Finalmente arrancaram as obras no edifício da Junta de Freguesia de Espinhel. Começaram pela substituição de algumas janelas e portas (as que existiam eram de madeira e são substituídas por alumínio), tapando algumas janelas existentes. A porta de entrada para a Salão foi alargada e colocado um "portão" com duas folhas para facilitar o acesso a esta zona.
Dizem que os gostos não de discutem, mas escolha do modelo das portas parece-me desajustado e com muita falta de gosto. Concordo que se privilegie a segurança, mas a estética num edifício que é o símbolo da Freguesia parece-me que devia imperar.
Uma obra deste tipo, com os 30.000€ que a Câmara deu, devia ser acompanhada de um bom projecto, por um arquitecto a assegurar a execução do mesmo, de acordo com as exigências que o edificio merece.
Mas sabemos que projectos e organização são para este presidente. Parece-me que ele também se acha com dotes de arquitecto e por isso não precisa do apoio de ninguém.
Também a Câmara Municipal, que deu o dinheiro, devia fiscalizar bem a obra e não deixar que se estrague o nosso dinheiro em obras de fachada.
Chamo a atenção para um erro feito no passado, com a porta de entrada do Bar a ficar virada para sul, numa zona onde não de vê, o que não faz grande sentido. Acho que a porta do bar devia passar para a zona frontal do edifício, fazendo "simetria" com a porta de acesso ao salão mas no outro extremo
Alerto que o exterior devia ser corrigido o desnível do terreno, desde a entrada da rua até à entrada do edifício. O edifício está "enterrado" relativamente à cota da Rua do Canto o que desfavorece a implantação do próprio edifício que como sabemos já de si é muito baixo.
Também a múltipla diversidade de tipo de pavimentos existente no exterior do edifício (cerâmica, pavê, argamassa de cimento e asfalto), devia ser eliminada, sendo escolhido um único tipo de material para dar mais "coerência" ao espaço.
Alerto também, que este espaço exterior devia ser dotado de uma zona destinada a espetáculos ao ar livre, com uma zona mais elevada, tipo palco, para a actuações e outros serviços.
também é necessário acautelar a zona de estacionamento de forma a que, em dias de mais movimento, não se gere a confusão do costume.
São apenas sugestões...