quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Portugal está a arder

Pois, mais uma vez, Portugal está a arder. Para uns é um espectáculo, mas para outros é um verdadeiro inferno.
As redes sociais e as televisões em directo tem servido de incentivo para ambos os lados. Se por um lado tem ajudado na mobilização das pessoas para ajudar no "combate", também servirá de incentiva aos "pirómanos" que se deliciam com estas imagens.
Depois há os negócios por detrás deste flagelo. Há muita gente a ganhar muito dinheiro com tudo isto. 
Há ainda a "visibilidade" que alguns conseguem com estas coisas. Não quer dizer que, em alguns casos, seja propositado. Mas a verdade é que o protagonismo que muita gente consegue nestes dias, não se repetirá em circunstancias normais.
Agora voltamos todos, ou quase todos, a falar de prevenção. Mas "amanhã" já ninguém se lembrará disso. E não se lembram porque a prevenção não tem o protagonismo do combate. Não vem as televisões, nem os jornais, nem as redes sociais. É trabalho de "sapa". É feito no terreno onde esses meios "não entram".
Aprecio muito o trabalho de todos quantos se disponibilizam para ajudar. Mas já não concordo com as votos e os vídeos em directo. 
Por isso mesmo, recusei-me a publicar esse tipo de "coisas". Não quer dizer que quem o faz tenha má intenção. Nada disso. São maneiras de ver as coisas e eu tenho a minha.
Ajudarei naquilo que puder, sem fotos nem "parangonas". Na vigilância, na prevenção. E quando alguém quiser tratar de prevenção a sério, então cá estarei para dar o meu contributo, porque no combate não tenho formação nem meios para isso.

Sem comentários: