O elogio é sem duvida uma nobre forma de enaltecer as qualidades de algo ou de alguém. No entanto, entre as varias definições de elogio que encontrei, sinceramente há uma me agradou especialmente e que foi a seguinte: "elogio é tambem uma ferramenta educacional utilizada para motivar outras pessoas, aumentar sua auto-estima ou corrigir um defeito".
Segundo vários estudos, desde a infância que o elogio tem uma importância fulcral no desenvolvimento da auto-estima do ser humano. Quando um pai elogia um filho, está a contribuir para a formação do seu carácter e da sua auto-estima de uma forma positiva. Por outro lado, quando está sempre a realçar os seus erros e dificuldades, está a reprimir o desenvolvimento de outras faculdades. No entanto, quando o elogio é demasiado, entende-se que a criança pode sentir que é o centro do mundo e isso pode prejudicar o seu desenvolvimento e a adaptação à realidade. Por isso, o difícil será encontrar o ponto de equilíbrio entre o elogio e a correcção.
Aproveito isto para elogiar todos aqueles que continuam a buscar neste espaço as novidades e as opiniões e a quem eu nem sempre tenho correspondido.
Segundo Sigmun Freud, pai da psicanálise, "contra os ataques é possível defendermo-nos: contra o elogio não se pode fazer nada".
Sem comentários:
Enviar um comentário