terça-feira, 30 de julho de 2013

A ultima "jornada de propaganda"

Ontem realizou-se a ultima "jornada" das Jornadas Autárquicas da Freguesia de Espinhel.
Com a solidariedade como tema de fundo, esta jornada trouxe a Espinhel, algumas personalidades do panorama local e nacional.
A sessão, marcada para as 21h, começou com um atraso de 45min, obrigando as poucas pessoas presentes a esperar pelo inicio dos trabalhos.
Mais uma vez com um painel de participantes bastante extenso, o tempo foi ocupado pela intervenção dos seus membros que, cada um à sua maneira, explanou as suas ideias sobre o momento actual da solidariedade e a sua importância na sociedade.
Pena é, que no publico, para alem dos convidados, estariam não mais de dez pessoas, o que acaba por ser desprestigiante para quem organizou esta jornada com tanta "pompa".
A jornada acabou com uma "novidade" do presidente da Junta (palavras do próprio), que acabou por ser o ponto alto da sessão, que foi a atribuição em público de um "subsidio" ao CENTRO SOCIAL ARCO IRIS de Paradela.
Como tenho defendido, trata-se de operações de propaganda e nada mais. Acho que os custos destas "jornadas de propaganda" devem ser divulgados em tempo útil para que se possa avaliar o impacto que estas tiveram no orçamento da Junta. Espero que esta informação (que já pedi formalmente ao Presidente da Assembleia de Freguesia), chegue brevemente, pois já a pedi há mais de um mês. Se não chegar, eu próprio pedirei autorização ao Presidente da Assembleia para ir às instalações da Junta pedir e consultar os dados relativos a este evento a que, como membro da Assembleia, tenho direito a consultar.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Autárquicas continuam a mexer

As eleições autárquicas de 29 de Setembro, já fazem mexer a actividade das autarquias e dos partidos e listas concorrentes.
O PS foi o primeiro a apresentar o seu candidato a Presidente da Junta da União das Freguesias de Recardães e Espinhel. trata-se de Bruno Abel, natural de Oronhe, residente em Recardães e actual presidente da Banda Alvarense de Casal de Álvaro.
O PSD também apresentou na semana passada o seu candidato. Como se esperava, trata-se de Pedro Gomes, do actual Presidente da Junta de Recardães.
Quem continua a apresentar-se como candidato é o actual Presidente da Junta de Espinhel, Manuel Campos, que, embora ainda não oficialmente, parece perfilar-se como cabeça de lista da actual LP.
Portanto, provavelmente vamos ter dois presidentes de Junta em exercício e um estreante nestas coisas da politica autárquica.
Naturalmente que quem está no poder tem agora "armas" ao seu dispor que um "estreante" não tem. Em ambas as freguesias assiste-se agora a um corrupio de obras, passeios e outras ofertas à população, próprias destas alturas.
No entanto cabe agora às candidaturas apresentarem as suas listas e os seus programas para que a população possa avaliar.
 

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Obras de saneamento em Espinhel

Espinhel está literalmente transformado num enorme estaleiro. As obras de saneamento, estão a decorrer até em bom ritmo, no entanto, os previsíveis transtornos já se fazem sentir há muito.
Já todos sabemos que não há obras sem transtorno, mas com um pouco mais de organização era possível minimizar o transtorno, principalmente se tivessem mais cuidado com a sinalização.
No inicio do lugar, vindo da Piedade, estão vários sinais de obras, mesmo em cima da curva, o que se torna perigoso. Ainda há dias, uma carrinha de carga (talvez em velocidade excessiva) deu a curva e, para evitar abalroar os sinais, ia capotando.
No centro do lugar a sinalização também não existe, ou está mal colocada. Quando as pessoas se deslocam dentro do lugar, só quando chegam à zona das obras é que se apercebem que a estrada está cortada.
Também acontece já varias vezes, em que as obras decorrem em varias ruas ao mesmo tempo, deixando algumas pessoas sem alternativas para se deslocarem.
Este assunto já foi transmitido ao presidente da Junta, que naturalmente disse "que isso já estava a ser tratado e que iria ser resolvido de imediato.
Fica aqui também o alerta para, que se minimize o transtorno na vida das pessoas e que as obras se realizem o mais rápido possível, e já agora, que o alcatrão seja reposto de imediato no sitio onde foi cortado para facilitar a circulação e a segurança, assim como a quantidade de poeira que paira no ar e entra pela casa das pessoas. 
 

terça-feira, 16 de julho de 2013

27ª Proposta: Interacção entre serviços Camarários e Junta

A proposta que se segue, prevê uma articulação com serviços camarários,  de modo a evitar que as pessoas tenham de se deslocar de propósito à Câmara ou aos serviços municipalizados quando poderiam ser facilmente resolvidos na junta aproveitando os meios informáticos. Esta interacção  permitirá também ao cidadão saber previamente o que necessita levar, em caso de ter de se deslocar de propósito à Câmara Municipal.
Este serviço permitirá prestar mais um serviço de proximidade aos cidadãos e, ao mesmo tempo, libertar os serviços camarários para prestarem outros serviço com menos recursos.
Vamos aproximar as pessoas!

