A Assembleia de Freguesia de Espinhel reuniu na passada quarta-feira, para debater alguns assuntos que deveriam despertar o interesse dos "fregueses".
Quero aqui destacar dois pontos que acho terem a maior relevância entre os vários discutidos.
Em 1º quero manifestar o meu repudio por se rectificar o orçamento deste ano e aumentar a verba para "seminários e exposições" no valor de 3.500€ (três mil e quinhentos euros). Com este aumento o executivo quer dar cobertura ás despesas que vai ter com a realização da "Jornadas Autárquicas" em Outubro próximo. Numa altura em que há tanta coisa para fazer na Freguesia e os recursos são tão escassos, acho inadmissível que se gaste tanto dinheiro em acções de propaganda como são as ditas "Jornadas Autárquicas". Isto levou o grupo do PS a votar contra a rectificação do orçamento de 2012, como não podia deixar de ser.
O 2ºponto de destaque, é a marcação de uma reunião "extraórdinária" entre o executivo e a Assembleia, no próximo dia 3 de Julho, para debater a posição a tomar quanto á "Reforma Administrativa". Esta reunião pretende "acertar" posições sobre um parecer que é necessário enviar á Assembleia Municipal até final do mês de Agosto, sobre a proposta de alteração ao "formato" da "nova Freguesia".
Já é conhecida a posição do presidente da Junta (ou pelos menos era), que pretende juntar-se apenas com Óis da Ribeira para formar uma nova Freguesia.
A minha posição pessoal é de que devíamos ir mais além e juntar as Freguesias de Espinhel, Óis da Ribeira e Travassô, para assim ganhar-mos escala e influência no Concelho de Águeda.
Mas isto são apenas propostas, pois o que acho é que já deviam estar a decorrer contactos entre as Juntas para estudar as várias hipóteses e, pelo mesmos em Espinhel, ainda nada foi feito para isso.
Vamos estar atentos ao que se vai passar na Assembleia Municipal no final deste mês de Junho e aí ficaremos a saber se já existem propostas para a nova configuração do nosso Concelho.
O que eu temo é que os "poderes instalados" tudo façam para tentar preservar os seus "tachos" e que deixem tudo na mesma, o que fará com que o nosso destino fique nas mãos da Unidade Técnica, que em Lisboa, mais ou menos a "régua e esquadro", ditará o nosso futuro.
1 comentário:
3.500€ de pura propaganda!... O Campos está em campanha permanente. Não sei como é que não há ninguem que ponha termo a esta vergonha!
Enviar um comentário