar uma lista de 13 pessoas, pois recorreu a pessoas de outras bandas para esse efeito, tendo a freguesia de Espinhel uma representação residual.
O BE, embora um pouco mais "afoito", também parece padecer das mesmas dificuldades e acabou por recorrer ao mesmo método.
O PS, com grande esforço, apresenta uma lista com clara predominância para as pessoas de Recardães, pois parece que em Espinhel as pessoas desapareceram do mapa. 
O PSD sofreu uma forte transformação na linha da frente, mas parece ter agora mais cuidado no equilíbrio entre ambas as freguesias.
Finalmente o Movimento Independente, que parece estar mais na moda, e que teve mais facilidade (ou vontade) em recrutar pessoas deste lado. Nota-se claramente que é mais fácil as pessoas darem a cara por um Movimento Independente do que por um Partido.
Fazendo a analise possível nesta altura, vemos que, em relação às ultimas eleições, temos mais um partido na corrida e temos um Movimento Independente, mas com características diferentes da Lista do Progresso que concorreu em 2013.
A transformação profunda ocorrida na lista do PSD, com a saída de Pedro Gomes, Vitor Figueiredo e Horácio Silva, e ainda a aposta forte do Movimento Independente, abrem outra perspectiva para estas eleições. Umas eleições que podem ser muito mais disputadas que as anteriores, o que, quanto a mim, só beneficiará as freguesias. 
O PS tinha/tem aqui uma janela de oportunidade para fazer mais do que há quatro anos. Fazendo uma campanha pela positiva, propondo ideias novas, poderá oferecer um alternativa ao rumo que tem sido seguido e aproveitar o descontentamento de alguns sectores.
Portanto, vejo aqui possibilidade de 3, das 5 listas, disputarem a vitória nestas eleições. Mas o mais importante é que as pessoas venham para o terreno e auscultem as populações. Vejam quais as reais necessidades e encontrem soluções. Isso já é uma vitória. 

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Publicadas as listas para a Assembleia de Freguesia da UFRE

Finalmente foram divulgadas, pelo jornal Região de Águeda, as 5 listas que vão concorrer para a Assembleia de Freguesia de Recardães e Espinhel.
Aproveitando a informação, que pode não ter chegado a toda a gente, deixo aqui os nomes dos candidatos efectivos à UFRE.


BE
  1. Cláudia Afonso
  2. Rosalina Oliveira
  3. Manuel Santos
  4. Maria Dilar
  5. Davide Figueiredo
  6. Patricia Oliveira
  7. Rute Lemos
  8. Lito Santos
  9. Luís Grilo
  10. Joana Vidal
  11. Filipa Vieira
  12. Milton Martins
  13. Carla Dias
CDU
  1. João Miguel Tavares
  2. José Augusto Lopes
  3. Maria Alice Caetano
  4. Adérito Pinheiro
  5. Rui Estima
  6. Anabela Ferreira
  7. Henrique Duarte
  8. Rosa Martins
  9. Fernando Silva
  10. Manuel Lemos
  11. Maria joão Pinho
  12. Artur Miranda
  13. Carlos Fernandes
JUNTOS
  1. Emanuel Balreira
  2. Luis Soares
  3. Helena Henriques
  4. Vitor tavares
  5. Isabel Fonseca
  6. Hernâni Neves
  7. Jorge Pereira
  8. Paula Sofia Cardoso
  9. António Pereira
  10. Domingos Reis
  11. Cristiana Batista
  12. Manuel Alves
  13. Manuel Almeida
PSD
  1. Manuel José Campos
  2. Artur Rodrigues
  3. Joana Vela
  4. Pedro Carvalho
  5. Susana Abreu
  6. João Coelho
  7. Mónica Estima
  8. Sérgio Morgado
  9. António Teixeira
  10. Sandra Silva
  11. Tiago Estima
  12. José Lívio Abrantes
  13. Barbara Abrantes
PS
  1. Joana Varandas
  2. Ângelo Reis
  3. Ernesto Lopes
  4. Ana Fernandes
  5. Eugénio Monteiro
  6. João Alves
  7. Viviana Gonçalves
  8. João Reis
  9. Maria La Salete Reis
  10. Ana Rita Pereira
  11. António Jorge Oliveira



terça-feira, 1 de agosto de 2017

O PS já tem candidato à UFRE

O Partido Socialista já escolheu o candidato(a) à liderança da Junta de Freguesia da UFRE. Depois de uma longa espera, eis que aparece uma solução inédita (que me lembre) em ambas as freguesias. Uma mulher como cabeça de lista. Trata-se de Joana Varandas, uma jovem advogada, mas já "repetente" nestas coisas das lides autárquicas.
Tal como aconteceu a nível do concelho, aqui as coisas tambem não correram da melhor forma. Esta solução, na minha opinião, peca por tardia. Para quem queria lançar um candidata(a) jovem, já deveria ter começado há muito tempo a trabalhar no terreno.
Os partidos em geral, esquecem-se, durante quatro anos, que há gente a trabalhar nas freguesias. Não aparecem para se inteirarem do que se passa e muito menos para preparar o futuro. E desta vez as coisas complicaram-se ainda mais, após toda a confusão gerada na concelhia.
Não vou aqui falar de outros cenários, nem de outras soluções, como fizeram/fazem tantos dos que se apregoam defensores do partido. Isso são coisas do passado. Agora é trabalhar para completar a equipa e definir ideias e propostas de campanha. Já ontem era tarde. Contem comigo para encontrar soluções e ideias para apresentar ao eleitorado. 
Há muito que tinha assumido que não seria candidato a nenhum cargo para os órgãos da freguesia. Tenho noção das minhas responsabilidades e do meu(pouco) valor. Já fui a votos duas vezes e perdi duas vezes. As pessoas sabem o que penso e não tenho muito mais a acrescentar. Tentei honrar o partido o melhor que pude e soube. Agora é hora de dar lugar a outros e apoiar na medida das possibilidades.
Posso não estar de acordo com muita coisa, mas, tal como na campanha anterior, o candidato escolhido é o meu candidato.  Não participarei na campanha como fiz há quatro anos atrás, por um compromisso assumido há quatro anos atrás,  mas podem contar com a minha lealdade como sempre, porque; Palavra dada é palavra honrada.