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Comemorações do Dia da Freguesia

Ontem comemoramos mais um Dia da Freguesia de Espinhel.
Convém aqui relembrar que este dia (que é o segundo domingo do mês de Julho) era o dia da Festa da Pateira. Dia de baile e merendas nos matos e no pousio.
Convém ainda lembrar que  foi a Arcel a responsável pela primeira iniciativa de juntar as associações da Freguesia numa prova de cicloturismo e um almoço/convívio exactamente neste dia.
Depois disso, a Junta de Freguesia decidiu marcar para este dia a comemoração do Dia da Freguesia e muito bem. A iniciativa começou a ganhar adeptos e hoje é um dos dias mais importantes no ano para toda esta gente, trazendo á pateira mais de  pessoas em convívio. Esta iniciativa, da Junta de Freguesia, só tem este êxito pela dedicação e espírito de entre-ajuda das associações da Freguesia.
Este ano, como aqui já referi, o presidente da Junta decidiu alterar algumas regras na organização, forçando as associações a aceitar aquilo que ele sozinho já tinha decidido. Na reunião preparatória para o evento, foram muitas as vozes que se levantaram, para alertar para as dificuldades que poderiam surgir na distribuição da comida, já que o tipo de ementa escolhida pelo presidente não dava garantias de uma rápida resposta a todos os participantes. Mas, como sempre, o presidente não acolheu as sugestões e duvidas de ninguém e seguiu com a sua proposta. O que é certo é que quem alertou para o que podia acontecer estava coberto de razão e ontem houve um coro de protestos, pois a carne não conseguia chegar a toda a gente a tempo e horas e houve mesmo pessoas a levantarem-se e indo para casa comer.
Era evitado "manchar" este dia por uma birra que não fazia nenhum sentido. O que está a funcionar bem deve ser continuado. Pode ser melhorado e certo, mas há riscos que não vale a pena correr. E como dizia um elemento de uma associação: "agora quem os tem de aturar somos nós que os convidamos para vir aqui".
De resto correu tudo bem, o convívio foi salutar, a Banda Alvarense premiou-nos com um mini-concerto muito agradável, assim como a Orquestra de Bandolins de Esmoriz, que com enorme esforço, tentaram fazer-se ouvir, sem condições acústicas para um concerto com aquela qualidade. 
Embora o presidente da Junta tente enganar as pessoas, dando a entender que se ele deixar de ser presidente o dia da Freguesia acaba, a comemoração deste dia será para manter por muitos e longos anos, assim a população o deseje.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

26º Proposta: Centro de Enfermagem Autárquico

Durante este trabalho de elaborar um conjunto de propostas, que já decorre há mais de um mês, houve sempre uma proposta que fui adiando em virtude de não ter ainda um modelo bem elaborado.
Entretanto, tenho hoje informação suficiente para deixar aqui esta proposta.
Trata-se de um acordo com a Ordem dos Enfermeiros para a criação de Postos de Enfermagem nas Freguesias. Não só na nossa Freguesia, mas em todas aquelas que se quiserem juntar a este projecto. E quanto mais Juntas se juntarem ao projecto, mais fácil será implementa-lo.
Os serviços prestados nestes Postos, passariam pela realização de pensos, tratamento de feridas, administração de injecções, controlo de medicação, cuidados continuados, acompanhamento de diabético e hipertensos, etc.
Para alem disso, os serviços podem também ser prestados no domicilio a pessoas com dificuldade de mobilidade.
Também poderia ser criada uma linha telefónica de apoio, tanto para marcação de "consultas", como para apoio telefónico ou chamada ao domicilio.
Este protocolo teria a participação da Câmara Municipal, que pela sua dimensão, poderia conferir a este projecto a escala que lhe confira a sustentabilidade financeira que se exige.
Segundo consegui apurar, o custo do equipamento, mínimo exigível, para colocar um Centro de Enfermagem a funcionar ficaria abaixo do cinco mil euros.
Este seria um verdadeiro serviço de proximidade, com um custo/beneficio bastante aceitável dada a importância que os cuidados de saúde tem para a população em geral, mas principalmente para a mais idosa.
Vamos cuidar das pessoas!
Amanhã há mais!...

Nota: As duvidas ou sugestões podem ser enviadas para: despinhel@gmail.com e serão objecto de resposta, pela mesma via, com a maior brevidade possível.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Preparação do Dia da Freguesia

Na passada segunda-feira, em representação da ARCEL, participei numa reunião, com outras associações, para preparação das comemorações do "Dia da Freguesia", no próximo dia 14 de Julho.
Acabei "espantado" com as imposições que o presidente da junta faz sobre as associações.
Em 1º lugar, alterou a "ementa" do almoço sem consultar ninguém. Embora, com o coro de protestos de vários elementos, tenha dito que nada estava decidido, mas o que é certo é que acabou por impor a sua vontade sobre tudo e todos.
Em 2º lugar, alterou o itinerário do Cliclo-turismo (que já tinha sido combinado na reunião anterior), tambem sem "dar cavaco" a ninguem. Com a desculpa esfarrapada das obras de saneamento, impôs que o circuito fosse alterado para Cabanões  e Óis da Ribeira, em vez de atravessar o lugar de Espinhel (embora tenha de atravessar na mesma em direcção à Piedade no inicio do percurso).
Mas eu fico mais perplexo como é que há ainda tantas pessoas dispostas a "aparar o jogo" do presidente.
Lembro que ele prometeu três "porcos no espeto" e que tudo iria correr bem, não faltando  carne a ninguém  a tempo e horas. Mas quem vai convidar as pessoas e organizar o almoço são as Associações. São elas que depois tem de arcar com as culpas se algo não correr bem, tal como disseram na reunião alguns elementos de algumas associações.
O que é certo é que a Junta acaba por "patrocinar" um evento em que as associações tem o trabalho e depois alguém quer colher os "louros".
Espero que tudo corra bem e que no final eu possa dar os parabéns a todos os intervenientes.