sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ainda a questão dos limites administrativos da Freguesia

Como é minha função, gosto de colocar as duvidas  e obter as informações mais correctas com quem tem tambem a obrigação de as fornecer para depois as poder comentar. No caso da Junta de Freguesia, raramente obtenho resposta ás minhas questões, embora a lei me conceda esse direito.
A questão de hoje é que enviei um email ao INE (Instituto Nacional de Estatística), para esclarecer como é possível que o lugar urbano de Fermentelos apanhe tambem a Freguesia de Espinhel. Com uma enorme rapidez, recebi um telefonema a questionar qual era o mapa a que me estava e referir e onde o tinha encontrado. Esclareci de imediato o meu interlocutor que ficou de reencaminhar a questão para o departamento certo. Pois é com satisfação que acabo de receber a resposta, pela rapidez com que me foi facultada e não pelo seu conteúdo.
Passo então a transcrever o conteúdo da dita comunicação:

Agradecemos o seu pedido n.º PED-142404725.

A delimitação dos lugares com vista à sua integração na operação Censos 2011, foi executada, em cada Município e a exemplo de anteriores operações censitárias, na sequência de propostas apresentadas pelas respectivas autarquias locais (Câmaras Municipais(CM) e/ou Juntas de Freguesia).

 Assim, no caso concreto agora em análise (Município de Águeda), o lugar urbano de Fermentelos foi considerado, pela CM de Águeda,  como pertencente às freguesias de Fermentelos e de Espinhel, conforme extracto cartográfico em anexo.

Os valores censitários obtidos para 2011 encontram-se expressos em documento igualmente anexo.

 Para quaisquer esclarecimentos adicionais entendidos como necessários, deverá ser contactado o Serviço de GeoReferenciação do INE – Lisboa.

______________________

Como podemos ver pela resposta, há aqui responsabilidades a atribuir, nomeadamente á Câmara Municipal, que supostamente terá enviado os dados erradamente. É portanto urgente corrigir este erro grosseiro e estar mais atento a este "lapsos" que só prejudicam a Freguesia de Espinhel. Este erro retira á Freguesia de Espinhel (segundo dados do INE) 339.624m2 e eu temo que sejam bastante mais.
Quanto á Junta de Freguesia, que diz estar atenta a este casos, sugiro que avance rapidamente com um pedido formal, para que a verdade seja reposta e não continuemos a ser prejudicados.

4 comentários:

Atento disse...

Como se costuma dizer, o sangue novo é outra coisa.
Pelo que se vê, o Executivo só se preocupa com festas. Dia da Freguesia e agora com o passeio Sénior.
Parece que vivemos num mundo à parte!!!

Mas como diz o Presidente, para a semana este assunto está resolvido.

Romano disse...

Parabéns pelo trabalho desenvolvido. Isto é para aqueles que dizem que é só dizer mal e nada fazer...

Anónimo disse...

O Presidente Campos vai tratar disso para a semana! Vai ligar aos seus pseudo amigos ou então finge ligar (sim porque esse senhor faz faz chamadas falsas com o seu tlm e toda a gente pensa que é muito solicitado mas é puro falsidade)!!!! Portanto não se preocupem ......

Romano disse...

Ligar para ele proprio?!!! Se isto é verdade... o homem que se trate, se é que ainda vai a tempo!