quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Como estará o processo da impugnação?

Espinhel: "guerra" dos limites de freguesia em tribunal
2012-08-03 -
 

A Junta de Freguesia de Espinhel vai impugnar o processo de reorganização administrativa, baseando-se no facto de, oficialmente, a área urbana de Fermentelos se alargar ao seu território.
O mapa oficial do Instituto Nacional de Estatística (foto) mostra como foi desenhado (a vermelho) o limite urbano de Fermentelos - que nem é coincidente, sequer, com o que o mesmo INE considera a área da freguesia (a azul).
“A delimitação dos lugares com vista à sua integração na operação Censos 2011, foi executada, em cada município e a exemplo de anteriores operações censitárias, na sequência de propostas apresentadas pelas respectivas autarquias locais (Câmaras Municipais e/ou Juntas de Freguesia)”, explicou o INE, adiantando que “no caso concreto, agora em análise , o lugar urbano de Fermentelos foi considerado, pela Câmara Municipal de Águeda, como pertencente às freguesias de Fermentelos e de Espinhel”.
Manuel Campos, presidente da Junta de Freguesia de Espinhel, nem quer ouvir falar de tal coisa e já anunciou que “um gabinete especializado está a tratar da situação”.
“Vamos impugnar o processo de reorganização administrativa. Se pactuarmos com este erro, o erro eternizar-se--á”, disse a SP, sublinhando que “a cartografia está profundamente errada, até a Gôcha indica como sendo de Fermentelos” e que, frisou, “Fermentelos não tem um único artigo matricial en Espinhel”, nas margens direitas do Certima e da pateira.
O autarca lembra factos históricos: “Espinhel é milenar e Fermentelos é povoação extremamente recente. Como é que podia ter área no nosso território? O que aconteceu foi que, nos anos 50 do século XX, certas pessoas de Fermentelos se movimentaram para que a pateira se designasse Pateira de Fermentelos e esticaram-se para o lado”.
Tinham, sublinhou Manuel Campos, “influências estratégicas na administração pública, que lhe permitiram fazer isso, sem os outros saberem, e oficialmente a Lagoa da Pateira passou a designar-se Pateira de Fermentelos, quando não é”.

Fonte: Soberania do Povo

1 comentário:

Anónimo disse...

Deve estar como o peditório para as obras casa da d. Graça Fernandes......