quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Desleixo ou "crime"?...ou as duas coisas?

Hoje escrevo aqui sobre uma barbaridade" que há muito tempo ando a observar. Um eucaliptal, junto à variante do Surpel, foi cortado (penso que no verão passado) e os restos da lenha ficaram no chão, sem que até agora ninguém os tenha retirado.
Não faço ideia quem será o responsável pelo "trabalho", se o dono ou o madeireiro. De qualquer forma, o dono do terreno será sempre o principal e ultimo responsável. Não sei de quem se trata, mas o que importa é alertar para o que aqui acontece e que se repete por essa floresta fora. Retiram aquilo que dá dinheiro e deixam o que dá trabalho.
Agora aproxima-se o inverno, mas na próxima primavera ou verão, este combustível estará prontinho para servir de ignição a um qualquer incêndio.
Penso que cabe às autoridades (GNR e PSP) a fiscalização destas situações e à Câmara Municipal a aplicação das coimas. Mas o que é mais importante é prevenir. É preciso alertar, em primeiro lugar os proprietários e em segundo lugar as autoridades. Eu já o fiz e gostava que todos contribuíssemos para alertar estas situações  e evitar males maiores.
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Fazer dá trabalho e dissabores!!

Anónimo disse...

Se todos denunciássemos estes casos talvez não houvesse tantos incêndios.