No verão passado ouvi falar pela primeira vez no MID. Ora o MID, supostamente, seria o Movimento Independente dos Desalinhados. Pessoas que fariam parte do "sistema", mas que não estariam contentes com as lideranças. Sinceramente, pareceu-me tratar-se de uma brincadeira.
Mas as coisas foram evoluindo e continuei a ouvir falar cada vez mais neste nome. Mas quem estaria por trás desta ideia? Será que realmente se tratava de uma brincadeira ou haveria alguns interesses políticos por detrás disso?
Mas, nem quem pronunciava esse nome com frequência, se "descosia" sobre o assunto (nem sei se realmente sabia de quem se tratava).
Mas o que é certo é que no final do ano, aparece num jornal local uma mensagem de natal, não do MID, mas de um MIDA. Talvez a coisa tenha evoluído, ganho outra dimensão e passou a ter outra abrangência.
O que é certo é que há grandes movimentações para se criar uma movimento de cidadãos "independentes" para concorrer às próximas eleições autárquicas.
Claro que o habitual é que estes cidadãos, pouco ou nada tenham de "independentes". São normalmente pessoas que, por esta ou aquela razão, não singraram nos partidos.
Mas, a minha expectativa vai em perceber se a sua abrangência será apenas a nível local ou se será a nível concelhio. Acho que tudo vai depender dos apoios que se forem reunindo e também de algumas decisões partidárias.
Como já disse no passado, um movimento independente só faz sentido se as forças politicas não forem capazes de ir ao encontro das necessidades/expectativas dos cidadãos. E isso já aconteceu no passado, com o resultado que todos conhecemos. Os partidos fecham-se em torno de si próprios e não se apercebem do que se passa com a sociedade civil. Espero sinceramente que isto não volte a acontecer. Mas, se voltar, depois não se venham queixar.
Haja bom senso!