quarta-feira, 27 de março de 2013

Quarentões 2013 - Oronhe é campeão

A equipa de Oronhe venceu mais uma edição do Torneio dos Quarentões da Freguesia de Espinhel.
Depois de uma disputa saudável com a equipa do Casainho de Baixo, chegou o jogo do "tira-teimas", que acabou empatado 4-4, beneficiando assim a equipa de Oronhe, já que o Casainho de Baixo tinha uma derrota com o Paradela.
A equipa de Espinhel venceu o troféu da disciplina, revelando o seu contributo para a sã e correcta prática desportiva.
O mau tempo não ajudou à realização do convívio e, infelizmente, os grupos dos vários lugares da Freguesia tiveram que ir cada um para o seu lado, perdendo-se assim um dos principais objectivos do torneio, que é sem duvida o convívio entre todos os lugares da Freguesia.
Fica aqui, mais uma vez, o lamento por falta de um espaço condigno dentro da Freguesia, com condições para reunir todas estas pessoas em tempo de chuva.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Arcel faz hoje 25 anos

A Arcel-Associação Recreativa e Cultural de Espinhel, foi fundada em 25 de Março de 1988. Faz hoje 25 anos de vida. E que vida! Uma vida cheia de sucessos. Momentos que fazem parte da história da Freguesia de Espinhel.
Teatro, musica, exposições, desporto, animação... foram muitas as actividades e as pessoas que passaram por esta associação. Num lugar em que nunca foi fácil motivar as pessoas para participar na vida social e até mesmo sair á rua, a Arcel conseguiu fazer muito mais do que se previa por esta terra e por esta Freguesia.
Se é certo que os seus fundadores tinham objectivos diferentes dos que hoje se apresentam, não é menos verdade que a Arcel tem hoje uma amplitude que era impensável há 25 anos.
Estamos todos de parabéns! E que venham outros tantos, para podermos continuar a contar com esta associação na dinamização da nossa Freguesia.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Quem tem medo de Sócrates?

Nunca fui um grande adepto da politica (nem do estilo) do antigo 1º Ministro, José Sócrates. No entanto reconheço que o homem fez coisas boas e menos boas durante os seus mandatos, tal como todos os seus antecessores. Conheço mesmo pessoas que trabalharam pessoalmente com ele (e não são do partido), que elogiam a sua frontalidade e sentido pratico de tratar os problemas.
Mas o alarido que se está a fazer sobre o seu regresso anunciado á vida activa, é no mínimo escandaloso. Parece que já toda a gente esqueceu o que se passou no (des) governo de Santana Lopes e no entanto não vi ninguém a questionar a sua intervenção nos media. O que há mais, são antigos dirigentes políticos a "fazerem opinião" no media.
O facto de ser na televisão publica é que me causa alguma perplexidade. Porque razão terá ele feito esta escolha? Mas convém aqui referir que ele não será remunerado pelo tal "programa" que fará na RTP.
Sócrates é um alvo fácil, para alguns justificarem toda uma serie de erros cometidos nos tempos de democracia e para a situação a que chegamos. Este regresso  é até (na minha opinião) mais vantajoso para a maioria do que para o próprio ou para a oposição. Enquanto o povo se entretém a "chamar nomes" ao homem, o (des) governo continua na senda de destruir o país para depois entregar de bandeia aos credores.
Mas Sócrates é tambem um "produto" que vende! Vende jornais, gera audiências e gera também controversias. Veja-se como ciclicamente os media arranjam mais um caso para falarem de Sócrates. Desta vez, ele pôs-se a jeito!
Mas quem estará por detrás de mais esta história? A quem interessa este episódio? E mais... quem tem medo de Sócrates?

quarta-feira, 20 de março de 2013

Tribunal chumba recandidatura de "dinossauro"

O Tribunal Cível de Lisboa acaba de chumbar a recandidatura de Fernando Seara (agora) à Câmara de Lisboa.
Isto vem ao encontro daquilo que tenho defendido para a interpretação da Lei de limitação de mandatos. Para mim, sempre foi claro que o legislador pretendeu limitar a perpetuação de uma pessoa no cargo politico e não num território. Nunca entendi onde é que estava a duvida.
Espero que esta decisão faça jurisprudência e que seja aplicada em todo o pais, tanto para Presidentes de Câmara como para Presidentes de Junta. É bom para a (pouca)credibilidade do sistema politico, que continua a dar tiros nos pés, com os partidos a não se entenderem sobre esta lei, que foi aprovada por eles na Assembleia da Republica.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Torneio dos Quarentões - 3ª Jornada

No passado fim de semana, realizou-se mais uma jornada do Torneio dos Quarentões da Freguesia de Espinhel, com os seguintes resultados:
Casaínho de Baixo 2 - Piedade 1; Oronhe 3 - Espinhel 1 e Casal de Álvaro 5 - Paradela 2.
No próximo fim de semana joga-se mais uma jornada, com os seguintes encontros:
Casal de Álvaro - Casaínho de Baixo (sábado, às 16 horas); Oronhe - Piedade (domingo, às 9 horas) e Paradela - Espinhel (domingo, às 10.30 horas).
A equipa de Oronhe encontra-se bem lançada, mas o resultado final é ainda imprevisivel, podendo ainda, varias equipas chegar á vitória no torneio. 

terça-feira, 12 de março de 2013

Saneamento (básico) não ata nem desata

A instalação da rede de saneamento básico em Espinhel, Piedade e Paradela não há meio de aparecer. Andam uns "poucos" funcionários a abrir uma vala desde o alto de Óis da Ribeira em direcção as Espinhel, que penso que seja para ligar o saneamento, mas não sei se fará parte já da empreitada, pois a empresa não é a mesma a quem foi adjudicada a obra.
Mas, aqui o que importa salientar, é que enquanto as obras demoram a aparecer, os esgotos continuam a ser despejados nas valetas e a correrem "rua abaixo". O saneamento vai ter custos para as populações, vai trazer transtornos no transito, e vai causar problemas na vida das pessoas. Mas a sua falta (nalguns locais) pode trazer problemas de saúde publica. Não se compreende que uma Freguesia com a nossa dimensão, ainda não esteja coberta pela rede de saneamento básico na sua totalidade.
Enquanto a rede não chega, as pessoas terão de ter tambem o cuidado de não "despejarem" para a rua, aquilo que não querem em casa.
Haja bom senso!

domingo, 10 de março de 2013

A Arcel e o Protocolo com a Junta

Em 1991, era então Presidente da Junta o José Correia Nunes, a Arcel e a Junta de Freguesia celebraram um protocolo para cedência de utilização do espaço para o funcionamento desta Associação.
O protocolo refere a cedência do bar e do escritório (que fica logo á entrada para o salão) por um período de 25 anos.
Ora na ultima Assembleia Geral da Arcel, o presidente da Junta, veio lançar mais achas para a fogueira (já acesa demais entre ambas as instituições), dizendo que o protocolo já tinha expirado. Pois, como já é costume, fala sem saber e sem se informar. Ora se o protocolo foi celebrado em 1991, passaram apenas 22 anos sobre essa data. E assim, o protocolo expira apenas em 2016, data em que esperamos todos que já não tenhamos que aturar as "burrices" deste presidente da Junta. Mas o problema é mais grave do que uma simples data. E a gravidade da situação é o constante clima de provocação que se vive entre as duas instituições. Tudo isto começou, pelo diferendo quanto á questão dos gastos com a energia eléctrica, com o presidente a acusar os elementos da associação de gastos excessivos, o que supostamente viria a servir de desculpa para "obrigar" a Arcel a pagar uma "suposta conta" de electricidade.
Ora um protocolo é um contrato entre as partes, e sendo valido por 25 anos, só por mutuo acordo, ou motivo de força maior é que poderá ser modificado ou denunciado. Neste protocolo não há nenhuma referencia ao pagamento da conta da electricidade, apenas uma renda "simbólica" de 1.000$00 por ano.
Assim, só o mutuo acordo poderia alterar esta situação e parece que não foi isso que aconteceu. Mais uma vez as coisas não funcionam com transparencia e com isenção. Uma pessoa (ou grupo de pessoas) só é amigo" enquanto concordar com tudo o que o presidente quer impor. A partir daí passa rapidamente a "inimigo" publico (e eu sei do que falo).
Haja bom senso!

