quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Os custos com pessoal na Junta

Em qualquer empresa ou instituição, o peso dos custos com pessoal tem cada vez mais importância. Também na Junta de Freguesia este assunto tem sido varias vezes apontado como dos mais importantes para o orçamento. Ainda na ultima sessão da Assembleia isso foi abordado, dado o valor avultado desta verba no orçamento para o que falta de 2013 (36.405,46€), representando cerca de metade da totalidade da despesa.
Parece-me pois, que já para o ano de 2014, este tema deva ser reavaliado e que, para determinados serviços, sejam pedidos vários orçamentos de forma a permitir uma melhor rentabilização dos dinheiros públicos. Até porque, o facto de termos um numero elevado de funcionários ao serviço, faz com que, principalmente em época das chuvas, haja muitos dias em que a rentabilidade das equipas é muito reduzida. Isso, e outros factores, faz com que a rentabilidade do pessoal seja, no mínimo, questionável.
Já o disse e volta a frisar, que em épocas de crise no emprego, como a que atravessamos, o papel das autarquias também é o de colmatar algumas falhas que o mercado de trabalho não consegue satisfazer. Mas, com isso, também não podemos por em causa a boa gestão de dinheiros públicos.
Se não conseguirmos dotar a Junta dos equipamentos necessários para uma execução rápida e eficaz do serviço, então é preferível entregar os trabalhos a equipas especializadas e com equipamento apropriado, e libertar as equipas da Junta para pequenos trabalhos.

Sem comentários: