sábado, 27 de junho de 2009

Novidades autarquicas

As novidades sucedem-se a um ritmo alucinante. Como já tinha dito anteriormente, a LIFE apresentou na passada semana a sua lista á Assembleia de Freguesia de Espinhel. Sem grande surpresa, Hernâni Neves é o novo cabeça de lista, seguido pelos habituais elementos, com a excepção de Horacio Neves, um estreante nestas lides. Manuel Campos, o actual presidente da Junta, proclame-se como nº1 da nova Lista do Progresso. Desta lista ainda nada se conhece, a não ser o seu mentor. Quanto ao PSD, parece não ter solução para Espinhel e assim prepara-se para abandonar a disputa autarquica. Do lado do PS, tem havido muitos contactos nas ultimas semanas com o intuito de arranjar um cabeça de lista á autarquia de Espinhel. Neste sentido fui convidado a participar nessa solução, acabando na passada sexta feira, por aceitar ser o nº1 da lista deste partido e assim disputar a Junta de Espinhel com os restantes concorrentes. Foi tudo muito rápido e eu próprio ainda não me habituei á ideia. É concerteza um desafio muito importante na minha vida, mas espero poder contribuir para elevar o espirito da campanha, que tendia a resvalar para confronto pessoal, deixando de lado o confronto de ideias. Espero ser uma alternativa diferente, com gente nova, com novas ideias, e seja qual for o resultado, espero contribuir para o bem da freguesia de Espinhel. A partir de agora, aproveitarei este blog para dar noticias, mas tambem para apresentar os meus colegas e os nossos projectos para a nossa Freguesia. E tudo isto acontece porque Espinhel merece mais e melhor.

domingo, 21 de junho de 2009

Autarquicas começam a "mexer"

As próximas eleições autárquicas, embora ainda sem data confirmada, deverão realizar-se no próximo mês de Outubro. As forças politicas locais começam a movimentar-se. A LIFE apresentou na passada sexta feira a sua lista concorrente á Assembleia de Freguesia. Sem grandes novidades, parecem tentar uma renovação parcial da lista, deixando cair o numero um, e actual Presidente da Junta, Manuel Campos, fazendo subir ao primeiro lugar o actual tesoureiro, Hernâni Neves. As restantes forças politicas parecem não ter ainda solução á vista. Surgem rumores que estarão a tentar negociar apoios entre a população local para enfrentar esta escassez de recursos. Esta situação vem trazer ao décima o divorcio crescente da população com a politica, levando os cidadãos a afastarem-se cada vez mais da participação na gestão da causa publica. A politica deve ser feita com as pessoas e para as pessoas. Sem elas nada faz sentido. Não nos podermos render a um pequeno grupo de cidadãos e deixar nas suas mão a decisão de nosso futuro. Faz sentido uma participação activa de um maior numero de pessoas nas decisões que irão influenciar a vida de todos nos próximos quatro anos. A Freguesia de Espinhel merece mais e melhor.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Guerra na "Independente"

É a vida! Tudo tem um inicio e tudo terá um fim. E na politica tambem será ssim. Segundo os ultimos rumores, há fortes cisões entre os "independentes" de Espinhel. Aquilo que há doze anos parecia uma solução milagrosa, capaz de "unir" a freguesia em torno de uma acção civica, que pretendia apenas contribuir para o bem estar das populações, sem preocupações politico/partidarias, parece agora ter um desfecho pouco digno. Há quem diga que o poder corroi. E eu começo a tender em concordar com essa frase. Ninguem é dono da verdade absoluta e tambem ninguem é insubstituivel. Mas há que perceber o caminho percorrido e o que falta percorrer. É preciso saber reconhecer o que se fez de bom e aprender com os erros cometidos. Mas parece-me que os "superiores interesses da freguesia", tantas vezes apregoados, foram agora ultrapassados por aspirações de indole pessoal e sectária. Afinal em politica "o que parece é".