quarta-feira, 6 de março de 2013

Quarentões 2013 - 2ª Jornada

O Torneio do Quarentões da Freguesia de Espinhel já vai na 2ª Jornada. No passado sábado, a equipa da Piedade levou de vencida a desfalcada equipa de Espinhel pelo resultado de 3-0.
No Domingo, no 1º jogo o Oronhe levou de vencida o Casal de Álvaro por um surpreeendente 4-1. Já no 2º jogo, o Paradela venceu o Casainho de Baixo por 3-1.
Para o próximo fim de semana realizam-se os seguintes jogos:
Sabado, ás 16h: Casainho de Baixo / Piedade
Domingo, ás 9h: Oronhe / Espinhel  e ás 10,30h: Casal de Álvaro/ Paradela

segunda-feira, 4 de março de 2013

Acidente com "viatura de campanha"

Ontem fui avisado, logo após a hora de almoço, que o presidente tinha tido um acidente, quando se deslocava no tractor da Junta, para mais uma acção de campanha. Tive o cuidado de perguntar se ele se tinha aleijado, mas parece que não foi nada grave (e ainda bem). Parece que foi só uma distração. Com a trator carregado de areia, resvalou para a ribanceira e lá se virou a carga. Mas as consequências poderiam ter sido bem mais graves.
Ele sabe bem que não pode, nem deve, conduzir viaturas com caixa manual.  Sabe, ou devia saber, que está a colocar a vida dele em risco e tambem a vida dos outros. Mas o "vicio" da politica fala mais alto. A vontade de "aparecer" para daí tirar os dividendos politicos, faz com que se cometam estas e outras irresponsabilidades. Já por varias vezes, foi avizado para não fazer estas coisas. Já no Dia da Freguesia, tem a mania de ir a conduzir o tractor na frente da "corrida", exactamente pelas mesmas razões. Mas, como diz o ditado: "burro velho, já não aprende linguas!"
 

sexta-feira, 1 de março de 2013

Espinhel e Aguada de Baixo preparam mais uma Providência Cautelar

As juntas de Freguesia e Aguada de Baixo estão, em conjunto, a preparar uma nova Providência Cautelar, desta vez contra a Lei 11/2013, que aprovou as agregações com Recardães e Barrô. Já que a anterior, está na eminência de ser rejeitada pelo Tribunal, pois parece que algo foi mal conduzido, resta agora recorrer a mais esta "arma" para tentar travar o processo de agregação.
Tambem está a ser preparada, por ambas as Juntas de Freguesia, uma petição para agendar um debate na Assembleia da Republica, subordinado ao tema "NÃO AGREGAÇÃO das FREGUESIAS DE ESPINHEL e AGUADA DE BAIXO". Para isso, será necessário reunir, pelo menos, 4.000 assinaturas de forma a garantir esse agendamento.
Parece-me que seria mais rápido e talvez mais eficaz, se fosse um deputado ou grupo parlamentar a levar esse assunto á Assembleia da Republica 8tál como aconteceu em Fafe), mas esta será tambem uma solução, embora me pareça mais demorada.
Vamos acompanhar a evolução deste processo e eu estarei disponível para colaborar, naquilo que me for solicitado, para que este processo tenha o sucesso que desejamos.